Jonas Donizette toma posse e assume Prefeitura
O prefeito Jonas Donizette foi empossado às 11h desta terça-feira, 1º de janeiro, na Câmara Municipal de Campinas, após fazer o juramento e assinar o compromisso de posse. “Prometo exercer com dedicação e lealdade o meu mandato, respeitando a lei e promovendo o bem geral do Município”, jurou.
O novo prefeito também prometeu, em discurso com tom mais político, que vai exercer o cargo de prefeito com ética, honradez e moralidade. E disse que vai trabalhar em harmonia com a Câmara. “Vamos trabalhar juntos por Campinas, com independência”, disse. E ressaltou que tem início em 2013 “um novo tempo para Campinas”.
Em seguida, o vice-prefeito, Henrique Magalhães Teixeira, também assinou o livro de posse. Encerrada a cerimônia, perto das 12h, Jonas Donizette deixou a Câmara e foi para o Teatro Castro Mendes, numa perua escolar, para receber o cargo de prefeito de Pedro Serafim.
A transmissão de cargo contou com um público de cerca de 800 pessoas, entre autoridades, representantes dos diversos segmentos da sociedade e o público em geral, além da imprensa.
Na cerimônia no Castro Mendes, Jonas proferiu outro discurso, com tom mais emocional, onde relatou sua trajetória de vida e profissional, desde a infância até assumir o cargo de prefeito de Campinas.
“A esperança, a fé e o amor são combustíveis que nos impulsionam. Cheguei a Campinas em 1969 e carrego, entre outras lembranças, a memória das tardes de ventania, dos ipês floridos e de todos os nomes de rua dos bairros onde morei. Somente a democracia pode proporcionar que uma pessoa de origem humilde, como eu, seja eleito para o cargo de prefeito”, disse.
Jonas agradeceu seu partido e todos os que integraram a sua coligação. E terminou o discurso citando a poetisa Olga Berggolts, símbolo da resistência russa durante o cerco nazista a Leningrado. Segundo o prefeito, Olga encorajava o povo a resistir àquela situação difícil com palavras que traduziam o quanto ela amava sua cidade.
Jonas adaptou as mesmas palavras para expressar seu sentimento: “Estou feliz e a cada dia percebo com mais clareza que vivi toda minha vida para chegar a estes dias de impiedosa expansão. E não escondo meu orgulho em ter, como mero soldado, entrado em teu destino, minha cidade”.
O vice-prefeito Henrique Magalhães Teixeira também discursou na cerimônia de transmissão do cargo de prefeito e vice-prefeito e se emocionou ao lembrar do pai, o ex-prefeito Magalhães Teixeira. “Campinas inicia um novo momento em sua história. Momento que também é um marco na minha vida. A política sempre esteve presente em minha vida. Vou exercer o cargo de vice-prefeito perseguindo uma política de propósitos sérios, com comprometimento e dedicação”.
Ainda no Castro Mendes, Jonas deu posse aos seus secretários. Em seguida, por volta das 14h, junto com seu vice e o secretariado, o novo prefeito se dirigiu para a Prefeitura num ônibus circular. No 4º andar do Paço, Jonas concedeu entrevista coletiva à imprensa, assumiu a cadeira de prefeito e tomou as primeiras medidas administrativas.
Primeiras medidas
Já como prefeito, Jonas Donizette assinou um ofício e quatro decretos.
O ofício é uma determinação à Sanasa para formar um grupo de estudos para analisar a viabilidade de reduzir o valor da conta social de água. Atualmente é de cerca de R$ 18,00. A meta é chegar a aproximadamente R$ 10,00.
Entre os decretos, a criação do Comitê Executivo de Captação de Grandes Eventos, com o objetivo de atrair e promover eventos de grande porte em Campinas. Trabalhará em conjunto com a Secretaria de Esportes e de Cultura e será presidido, voluntariamente, pelo empresário Sérgio Coutinho Nogueira.
O outro decreto é sobre denominação e estrutura de secretarias. Embora a atual Administração já conte com uma secretaria a mais em relação à anterior, não haverá aumento de cargos. O prefeito afirmou que irá aproveitar a estrutura administrativa já existente e remanejar.
Decreto para instalação extraordinária da Secretaria dos Direitos das Pessoas com Deficiência e Mobilidade Reduzida.
Criação do Conselho Municipal de Cidadania. Esse conselho, que será consultivo, envolverá prefeito, secretários e sociedade. Serão 25 membros e 25 suplentes, sem remuneração. O objetivo do Conselho, a exemplo do que já existe no governo da presidente da República Dilma Rousseff, conhecido como “Conselhão”, é servir como assessoria ao prefeito em relação às questões da cidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário