Campinas começou 2013 com lixo na rua






Campinas começou 2013 com lixo na rua


A cidade de Campinas, sede de região metropolitana de aproximadamente três milhões de habitantes, no interior de São Paulo, amanheceu, neste primeiro dia de Ano Novo, ainda com o lixo deixado na rua no último dia do ano. O lixo, cotidianamente preparado pela população para ser recolhido pelas empresas pagas com dinheiro público para fazer o serviço, ficou nas calçadas, tomou chuva a noite toda e o sol do primeiro dia do ano.



No mundo inteiro as autoridades sanitárias sérias, respeitadas, são unânimes em afirmar que o acúmulo de lixo em locais inadequados é um dos maiores geradores de doenças e transtornos à saúde coletiva. O lixo atrai ratos, quando é deixado nas ruas de um dia para o outro atrai outros animais que rasgam as sacolas e espalham pelas ruas os restos que as famílias jogaram fora. O lixo também pode entupir os boeiros, córregos e gerar inundações, enchentes e alagamentos onde a urina do rato é espalhada e traz com ela a leptospirose, entre outras doenças que matam.


E tem mais. Além da leptospirose, dos ratos, cobras e baratas, o lixo traz mais problemas. As embalagens de plástico ou qualquer recipiente que acumula água e ficou na rua, pode virar criadouro do mosquito da dengue.


Apesar de o lixo ter amanhecido nas ruas, a Prefeitura de Campinas divulgou em seu Portal, www.campiunas.sp.gov.br, editado ainda sob responsabilidade da administração passada, do ex-prefeito Pedro Serafim (sem partido) o "esquema de coleta de lixo no feriado"

De acordo com o texto, publicado em 29 de dezembro de 2012, às 14h10, "A Prefeitura de Campinas, por intermédio da Secretaria Municipal de Infraestrutura, divulgou na manhã desta sexta-feira, dia 28 de dezembro, o esquema de coleta de lixo normal e seletiva para estes dias 31 de dezembro e 1º de janeiro. Segundo o secretário Dirceu Pereira Júnior, titular da pasta de Infraestrutura, a nova programação visa fazer frente ao acúmulo de lixo nesta época de festas.


No dia 31 de dezembro, a coleta de lixo será normal nos períodos diurno e noturno. No dia 1º de janeiro, a coleta será seletiva em setores alternados durante o dia e normal no período noturno. Já a coleta seletiva porta-a-porta será normal no dia 31 de dezembro e totalmente interrompida em 1º de janeiro. O serviço de coleta volta ao normal no próximo dia 2 de janeiro, quarta-feira."


Até as 17h21 deste primeiro de janeiro de 2013 o texto entre aspas encontrava-se disponível no portal da Prefeitura com o seguinte endereço: http://www.campinas.sp.gov.br/noticias-integra.php?id=17032











Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares