Unicamp Notícias


 

 

 

"Bibliotecas acessíveis no ensino superior: ações afirmativas para inclusão"

tema do Fórum Permanente de Ensino Superior

 

No dia 7 de maço, no Auditório do Centro de Convenções da Unicamp, acontece o Fórum Permanente de Ensino Superior com o tema "Bibliotecas acessíveis no ensino superior: ações afirmativas para inclusão". Para participar é necessário fazer cadastro no site dos fóruns. Em caso de já possuir cadastro, basta efetuar login e fazer a inscrição no link "programação de eventos 2013".

Mais informações e programação no site do evento: ou telefone 19-3521-5039.

 

 

 

 

 

 

 

Livro Os Sentidos do Trabalho é editado em inglês

 

 

O livro Os Sentidos do Trabalho, de autoria do sociólogo Ricardo Antunes, professor do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Unicamp, lançado originalmente em 1999, acaba de ganhar uma edição em língua inglesa. O lançamento oficial da obra ocorreu no último mês de novembro, por ocasião de um evento científico internacional realizado na Universidade de Londres. A versão inglesa é editada pela Brill Books. A tradução do texto foi apoiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), que abriu com a iniciativa uma linha de fomento voltada especificamente à publicação de livros brasileiros em inglês. Já a elaboração do índex e revisão final contaram com financiamento do Fundo de Apoio ao Ensino, à Pesquisa e Extensão (Faepex), mantido pela Universidade.

De acordo com Ricardo Antunes, o livro foi apresentado originalmente como projeto para a obtenção do título de professor titular em Sociologia do Trabalho, junto ao IFCH.

A obra é o resultado da pesquisa de pós-doutorado que o autor realizou entre 1997 e 1998 na Universidade de Sussex, na Inglaterra. O docente da Unicamp acredita que a publicação do volume em inglês, 13 anos depois de ter sido lançado no Brasil, deve-se à atualidade dos temas nele abordados. O autor lembra que, no final da década de 90, as reflexões contidas na obra já apontavam para a precarização estrutural do trabalho em escala global. "Na época, eu chamava a atenção de que era uma ilusão considerar que a precarização verificada naquele instante era contingente. Não era. E não é surpresa que hoje sejam registrados os mais altos índices de desemprego da história nos Estados Unidos e em diversos países da Europa, entre eles Espanha, Grécia e Portugal", afirma.

Leia: Livro Os Sentidos do Trabalho é editado em inglês

 

 

 

 

 

Engenheiro adapta sistema para otimização de obras

 

O engenheiro Sergio da Silva Lacerda se valeu de sua experiência de sete anos na gestão de obras na Prefeitura da Unicamp para adaptar uma ferramenta já existente e utilizada por montadoras de veículos, denominada "Lean Thinking", para a área de construção civil. O Mapeamento de Fluxo de Valor, parte do conjunto de metodologias do Sistema Toyota de Produção, auxilia na otimização da gestão de processos tanto operacionais, quanto administrativos em reformas e construções em universidades públicas, diminuindo, assim, desperdício de material, mão de obra e tempo. "As universidades públicas cada vez mais investem em obras de construções para a expansão física. Neste sentido, a gestão de processos que otimizem as ações são necessárias para se evitar desperdícios e questionamentos do Tribunal de Contas da União", destaca Lacerda, que apresentou dissertação de mestrado contendo as suas propostas na Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo (FEC).

Leia mais: Engenheiro adapta sistema para otimização de obras

 

 

 

 

 

Processamento de casca de café rende aplicações

 

 

Coordenado pela Araí Augusta Bernárdez Pécora, com vistas ao aproveitamento da casca de café (Coffea arabica L.) pelo processo de pirólise, vislumbrou algumas saídas promissoras na dissertação de mestrado de João Paulo da Silva. Da técnica, o engenheiro químico conseguiu extrair o carvão vegetal e o bio-óleo, produtos que podem ser usados como fontes energéticas ou como fontes de componentes químicos. A investigação, feita no período de 2010 a 2012, parte da Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM).

Ainda com a análise cromatográfica das frações líquidas, o mestrando notou uma elevada quantidade de compostos de alto valor agregado – como a cafeína – de grande interesse na indústria química. "O processamento da casca de café mediante a pirólise poderá representar aplicações energéticas tanto no carvão vegetal gerado quanto no produto líquido e permitir a extração de compostos químicos valiosos comercialmente", festeja a professora Araí Pécora, orientadora da pesquisa.

