Carnaval


Home > Notícias > Bloco Unidos do Candinho se prepara para grito de carnaval 2017

Bloco Unidos do Candinho se prepara para grito de carnaval 2017

Em fevereiro, o Bloco Unidos do Candinho, esquenta o início da festa tão esperada no ano pelos foliões, com o grito de carnaval, que acontece no dia 18/02 às 13h concentração nos jardins do Serviço de Saúde Dr. Cândido Ferreira e a descida do Bloco está prevista para ás 14h.
Esse ano o Bloco Unidos do Candinho chega a sua 24ª Edição com o Tema: “O Samba e a Ciranda – Do Compasso do Pé ao Encontro das Mãos – Sou Porque Somos!”
O cortejo sairá dos jardins da Instituição acompanhado de um trio elétrico, dos destaques de abre-alas, porta-bandeira, madrinha da bateria, passistas e foliões, e faz sua parada na Praça Beira Rio, em Sousas, até por volta das 18h, quando se encerra a festa.
Todas as pessoas da comunidade estão convidadas a acompanhar o Bloco e realizar junto com a Saúde Mental a integração tão necessária para a construção de um mundo que possa conviver com as diferenças. A previsão é que passe pelo Bloco 800 pessoas.
A bateria do Bloco será composta mais um ano pelo Coletivo da Música, um grupo de trabalhadores e usuários da saúde mental. O Samba desse ano tem como compositores Ludimila Palucci, Eliomar Guimarães Santana e Marcelinho Araujo, integrantes do grupo que também trabalha com projetos de música na Instituição.
Muitas outras atrações acontecerão e o bloco receberá convidados de outras escolas de samba e blocos carnavalescos da região.
Nesse ano tivemos como patrocinador a Unisol Brasil apoiou o evento com o Trio elétrico e também a Padaria Ricco Pane de Sousas que apoiou com os lanches para a bateria . Esse carnaval é uma realização do Serviço de Saúde Dr. Cândido Ferreira, Ponto de Cultura Maluco Beleza, Coletivo a Música, Museu dos Encontros na Arte e Armazém das Oficinas.
O Cândido mudou os modos de tratar em saúde mental desde o ano de 1990, a partir de um convênio assinado com a Prefeitura Municipal de Campinas. Desde então, a ressocialização dos usuários tem sido buscada de diversas formas com oficinas de trabalho, projetos de arte, esporte, cultura e lazer, através dos Centros de Atenção Psicossocial, Centros de Convivência, projetos de comunicação, e o carnaval passou a ser um instrumento de ressocialização dos usuários da saúde mental, que por muitos anos ficaram presos nos pátios do antigo sanatório.
Sair para festejar nas ruas de Sousas junto com a comunidade, que espera todo ano a descida do Bloco, é poder celebrar as mudanças que a Reforma Psiquiátrica proporcionou na vida das pessoas em tratamento. E como já disse Chico Buarque: “O estandarte do sanatório geral vai passar”, e neste dia todos podem vir colocar um pouco das suas loucuras para fora com o Bloco do Candinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares