A Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU), empresa controlada pelo Governo do Estado de São Paulo, vinculada à Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos (STM), gerencia linhas de ônibus intermunicipais nas três Regiões Metropolitanas do Estado de São Paulo - uma delas, a Região Metropolitana de Campinas (RMC).
Já a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (EMDEC) gerencia o Sistema de Transporte Público de Campinas (Sistema InterCamp). A EMDEC executa, direta ou indiretamente, os serviços, atividades e funções cometidas à Secretaria Municipal de Transportes, integrante da Administração Direta do Município, compreendendo o planejamento, administração, gerenciamento e operação do sistema de trânsito e transportes públicos do município.
Os pontos de parada das linhas intermunicipais no centro expandido de Campinas e nas proximidades do Terminal Multimodal Ramos de Azevedo são escalonadas pelo Departamento de Programação de Transporte Público da EMDEC, assim como as linhas do Sistema InterCamp.
Quando o Terminal Metropolitano foi desenvolvido, havia previsão de atender apenas o corredor noroeste (Sumaré, Hortolândia e Monte Mor). Algumas hipóteses estão entrando em estudos pela EMDEC, em parceria com a EMTU, para desafogar o local. As linhas municipais utilizam esse local para embarque e desembarque para atender a demanda dos usuários do próprio terminal e da rodoviária.
Algumas linhas do Sistema InterCamp que possuem pontos de parada na Dr. Ricardo devem ser realocadas para o embarque e desembarque de passageiros em outros pontos próximos a esse local. Essa medida vai reduzir os transtornos aos usuários do transporte público e motoristas que trafegam pelo cruzamento da Rua Dr. Mascarenhas com a Rua Dr. Ricardo. Porém, ainda não há previsão para realocação das linhas intermunicipais.
Estamos à disposição para mais esclarecimentos.
Departamento de Comunicação EMDEC"
SAIBA MAIS SOBRE ESTE ASSUNTO:
Esquina paranoia delirante: Um ponto de busão pra mais de um milhão
Outras postagens relacionadas:
Nenhum comentário:
Postar um comentário