Leia mais: Processamento de casca de café rende aplicações

 

 

 

 

 

 

Cafeína melhora desempenho de atleta em altitudes elevadas

 

A cafeína melhora em 12% o desempenho de atletas em altitudes elevadas. É o que aponta a pesquisa de mestrado apresentada, em janeiro último, na Faculdade de Educação Física (FEF) da Unicamp. O autor do estudo, o educador físico Bruno de Paula Caraça Smirmaul, orientado pelo professor Antonio Carlos de Moraes e coorientado pelo professor Samuele Marcora, realizou testes com sete voluntários com resultados que sugerem que o efeito da cafeína é potencializado nos esportes de altitude. "Já é consenso na literatura que a cafeína melhora muito o desempenho aeróbio de esportistas no nível do mar. Porém, é pouco estudado se a substância seria indicada para quem pratica esportes em altitudes elevadas", explica Smirmaul.

Os testes foram realizados nos laboratórios da Universidade de Kent, durante período de estudos na Inglaterra. Segundo ele, só duas pesquisas anteriores à dele mostram este aspecto sem, no entanto, esclarecer sobre os mecanismos que levam a cafeína a ser tão eficaz, particularmente em altitude, em que a fadiga muscular ocorre de forma mais rápida.

Leia mais: Cafeína melhora desempenho de atleta em altitudes elevadas

 

 

 

 

 

 

Grupo de Pesquisa Corpo e Educação comemora Dia Internacional da Mulher com mesa de debates

O Grupo de Pesquisa Corpo e Educação da Faculdade de Educação Física (FEF) organiza a mesa de debates "Mulheres do esporte". O evento é comemorativo ao Dia Internacional da Mulher e será realizado em 8 de março, às 9 horas, no Auditório da FEF. Contará com a participação de ex-atletas do esporte nacional e atuais profissionais na área. Além da mesa de debates, a ser realizada no período da manhã, haverá um minicurso, à tarde.  Da primeira mesa "Mulheres do esporte: trajetórias no futebol, no handebol e no atletismo", às 9 horas, participam: Carla Righeto (ex-jogadora de handebol, professora de Educação Física da Rede Municipal de Ensino de Campinas, árbitra internacional de handebol); Conceição Aparecida Geremias (ex-atleta olímpica de atletismo e professora de Educação Físíca; Heloisa Helena Baldy dos Reis (ex-jogadora de futebol, técnica e árbitra e professora da FEF-Unicamp. A mesa será coordenada pela professora Helena Altmann (FEF-Unicamp). Organização: FEF, Departamento de Educação Física e Humanidades, Programa de Pós-graduação em Educação Física e Grupo de Pesquisa Corpo e Educação. Mais informações:19-3521-6619.

 

 

 

Parque Científico já é realidade

Local é ambiente de aproximação com empresas que promovem a pesquisa e a inovação no país

 

 

 

Nesta terça-feira (5), a Unicamp inaugurou a primeira parte da infraestrutura do Parque Científico e Tecnológico da Unicamp, realizada com o apoio do Sistema Paulista de Parques Tecnológicos. Na área inaugurada pela administração da Universidade já é possível ver as ruas, calçadas, quadras e estacionamentos definidos no espaço de 100 mil m² destinados a abrigar os laboratórios de cooperação universidade-empresa. A inauguração contou com a presença do prefeito de Campinas, Jonas Donizette; professor Fernando Costa, reitor da Unicamp; e professor Roberto Lotufo, diretor executivo da Agência de Inovação Inova Unicamp, órgão gestor do Parque.

Leia: Parque Científico já é realidade

 

 

 

 

 

3º InovaFV reúne academia, governo e indústria no esforço pela energia solar

 

 

A Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM) e a International Energy Initiatived (IEI) estão promovendo nesses dias 5 e 6 de março, no Centro de Convenções da Unicamp, o 3º InovaFV – Workshop Inovação para o Estabelecimento do Setor de Energia Solar Fotovoltaica no Brasil. Desde 2011, o evento vem contribuindo na construção de uma ação coordenada para a cadeia do setor nos âmbitos tecnológico, regulatório, de infraestrutura física, talentos, mercado e investimentos, debatendo e validando a agenda de ações visando ao estabelecimento de uma política industrial, científica e tecnológica de desenvolvimento e competividade da indústria de equipamentos fotovoltaicos e de serviços no país.

