Saúde Pública - Meningites: Melhor prevenir que remediar


MENINGITES
A meningite é um processo inflamatório das meninges, membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal. Pode ser causada por diversos agentes infecciosos, como bactérias, vírus, parasitas e fungos, ou também por processos não infecciosos. 
As meningites bacterianas e virais são as mais importantes do ponto de vista da saúde pública, devido sua magnitude, capacidade de ocasionar surtos, e no caso da meningite bacteriana, a gravidade dos casos. 
A meningite é considerada uma doença endêmica, deste modo, casos da doença são esperados ao longo de todo o ano, com a ocorrência de surtos e epidemias ocasionais, sendo mais comum a ocorrência das meningites bacterianas no inverno e das virais no verão. 
 
LINKS  

» Confira aqui os dados epidemiológicos sobre a meningite, disponíveis no período de 2001 a 2010, clquicando AQUI
VIAJANTE    
Em situação de viagem deve-se considerar previamente a situação epidemiológica da localidade (cidade e país) de destino. No Ministério da Saúde não existe normatização de vacina dirigida aos viajantes, nomeadamente, aos do "cinturão africano".
VACINAÇÃO  
No ano de 2010, duas novas vacinas foram incluídas no calendário de vacinação da criança na rede pública de sáude: a pneumocócica 10-valente e a conjugada meningocócica C. No ano de implantação, essas vacinas estão disponíveis para os menores de 02 anos de idade.
A primeira, protege contra doenças invasivas, entre elas a meningite, causadas pelo S. pneumoniae; já a segunda,  protege contra a Doença meningocócica sorogrupo C.
CONTATO    

Unidade Técnica de Vigilância de Doenças Respiratórias Imunopreveníveis (UVRI) 
Gerente: Fabiano Marques Rosa
SCS Quadra 04 Bloco A Ed. Principal – 2º andar
Brasília - DF
Telefone: (61) 3213-8092
Email: meningite@saude.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares