Transportes: Secretaria dos Transportes Metropolitanos de São Paulo


Nossa Secretaria

Quem somos - STM, área de atuação e empresas
Secretaria dos
Transportes Metropolitanos
Rua Boa Vista, 175
São Paulo - SP
55 11 3291-7800
CEP 01410-001
banner3modais

Fale conosco (STM)
Endereço:
Rua Boa Vista, 175
São Paulo
SP
01415-001
Brasil

E-mail: fale@stm.sp.gov.br
Telefone: 55 11 3291-7800

Informação: Obrigado por se comunicar conosco.

Para falar com o Governo do Estado, nossas empresas e suas ouvidorias, ou com as agências metropolitanas clique aqui.

Utilize o formulário abaixo se quiser saber mais informações, fazer sugestões, reclamações ou denúncias para a Secretaria dos Transportes Metropolitanos.

 Use the form below to submit any questions you have about us.

 Sírvase completar el formulario que aparece a continuación y enviarlo a nuestra dirección electrónica.


Antecedentes

A necessidade de um órgão que cuidasse especificamente do transporte metropolitano resultou na Lei Estadual nº 7.450, de 16 de julho de 1991, que criou a Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos com sua organização fixada pelo Decreto Estadual nº 34.184, de 18 de novembro de 1991, estabelecendo seus campos funcionais que eram, basicamente, a execução da política de transportes na Região Metropolitana de São Paulo, seu sistema viário metropolitano e os assuntos correlatos.
Inicialmente, estavam vinculadas a esta pasta a Companhia do Metropolitano de São Paulo - Metrô e a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos - EMTU/SP. Posteriormente, foram integrados, à Secretaria de Transportes Metropolitanos - STM, a Empresa de Planejamento da Grande São Paulo S.A. - Emplasa (atual Empresa Paulista de Planejamento S.A.) e o Fundo Metropolitano de Financiamento - Fumefi, pelo Decreto Estadual nº 39.895, de 1º de janeiro de 1995. A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos - CPTM foi criada pela Lei Estadual nº 7.861, de 28 de maio de 1992, já vinculada à STM. A Emplasa e o Fumefi permaneceram vinculados à STM até 2003. Em 1º de janeiro de 2011 a Estrada de Ferro Campos do Jordão - EFCJ foi integrada à STM, através do Decreto Estadual nº 56.635.
Atualmente, a Secretaria dos Transportes Metropolitanos é responsável por uma das áreas de infraestrutura do governo do Estado: o transporte urbano metropolitano de passageiros nas três regiões metropolitanas de São Paulo (RMSP), da Baixada Santista (RMBS) e de Campinas (RMC), as duas últimas incorporadas como área de atuação por ocasião de sua criação, respectivamente em 1996 e 2000.
Permanecem vinculadas à STM quatro empresas: a CPTM, a EFCJ, a EMTU/SP e o Metrô.

Sua inserção no Governo do Estado

O Governo do Estado organiza sua administração direta em quatro áreas de atuação, onde se inserem as Secretarias de Estado:
GovernoSocialEconomiaInfraestrutura
Administração
Penitenciária
Assistência e
Desenvolvimento Social
Agricultura e
Abastecimento
Desenvolvimento Metropolitano
Casas Civil e MilitarCulturaDesenvolvimento Econômico,
Ciência e Tecnologia
Energia
Gestão PúblicaDesenvolvimento SocialEconomia e
Planejamento
Logística e Transportes
Justiça e Defesa
da Cidadania
Direitos da Pessoa
com Deficiência
FazendaMeio Ambiente
Educação
*
Saneamento e Recursos Hídricos 
Ensino Superior
*
Transportes
Metropolitanos
*

*
*
*
Habitação
*
*
Saúde
Turismo
A Secretaria dos Transportes Metropolitanos faz parte da área de infraestrutura.

Sua missão

  • Execução da política estadual de transportes urbanos de passageiros para as regiões metropolitanas, abrangendo os sistemas metroviário, ferroviário, de ônibus e trólebus, e demais divisões modais de interesse metropolitano.
  • Organização, coordenação, operação e fiscalização do sistema metropolitano de transportes públicos de passageiros e de sua infraestrutura viária, compreendendo:
    • realização do planejamento do transporte coletivo de caráter regional e elaboração, execução e fiscalização de programas e obras para o seu cumprimento e controle;
    • estabelecimento de normas e regulamentos referentes ao planejamento, à implantação, à expansão, à melhoria, à operação e à manutenção dos serviços;
    • outorga de concessões, permissões e autorizações dos serviços, sua fiscalização e fixação das respectivas tarifas nos termos da legislação vigente.
    • Promoção do sistema metropolitano de transportes públicos de passageiros junto aos municípios integrantes das regiões metropolitanas, podendo ser realizada em conjunto com outros órgãos públicos ou entidades privadas que atuem no setor.