Gilberto De Martino Jannuzzi, professor da FEM e organizador do InovaFV, afirma que a iniciativa vem crescendo ano a ano, contando nesta 3ª edição com 380 inscritos, além de transmissão via internet. "A proposta é reunir os três setores principais para a montagem desta nova indústria de energia no Brasil: o governo, envolvendo a agência reguladora de eletricidade; a academia, que tem papel importante na formação de recursos humanos e ajudando na condução de pesquisas na área; e o setor produtivo, que vai alavancar essa tecnologia no mercado e criar novos empregos. São setores que precisam conversar e criar uma agenda consistente de trabalho para que essa tecnologia tenha o espaço que lhe cabe dentro da matriz energética brasileira."

Leia mais: 3º InovaFV reúne academia, governo e indústria no esforço pela energia solar

 

 

 

 

 

Unicamp apresenta resultados recordes em iniciativas de inovação

 

A Agência de Inovação Inova Unicamp divulgou nesta segunda-feira (4) os resultados relacionados às atividades de inovação da Universidade. Conhecida tradicionalmente por ser a universidade detentora do maior número de pedidos de patentes no Brasil, a Unicamp superou em 2012 os números alcançados em 2011 e estabeleceu novos recordes em diversas áreas de atuação ligadas à inovação. Compõe este cenário, 13 contratos de licenciamento de tecnologias firmados, 107 comunicações de invenção recebidas, 73 pedidos de patentes depositados no INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial), 21 solicitações PCT (Patent Cooperation Treaty) e 29 pedidos de registros de Programas de Computador em 2012, resultados de maior expressão na gestão da inovação na Unicamp desde o depósito do primeiro pedido de patente para a Universidade em 1984.

Os números e o relato das iniciativas de inovação estão disponíveis no relatório de atividades da Inova, que é divulgado anualmente e pode ser acessado pelo site http://www.inova.unicamp.br/sobre/relatorio. De acordo com Roberto Lotufo, diretor executivo da Agência de Inovação Inova Unicamp, os recordes são resultados do trabalho contínuo na propagação da cultura da inovação na Unicamp. "Nós atuamos não somente da proteção e comercialização do resultado da pesquisa acadêmica, mas também em outras diversas frentes, como no apoio ao empreendedorismo tecnológico entre os alunos, com o Desafio Unicamp de Inovação Tecnológica e disciplinas de empreendedorismo – sempre com o objetivo de aumentar o impacto social e econômico oriundos do ensino, pesquisa e extensão realizada pela universidade".

Leia mais: Unicamp apresenta resultados recordes em iniciativas de inovação

 

 

 

 

 

INOVAÇÃO
Universidade tem obrigação de proteger sua propriedade intelectual, diz professor

Conhecimento de valor social precisa ser protegido e, depois, transferido, diz Sérgio Salles-Filho

 

O sistema atual de propriedade intelectual, incluindo o de direitos autorais e de patentes, está prestes a desmoronar sob o próprio peso, acredita o professor Sérgio Salles-Filho, do Departamento de Política Científica e Tecnológica do Instituto de Geociências da Unicamp, e diretor da Faculdade de Ciências Aplicadas da universidade. Isso, no entanto, não isenta as instituições públicas da obrigação de proteger o conhecimento de valor social que produzem.

"Se a universidade não patenteia, o conhecimento fica à disposição de quem tem melhores condições de explorá-lo, o que, hoje, são as grandes corporações. A não proteção acaba, então, gerando mais concentração econômica. Dizer que o que não está protegido está livre para todos é uma bobagem", afirma. "É preciso patentear o que precisa ser protegido. Trata-se de uma responsabilidade da qual a universidade não pode abrir mão".

Leia mais: INOVAÇÃO Universidade tem obrigação de proteger sua propriedade intelectual, diz professor

 

 

 

Indicadores da evolução da Pós e do  financiamento da pesquisa

 

As pró-reitorias de Pós-Graduação e de Pesquisa acabam de divulgar um relatório com os Indicadores da evolução da Pós-Graduação e do financiamento da Pesquisa na  Unicamp nos últimos anos. Os números mostram crescimento do número de pós-graduandos e dos recursos para infraestrutura em pesquisa. Leia o relatório (em PDF) 

 

 

 

 

 

 

HC ganha novas áreas de Broncoscopia e Radiofármaco

Segundo o reitor Fernando Costa, as reformas visam melhorar as condições de trabalho

 

O Hospital de Clínicas da Unicamp recebeu na manhã desta segunda-feira (4) as novas instalações das áreas de Broncoscopia e de Radiofarmácia, ligada ao Serviço de Medicina Nuclear. O reitor da instituição Fernando Costa inaugurou os dois novos espaços juntamente com o superintendente do hospital Manoel Bértolo, com o ex-pró-reitor Paulo Eduardo Moreira Rodrigues da Silva e com o professor da Disciplina de Pneumologia Ivan Toro. A solenidade ocorreu no segundo andar do HC e foi acompanhada pela comunidade.

Segundo Fernando Costa, as reformas visam melhorar as condições de trabalho e a assistência. "Mas temos certo que, mesmo sendo uma grande satisfação poder entregar os novos espaços reformados, os investimentos, que existiram, sempre serão insuficientes", afirmou, abordando as dificuldades para que haja manutenção das obras.

Leia mais: HC ganha novas áreas de Broncoscopia e Radiofármaco

 

 

 

 

Agenda de Eventos

 

 

 

 

Condição Urbana - A cidade na era da globalização

A Coordenadoria de Relações Institucionais e Internacionais (Cori) e a equipe e coordenação do programa Ciência sem Fronteiras  (CSF) organizam, dia 7 de março, às 12 horas, no Auditório da Biblioteca Central Cesar Lattes (BC-CL), uma conferência da Aliança Francesa. Ela será ministrada pelo professor Olivier Mongin. Aborda: "Condição Urbana - A cidade na era da globalização". Mais informações: 19-3521-7145.

 

 

 

 

 

OSU apresenta-se na Casa do Lago

A Orquestra Sinfônica da Unicamp (OSU) faz apresentação gratuita, dia 7 de março, às 19 horas, no Espaço Cultural Casa do Lago. A regência será da maestrina Simone de Menezes. O repertório reúne obras como Prélude à l'après-midi d'un faune, de Claude Debussy, Ragtime, de I. Stravinsky, e Apalachian Spring, de Aron Copland. O programa conta ainda com uma obra do violonista e compositor Mario da Silva, que terá a participação especial da pianista Cintia Albrecht. A Casa do Lago fica na rua Érico Veríssimo 1011, no campus da Unicamp.

 

 

 

GGBS comemora Dia Internacional da Mulher com atividades na DGA

O Grupo Gestor de Benefícios Sociais (GGBS) organiza no dia 8 de março, às 9h30, no auditório da Diretoria Geral da Administração (DGA), evento comemorativo ao Dia Internacional da Mulher. Palestra, apresentação musical e até uma feira de beleza constam na programação. Mais detalhes

 

 

 

Procurando um bóson de 125 GeV em colisões periféricas de íons relativísticos

O Departamento de Raios Cósmicos e Cronologia do Instituto de Física "Gleb Waraghin" (IFGW) organza, dia 7 de março, às 11 horas, no  Auditório Meson Pi, o seminário "Procurando um bóson de 125 GeV em colisões periféricas de  íons relativísticos" com Adriano Natale (IFT-Unesp & UFABC). O evento está sob a responsabilidade da professora Arlene Cristina Aguilar. Mais informações no link ou telefone 19-3521-5314.

 

 

 

 

Lançamento

No dia 7 de março, às 12 horas, na Biblioteca do Instituto de Biologia (IB), acontece o lançamento da terceira edição do livro "A Célula".  Os editores são Shirlei Maria Recco Pimentel, diretora do IB, e Hernandes Faustino de Carvalho.

 

 

 

Música no Campus

O Projeto Música no Campus inicia as atividades de 2013, dia 9 de março, às 16 horas, no Gramado do Instituto de Biologia (IB). Atrações: "Trio Bolerinho" e o grupo "Pepa D'Elia 4teto". A organização do evento é da Comissão de A~ção Cultural da Reitoria e da Coordenadoria de Eventos Institucionais. Apoio: Centro de Integração, Documentação e Difusão Cultural (Ciddic). Mais detalhes: 19-3521-2145.

 

 

 

 

Sábado – dia 09

Cis-Guanabara sedia  Sarau cultural "Viver com arte!"

O Centro Cultural de Inclusão e Integração Social (Cis-Guanabara) sedia, dia 9 de março, das 20 às 22 horas, o II Sarau cultural "Viver com arte!". A organização é da Cia. Corpo Santo. O Cis-Guanabara fica na rua Mário Siqueira 829, no bairro do Botafogo, em Campinas-SP.

 Mais informações: 19-3233-7801 ou site http://www.cisguanabara.unicamp.br/

 

 

 

 

 

Comportamento humano: Afinal, quem é seu cliente?

O Fórum Permanente "Comportamento Humano. Afinal, quem é seu cliente?" acontece no dia 11 de março, às 9 horas, no Centro de Convenções. A organização é do Núcleo das Empresas Juniores da Unicamp. Inscrições e outras informações no link. Mais detalhes: 19-3521-4759.

 

 

 

 

Cori organiza palestra sobre o Programa de Bolsas Cargill Global Scholars

A Coordenadoria de Relações Institucionais e Internacionais (Cori) organiza palestra informativa aos alunos de graduação, sobre o Programa de Bolsas Cargill Global Scholars, na qual serão apresentados os requisitos de elegibilidade e benefícios das bolsas oferecidas para estudantes de graduação em diversas áreas do conhecimento. A palestra ocorre no dia 11 de março, às 12 horas, no Auditório da Biblioteca Central "Cesar Lattes" (BC-CL). Mais informações: 19-3521-7145

 

 

 

Aula magna do Curso de História

No dia 13 de março, às 10 horas, no Auditório do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH), acontece a aula magna do Curso de História com o tema "História, Verdade e Ética ". Ela será ministrada pela historiadora Margareth Rago, professora titular do Departamento da História da Unicamp. Seu mais recente livro, A aventura de contar-se: feminismos, escrita de si e invenções da subjetividade, tem lançamento previsto para agosto deste ano pela Editora da Unicamp.

 

 

 

 

Brito Cruz ministra aula inaugural do Programa de Doutorado em Ambiente e Sociedade

A aula inaugural do Programa de Doutorado em Ambiente e Sociedade do Núcleo de Estudos e Pesquisas Ambientais (Nepam) será ministrada por Carlos Henrique de Brito Cruz, diretor científico da Fapesp e ex-reitor da Unicamp. O evento acontece no dia  13 de março, às 14 horas, no auditório do Nepam. Brito Cruz fala sobre "Alguns Desafios e Oportunidades em Pesquisa Ambiental Hoje" 

 

 

 

Artistas visuais expõem "CIAO" na Galeria de Arte

A Galeria de Arte Unicamp sedia, de 6 a 13 de março, a exposição CIAO, saudação informal italiana que significa tanto um "olá" de boas vindas como um "até logo" de despedida.. Trata-se de uma mostra de desenhos, gravuras e fotografias, de oito artistas da última turma da disciplina  Laboratório de Desenho do Curso de Artes Visuais da Unicamp. Abertura: 12h30. A Galeria de Arte fica na rua Sérgio Buarque de Holanda, s/nº, no campus da Unicamp. Mais detalhes: 19-3521-6561.

 

 

 

 

Aulas Abertas Internacionais em Agroecologia

De 11 a 15 de março serão realizadas na Unicamp Aulas Abertas em Agroecologia, dentro da programação da semana presencial do II Curso de Experto universitário en Soberania Alimentária y Agroecologia Emergente, parceria da Unicamp e outras instituições com  a Universidad Internacional de Andalucia. Os interessados podem inscrever-se gratuitamente pelo site da Rede de Agroecologia da Unicamp http://www.cisguanabara.unicamp.br/rau. Organizador: Rede de Agroecologia da Unicamp e Programa de Extensão em Agroecologia da Unicamp Site do evento: www.cisguanabara.unicamp.br/rau . Mas detalhes: 19-3235-1566

 

 

 

Desafio Unicamp abre inscrições em março

Serão abertas no próximo dia 4 de março as inscrições para a terceira edição do Desafio Unicamp de inovação tecnológica, uma realização da Agência de Inovação Inova Unicamp. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas por estudantes de graduação e pós-graduação até o dia 29 de março pelo site oficial do Desafio Unicamp, http://www.inova.unicamp.br/desafio

 

 

 

 

Zíper na Boca abre
inscrições para novos coralistas

O Coral Zíper na Boca abre inscrições para novos coralisas. Elas podem ser feitas nos dias 10,11,14 e 15 de março, das 12 às 14 horas, no Espaço Cultural Casa do Lago (rua Érico Veríssimo 1011), no campus da Unicamp. Não é necessário ter conhecimento de teoria musical. No ato da inscrição, o interessado passará por um teste vocal para avaliação de sua musicalidade e condição vocal.

 

 

 

 

AFPU e CDC organizam exposição de
Bernardo Caro no Espaço Integração

A Agência para a Formação Profissonal da Unicamp (AFPU) e a Coordenadoria de Desenvolvimento Cultural (CDC) organizam, de 28 de fevereiro a 30 de abril, no Espaço Integração da AFPU, a exposição itinerante do Espaço de Arte "Impressionando o olhar de quem o alcança", de Bernardo Caro. Abertura: 15h30. O Espaço Integração da AFPU fica na Praça das Bandeiras 45, no prédio da Diretoria Geral da Administração (DGA). Mais informações: 19-3521-4507.

 

 

Revista de Arqueologia Pública recebe trabalhos para edição de julho de 2013

Revista de Arqueologia Pública (ISSN: 2237-8294), vinculada ao Laboratório de Arqueologia Pública Paulo Duarte (LAP/Nepam/Unicamp), está fazendo a chamada de trabalhos inéditos para o seu 7° número, julho de 2013. O periódico eletrônico tem como objetivo divulgar pesquisas que abordem temáticas da Arqueologia Pública, do Patrimônio e da Memória, constituindo-se como um espaço para diálogos de experiências teóricas e práticas. A submissão de trabalhos vai até 10 de março de 2013. As contribuições devem ser encaminhadas para: arqueologiapublica.revista@gmail.com. Para mais informações, consulte o endereço eletrônico

 

 

 

Fisex seleciona voluntários para pesquisa com exercícios físicos

O Grupo de Pesquisa do Laboratório de Fisiologia do Exercício (Fisex

) da Faculdade de Educação Física (FEF) da Unicamp está recrutando voluntários (homens ou mulheres) para pesquisa com exercícios físicos. Os selecionados passarão por avaliações clínicas e físicas para determinar a aptidão física e o estado geral de saúde. O objetivo da pesquisa é comparar o efeito de diferentes protocolos de treinamento físico em indicadores relacionados à saúde de pessoas envelhecendo. Mais: Fisex seleciona voluntários para pesquisa com exercícios físicos

 

 

 

Otorrino seleciona voluntários para pesquisa sobre otite

A disciplina de Otorrinolaringologia da Faculdade de Ciências de Médicas (FCM) da Unicamp, sob a coordenação do professor Agrício Crespo, realiza pesquisa multicêntrica sobre medicação em gotas para o tratamento da otite externa. O estudo abrangerá pacientes com idades que variam de 1 a 70 anos e será conduzido pelos médicos Guilherme M. de Carvalho, Alexandre C. Guimarães e Fernando F. Laffitte.

O encaminhamento para o ambulatório de otorrinolaringologia da FCM da Unicamp de pacientes com suspeita de otite externa para participar da pesquisa pode ser via ambulatório ou Pronto Socorro. As explicações, orientações, seguimento e medicações aos pacientes serão avaliadas e conduzidas pela equipe médica responsável. Informações pelo telefone (11) 97534-2634 ou guimachadocarvalho@gmail.com

 

 

 

 

 

---------------------------------------------------------------------------------------

 

Atendimento à Imprensa - ASCOM-Unicamp

---------------------------------------------------------------------------------------

Ronei Thezolin

- Jornalista / Assessor de Imprensa - Unicamp

(19) 3521 5111 / 5142 / 5145 / 5135

Facebook: Ronei Thezolin

Twitter: twitter.com/roneithezolin

Skype: thezolin.ronei

ronei@reitoria.unicamp.br

 

---------------------------------------------------------------------------------------

Patrícia Lauretti

- Jornalista / Assessor de Imprensa - Unicamp

(19) 3521-5142 / 5135/ 5145 / 5111

patricia.lauretti@reitoria.unicamp.br

---------------------------------------------------------------------------------------

Gabriela Villen

- Jornalista / Assessor de Imprensa - Unicamp

19-3521 5145 / 5142 / 5135 / 5111

gabriela.villen@reitoria.unicamp.br

 

---------------------------------------------------------------------------------------

Jornal da Unicamp: www.unicamp.br/ju

Siga o Jornal da Unicamp no Twitter: twitter.com/jornaldaunicamp

Agenda de Eventos: twitter.com/AgendaUnicamp

Portal da Unicamp: www.unicamp.br

Vestibular: www.comvest.unicamp.br

Editora da Unicamp: www.editora.unicamp.br

Biblioteca Digital: www.unicamp.br/bc

 

Unicamp - Universidade Estadual de Campinas

Assessoria de Comunicação e Imprensa (Ascom)

Cidade Universitária "Zeferino Vaz"

Barão Geraldo

Campinas - SP

CEP 13083-970

---------------------------------------------------------------------------------------

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares