From: | Michelle Cardoso - Organização Paulista <gestao.publica21@terra.com.br> |
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A Organização Paulista tem o prazer de lhe convidar para estar presente em nosso treinamento, participe e seja capacitado, aumente o seu potencial profissional, e ainda receba gratuitamente até 1 ano após curso todo o auxílio que for necessário da nossa equipe técnica. Faça a diferença e venha conosco.
AQUISIÇÃO DE MERENDA ESCOLAR ATRAVÉS DA AGRICULTURA FAMILIAR – 30% DAS VERBAS DO PNAE, ATUALIZADO PELA RESOLUÇÃO Nº 25, DE 4 DE JULHO DE 2012
Informe: conheça outros cursos voltados aos servidores públicos municipais
acessando: www.assessoriapublica.com.br
Data e Local: 15/02/2013 - Campinas - SP
Objetivo:
Capacitar servidores públicos para aplicação dos 30% das verbas da merenda escolar conforme determina a legislação do programa, abordando os processos de articulação, conhecimento das fases e os aspectos da legalidade no procedimento com o uso da verba, pontuando os procedimentos a serem adotados no objetivo final que é a prestação de contas fim do exercício, de maneira a evitar a rejeição de contas, devolução de valores, como prestar contas e maneira correta de receber as mercadorias.
Programa:°
1. AGRICULTURA FAMILIAR: Conceitos de agricultor familiar.
Entidades Envolvidas no processo de compra:
Entidades: executora, articuladora, agregadora e grupos (formais e informais).
O agricultor familiar:
Definição e limites que caracteriza o agricultor familiar segundo a legislação;
Obrigações mínimas para vender gêneros alimentícios.
2. PRONAF:
Conceito;
Finalidade do Programa;
DAP Declaração de Aptidão ao PRONAF;
Finalidade da DAP no processo de compra;
3. O PROCESSO DE ARTICULAÇÃO ANTES DA COMPRA:
Formas de levantamento de agricultores: local e regional;
Reuniões com os futuros fornecedores;
Diferenças entre Grupos formais e informais;
Formas de agregação por Associações de Produtores ou Cooperativas;
Vantagens e desvantagens de cada forma de acordo: com pessoa física; com Associações de Produtores e com Cooperativas:
Vantagens para os produtores e para as prefeituras;
Números atuais da agricultura familiar;
4. O SISTEMA DAS ASSOCIAÇÕES DE PRODUTORES:
O Estatuto da Entidade;
O sistema Cooperativista:
O Estatuto da Entidade com base na Lei 5.764/1971;
5. COMO AGIR NOS CASOS DE MERENDA TERCEIRIZADA:
Critérios e procedimentos a adotar para comprovar o uso de verba no agricultor familiar;
Documentação a exigir da empresa terceirizada;
6. O PROCESSO DE COMPRA DE MERENDA ESCOLAR PELA AGRICULTURA FAMILIAR LEI 11947/2009
Cardápio: elaboração, dificuldades, e os responsáveis pela elaboração;
A importância da nutricionista no processo;
Preços de referência:
Elaboração, responsáveis e a manutenção da pesquisa de preços da Agricultura Familiar
Pesquisas em web, CONAB: (PGPAF, PAA, Atacadistas e Varejistas)
Reserva de Dotação para Chamada Pública da Agricultura Familiar;
A Chamada Pública:
O que é chamada pública? Como elaborar um edital de chamada pública? Prazos e cláusulas do ato convocatório; Quem são os responsáveis por esta etapa?
As possibilidades de se fazer a Chamada Pública para compra da Agricultura Familiar;
Pregão; Registro de Preços; Dispensa; Inexigibilidade
Resolução nº 25/2012 – Novidades do Programa
Critérios para publicidade
Novo limite para aquisição dos produtores rurais;
Projeto Nutre
Elaboração do projeto de venda:
Como e quem elaborar?
Modelos de Projeto de venda;
Recebimento do projeto de venda:
Como receber o projeto? Diferenças entre Grupos formais e informais; Quem recebe os projetos de venda?
Seleção dos projetos de venda;
Quem são os responsáveis? Quais os limites de valores?