    Sua estrutura

    A Secretaria dos Transportes Metropolitanos conta, na administração centralizada, com três coordenadorias técnicas, além do staff direto do secretário:
    • A Coordenadoria de Planejamento e Gestão - CPG, responsável pelo planejamento integrado de transportes para as regiões metropolitanas e projetos derivados.
    • A Coordenadoria de Relações Institucionais - CRI, responsável por estudos técnicos, projetos de pesquisa e organização de informações sobre os transportes metropolitanos e articulação com entidades públicas e privadas relacionadas a transporte.
    • A Coordenadoria de Transporte Coletivo - CTC, responsável pelo estabelecimento de políticas para o transporte metropolitano de passageiros.

    Seu staff

    Secretário: Jurandir Fernando Ribeiro Fernandes
    secretario_jurandir
    Jurandir Fernandes nasceu em Guaxupé, MG, em 15 de setembro de 1948. É engenheiro mecânico, formado pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica - ITA, com doutorado pela Unicamp e pós-doutorado na École Centrale de Paris e no Laboratoire d´Automatique d´Analyse des Systémes (LAAS), de Toulouse, França.
    Até maio de 2000, ocupava a direção do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). Foi diretor de planejamento e desenvolvimento da Dersa, em 1999; presidente da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), de 1993 a 1996; e secretário municipal de Transportes de Campinas, de 1993 a 1996. Tem uma expressiva carreira acadêmica, que culminou com a pró-reitoria de Desenvolvimento Universitário da Unicamp, em 2001. Na gestão Alckmin, entre 2001 e 2006, foi o secretário estadual de Transportes Metropolitanos. Foi presidente da ANTP (Associação Nacional de Transportes Públicos) entre 2001 e 2005. Entre 2007 e 2009, foi presidente da Emplasa (Empresa Metropolitana de Planejamento).
    Secretário Adjunto: Peter Berkely B. Walker
    Peter Walker é engenheiro eletricista, formado em 1968 na Escola de Engenharia Mauá.
    Foi Diretor da Jupiá Engenharia Ltda., empresa de montagens industriais e fábrica de painéis elétricos e cubículos de alta tensão (1969 a 1992). Presidente da Sanasa S/A, empresa de saneamento da cidade de Campinas (1993 a 1996). Presidente da Jupiá Engenharia e Sawana Empreendimentos Imobiliários Ltda., do ramo da construção civil (1996 a 2001). Secretário Executivo da RMC – Região Metropolitana de Campinas (2001 a 2006). Diretor de Assuntos Corporativos da EMTU – Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos S/A (2003 a 2005). Secretário Adjunto da Secretaria dos Transportes Metropolitanos de São Paulo (2005 a 2006). Presidente da Jupiá Engenharia e Sawana Empreendimentos, do ramo da construção civil (2006 a 2010).
    Chefe de Gabinete: Luiz Roberto dos Santos
    Luiz Roberto é advogado, formado pela Universidade São Francisco de Bragança Paulista.
    No serviço público foi Chefe de Gabinete na Junta Comercial de São Paulo - Jucesp (1999 a 2001); Assessor do Secretário dos Transportes Metropolitanos (2001 a 2006); Membro da Equipe de Atendimento ao Usuário da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM (2007 a 2010), Coordenador de Relações Institucionais e Coordenador de Transportes Coletivos da Secretaria dos Transportes Metropolitanos (2011).
    Coordenador de Planejamento e Gestão (CPG): Saulo Pereira Vieira
    Graduado em Engenharia pela Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP.
    Tem carreira há 20 anos nas três empresas da Secretaria de Transportes Metropolitanos (CPTM , EMTU e Metrô ) onde ocupou os cargos de Superintendente de Planejamento Empresarial, Gerente de Auditoria e Chefe de Assessoria de Gestão Empresarial. Foi Coordenador de Planejamento e Avaliação pela Secretaria de Economia e Planejamento do Estado de São Paulo (2005 a 2008) e Diretor de Gestão de Projetos pela Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano - Emplasa (2009 a 2011).
    Coordenador de Relações Institucionais: Francisco Roberto Arantes Filho
    Bacharel em Direito, formado pela Universidade Ibirapuera em 2004, com MBA na FIA/USP e cursando pós-graduação em Direito Público.
    Funcionário da Companhia do Metropolitano de São Paulo - Metrô, comissionado na Secretaria de Transportes Metropolitanos há 15 anos. Ocupou cargos de assessoria na Diretoria de Informática e Coordenadoria de Assistência aos Municípios.
    Foi Secretário Executivo do Grupo Setorial de Tecnologia da Informação e Diretor do Grupo de Relações Políticas da Coordenadoria de Relações Institucionais.
    Coordenadora de Transportes Coletivos: Rosemeire Salgado Pisani
    Graduada em Economia (Faculdades Metropolitanas Unidas – FMU)
    Funcionária da Companhia do Metropolitano de São Paulo - Metrô há 37 anos.
    Desde 1992 é comissionada na Coordenadoria de Transporte Coletivo - CTC, desta Secretaria dos Transportes Metropolitanos, onde ocupou o cargo de Diretora do Grupo Técnico II (2009-2011).
    Lista completa dos dirigentes da STM
    CargoNomeInicio do exercícioTérmino do exercício
    SecretárioAloysio Nunes Ferreira Filho23/7/199129/5/1992
    Secretário AdjuntoMarco Antonio Moro3/8/199113/4/1992
    Chefe de GabineteNivaldo Campos Camargo3/8/199115/6/1992
    Secretário AdjuntoOliver Hossepian S. de Lima14/4/19927/4/1993
    SecretárioFernando Augusto Cunha5/6/19921/4/1993
    Chefe de GabineteOscar Emilio Welker Junior29/6/199212/4/1993
    SecretárioAloysio Nunes Ferreira Filho2/4/199331/12/1993
    Secretário AdjuntoFernando Augusto Cunha8/4/19932/1/1994
    Chefe de GabineteNivaldo Campos Camargo14/4/199331/12/1994
    SecretárioJorge Fagalli Neto1/1/199431/12/1994
    Secretário AdjuntoOscar Emilio Welker Junior12/1/199431/12/1994
    SecretárioClaudio de Senna Frederico1/1/19956/8/2001
    Secretário AdjuntoMiguel Carlos Fontoura da Silva Kozma1/1/199515/10/2001
    Chefe de GabineteWashington A. Mastrocinque Martins4/1/19953/8/2001
    SecretárioJurandir Fernando Ribeiro Fernandes7/8/200131/12/2006
    Chefe de GabineteJoaquim Lopes da Silva Júnior16/8/200113/4/2003
    Secretário AdjuntoRicardo Toshio Ota1/11/200121/7/2005
    Chefe de GabineteMiguel Carlos Fontoura da Silva Kozma23/4/200321/7/2005
    Chefe de GabineteWilson Carmignani22/7/200531/12/2006
    Secretário AdjuntoPeter Berkely B. Walker26/7/200531/12/2006
    SecretárioJosé Luiz Portella Pereira1/1/200731/12/2010
    Secretário AdjuntoJoão Paulo de Jesus Lopes10/1/200731/12/2010
    Chefe de GabineteJosé Francisco Cimino Manssur10/1/200711/4/2008
    Chefe de GabineteMaria Eugênia Ferragut Passos19/5/200831/12/2010
    SecretárioJurandir Fernando Ribeiro Fernandes1/1/2011
    Secretário AdjuntoPeter Berkely B. Walker1/1/2011
    Chefe de GabineteWilson Carmignani1/1/2011
    Chefe de GabineteLuiz Roberto dos Santos

    Sua história

    O Decreto nº 6.111, de 3 de maio de 1975, implantou o Sistema de Planejamento e de Administração Metropolitana - Spam, tendo como unidade consultiva o Conselho Consultivo Metropolitano de Desenvolvimento Integrado da Grande São Paulo - Consulti e, como unidade deliberativa e normativa, o Conselho Deliberativo da Grande São Paulo - Codegran. Esse decreto extinguiu o Grupo Executivo da Grande São Paulo - Gegran, o Conselho de Desenvolvimento da Grande São Paulo e a Comissão para Integração dos Transportes na área da Grande São Paulo. Os equipamentos e dotações orçamentárias do Gegran foram transferidos para a Secretaria de Estado dos Negócios Metropolitanos, criada por esse mesmo decreto e definida como unidade coordenadora e operadora. A Empresa Metropolitana de Planejamento da Grande São Paulo S.A. - Emplasa (hoje nomeada Empresa Paulista de Planejamento S.A.) foi definida como unidade técnica e executiva, e o Fundo Metropolitano de Financiamento e Investimento - Fumefi, como unidade financiadora.
    O Decreto Estadual nº 10.951, de 13 de dezembro de 1977, reorganizou a Secretaria de Estado dos Negócios Metropolitanos - SNM e dispôs sobre o Sistema de Planejamento e Administração Metropolitana - Spam. O decreto era exaustivo, prevendo todas as questões envolvidas na gestão da região metropolitana, inclusive o transporte metropolitano.
    Em 1988, as diversas competências dessa secretaria foram transferidas a outras e ela mesma passou a denominar-se Secretaria de Habitação e Desenvolvimento Urbano - SHDU, permanecendo o transporte metropolitano como uma das suas competências, situação que persistiu até quando a SHDU passou a denominar-se apenas Secretaria da Habitação, em 1991. À época da SNM e da SHDU, apenas a Emplasa e o Metrô eram empresas vinculadas a elas. Ainda não havia sido criada a CPTM e nem as regiões metropolitanas de Campinas e Baixada Santista.
    A partir de nova reforma administrativa, em 1991, algumas competências da SHDU e alguns de seus órgãos vinculados foram dela retirados, conforme já mencionado. O Decreto Estadual nº 33.145, de 20 de março de 1991, transferiu os serviços metropolitanos de transporte coletivo de passageiros por ônibus para a Secretaria de Planejamento e Gestão, permanecendo ali até a criação da Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Postagens populares