Elaboração e Assinatura de Contrato:
Cronograma de entrega e condições de pagamento;
Assinaturas, Publicação e obrigações contratuais;
Entrega dos produtos:
Documentos fiscais exigidos;
Nota de produtor rural; (bloco do produtor); Nota Avulsa; (vendida na prefeitura); Nota fiscal. (grupo formal); Verificação da qualidade;
Quem deve receber a mercadoria?
Contabilização da despesa:
Empenho, Liquidação e Pagamento;
O preenchimento do relatório de execução físico-financeiro do PNAE
Conseqüências da não aplicação dos recursos;
7. ATIVIDADE PRÁTICA:
Simulação de um processo de compra e debate.
Publico Alvo:
Secretários e diretores da educação municipal; nutricionistas da educação; assessores da secretaria da educação; chefes e servidores do almoxarifado; chefes, diretores e servidores do departamento de compras e licitações da prefeitura, chefes e servidores responsáveis pela prestação de contas da merenda escolar; contadores; tesoureiros; chefes de finanças, secretários e diretores da fazenda municipal; servidores que atuam na área financeira e orçamentária municipal; prefeitos e vereadores.
Data e Local: 15/02/2013 - Campinas - SP - Hotel Monreale Classic Campinas - Av. Aquidabã, 280 - Centro - Site: www.monrealehotels.com.br
Horário: 8h30min às 16h30min
Investimento individual:
R$ 798,00 - incluso: apostila, acessórios, certificado, almoço, cooffe break e pós curso.
Reter 1,5% - Imposto de Renda
Obs.: A emissão da Nota Fiscal é eletrônica, não sendo permitida data retroativa. Solicitamos que assim que se faça o depósito ou empenho, notifique a empresa para que sua nota fiscal seja emitida na mesma data.
Dados para Depósito:
Caixa Econômica Federal - Banco 104 - Agência 0281 - Araçatuba - SP.
Conta Corrente nº 003-00001058-1
Ou
Bradesco- Banco 237 - Agência 0110-4 - Araçatuba - SP.
Conta Corrente nº 0127815-0
Favorecido: Santiago Gestão Pública e Consultoria Ltda.
CNPJ –13.803.318/0001-52
Rua Judith Marchareth, 540 - Jd. TV - Araçatuba - SP - CEP: 16075-090.
Formas de Pagamento:
À vista, mediante depósito em conta ou pagamento no local.
À prazo, mediante apresentação de Nota de Empenho
Orientador:
Marcos William Araújo Demétrio, Pós- graduado em Gestão da Produção e Logística pela INBRAPE e graduado em Ciências da Computação. Atualmente é chefe do controle interno do Município de Valparaiso – SP. Mais de 10 anos de experiência em compras e licitação pública, acumulando chefia de compras: gerenciando toda a cadeia de suprimentos, contratação de serviços, administrando o cadastro de fornecedores, participando efetivamente de Comissão de Licitação, elaboração de editais, atas e outros documentos pertinentes, e também atuando como pregoeiro. Lidera as Ações de Controle Interno dentro da Prefeitura, realizando auditorias, controles de eficiência e averiguações de irregularidades em todos os departamentos da Administração.
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CONTATOS
Pelos telefones: Fax (18) 3609-2389 - (18) 3621-6936;
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Ou pelo site: http://www.assessoriapublica.com.br/index.php/ficha
Dados que são necessários para a sua inscrição:
Dados necessários do Participante:
Nome Completo, CPF e Função que exerce no Órgão.
Dados necessários do Órgão:
CNPJ, Endereço, Telefone, e Email.
ATENÇÃO:
· Mesmo que tenha realizado o depósito, confirme sua inscrição, pagamento não é inscrição. Não vá para o curso sem antes efetuar sua inscrição.
· Para sua segurança: nossa empresa recebe depósitos apenas na conta acima – não utilizamos boleto, nossos recebimentos são feitos mediante depósitos bancários.
· Reservado o direito de realizar ou não o evento caso não haja quorum, caso suspenso o evento, os valores depositados serão devolvidos mediante a comprovação do repasse (cópia do recibo de depósito).
Att,
Michelle Cardoso
Organização Paulista
Fone: (18) 3305-5471
Fone/Fax: (18) 3609-2389
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