Boletim da ONU - Fevereiro 2017

Visualize o boletim também em www.nacoesunidas.org/boletim236
Boletim quinzenal da ONU
Edição de 9 de fevereiro de 2017

Projetos reconhecidos pelo PNUD abordavam mais de um Objetivo de Desenvolvimento Sustentável da ONU e chamavam atenção para os vínculos entre as diferentes metas das Nações Unidas. Foto: PNUD/Natalia Torres

PNUD premia projetos que usam tecnologia para cumprir os objetivos das Nações Unidas

Evento em São Paulo reuniu mais de 1,3 mil programadores, desenvolvedores de software e designers. Eles participaram de uma maratona criativa para criar projetos que usam a tecnologia como aliada no cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) reconheceu três iniciativas voltadas para setores diversos, como saúde e produção orgânica de alimentos.

Grupo de agências da ONU lança roteiro para Desenvolvimento Sustentável

Ferramenta lançada pelo Grupo Interagencial da ONU no Brasil para a Agenda 2030 ajudará governos locais e regionais a implementar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). A publicação foi elaborada por organismos da ONU e governo brasileiro e tem apoio da ONU-Habitat e do PNUD.

Em Aleppo, Grandi conheceu crianças que moram no abrigo de Jibreen, que atualmente é o lar de mais de 5 mil pessoas deslocadas pela violência na cidade. Foto: ACNUR / Firas Al-Khateeb

Em visita à Síria, chefe do ACNUR pede investimentos para assistência humanitária

Após visitar Aleppo e Homs nesta semana, o alto-comissariado das Nações Unidas para Refugiados, Filippo Grandi, alertou na quarta-feira (1) que o estabelecimento da paz na Síria é uma questão urgente. Segundo ele, a assistência humanitária no país precisa de recursos e investimentos devem ser liberados ‘independentemente de todas as questões políticas em torno da guerra’.

Maior parte dos casos de microcefalia está concentrada no Nordeste do país. Foto: EBC

OMS faz balanço de um ano da declaração de emergência internacional sobre zika

A diretora-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Margaret Chan, fez nesta quarta-feira (1) um balanço do que foi feito e descoberto um ano após declaração de emergência internacional sobre o zika e suas consequências associadas. Chan anunciou que a organização está criando um mecanismo com outras entidades para fornecer orientações continuadas a intervenções eficazes e apoio às famílias, comunidades e países com circulação do vírus zika.

Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika. Foto: Agência Brasil

OPAS esclarece dúvidas sobre pesquisas da vacina contra o zika

Em janeiro de 2017, cerca de 40 vacinas candidatas estavam em processo de pesquisa e desenvolvimento. Cinco delas estão entrando, ou estão prestes a entrar, em fase de teste com pequenos grupos de voluntários. Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) estima que o registo da primeira geração de vacinas contra o zika poderá começar em dois a três anos.

Mosquito Aedes aegypti é principal vetor do vírus zika. Foto: UNICEF/BRZ/Ueslei Marcelino

Agência da ONU apoia evento em PE sobre políticas públicas de combate ao zika

A Procuradoria Geral dos Direitos do Cidadão do estado de Pernambuco realizará uma audiência pública em Recife na semana que vem (10) para tratar do surto do vírus zika no país. A atividade tem o apoio do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), da ONU Mulheres e da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS).
O encontro “Políticas Públicas e Epidemia do Vírus Zika: Informação, Controle e Assistência aos Cidadãos” tem como objetivo fomentar o debate acerca de direitos reprodutivos, direito à informação, controle vetorial e assistência às pessoas afetadas pelo zika.

Marcha das Mulheres Negras Contra o Racismo, em Brasília. Foto: EBC/Marcello Casal Jr.

ONU Mulheres considera preocupante MP das secretarias de políticas para mulheres e igualdade racial

Publicada no Diário Oficial da União na última sexta-feira (3), Medida Provisória nº 768/2017 transforma as Secretarias Especiais de Políticas para as Mulheres e de Promoção da Igualdade Racial em Secretarias Nacionais.
Redução de status foi considerada preocupante pela ONU Mulheres que, em nota pública, pediu que ambos os organismos sejam dotados de orçamento adequado para atender aos desafios das mulheres e negros brasileiros. Agência das Nações Unidas considera fundamental que as Secretarias sejam posicionadas a um nível estratégico no Poder Executivo.

Luiza Carvalho, diretora regional da ONU Mulheres Américas e Caribe, na consulta regional preparatória da 61ª Sessão da Comissão da ONU sobre a Situação das Mulheres, que acontecerá em março deste ano, em Nova Iorque. Foto: ONU Mulheres Américas e Caribe

ARTIGO: ‘Diante de um ambiente econômico incerto, empoderar as mulheres no trabalho é a chave’

Em artigo de opinião, a brasileira e diretora regional da ONU Mulheres para Américas e Caribe, Luiza Carvalho, pede que países desenvolvam políticas para reduzir as desigualdades de gênero no mercado de trabalho. Na América Latina, homens ganham em média 19% mais do que as mulheres, e 55% dos postos ocupados por elas estão na economia informal. Mulheres realizam de três a cinco vezes mais trabalho doméstico não remunerado do que os homens.

Campanha da ONU faz apelo pelos direitos da população trans brasileira

Campanha da ONU Livres & Iguais apoiou o Dia Nacional da Visibilidade Trans, em 29 de janeiro. Ações incluíram lançamentos de cartões postais e de um mini-documentário produzido pelo Ministério da Saúde.

Imagem: Divulgação / Prosa Positiva

Jovens ativistas lançam documentário para celebrar Dia da Visibilidade Trans

Em celebração ao Dia da Visibilidade Trans, comemorado todo 29 de janeiro, o grupo de ativistas Força-Tarefa Jovens Lideranças Zero Discriminação lança essa semana o minidocumentário Transvisão. Episódios da produção audiovisual estão sendo publicados diariamente na internet. Dois deles já podem ser vistos no canal do Youtube da página Prosa Positiva. Projeto é inspirado na iniciativa Zero Discriminação do Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS (UNAIDS).

Celebrações do Dia Mundial do Rádio em 2014. Foto: Flickr (CC)

UNESCO: rádio pode tirar pessoas de ‘bolhas midiáticas’ e promover contato com opiniões diferentes

Para a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), o rádio é capaz de promover diálogos positivos para a transformação da sociedade. “Ele tem o poder de nos tirar das nossas bolhas midiáticas de pessoas com a mesma opinião e nos faz lembrar da importância de ouvir uns aos outros novamente”, afirmou o especialista da agência da ONU, Tim Francis, às vésperas do Dia Mundial do Rádio, que será celebrado na próxima segunda-feira (13).

Campanha #AntesQueSejaTarde, do UNICEF. Foto: Reprodução

Crianças cantam música dos Titãs em nova campanha do UNICEF

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) lançou nesta terça-feira (24) a campanha #AntesQueSejaTarde. Entre as peças da ação, há um vídeo em que crianças cantam a música “Epitáfio” do grupo Titãs, em meio a uma realidade de vulnerabilidade social. A iniciativa tem como objetivo mobilizar o público a apoiar o UNICEF por meio de doações à organização.

Brasil passará no ano que vem por Revisão Periódica Universal (RPU), exame internacional de direitos humanos. Foto: José Cruz/ABr

ONU: impunidade por tortura nas prisões é regra no Brasil

Em entrevista ao site da revista Exame, o representante regional para América do Sul do Alto Comissariado da ONU para os Direitos Humanos (ACNUDH), Amerigo Incalcaterra, afirmou que a impunidade em casos de tortura praticados por agentes públicos contra presos se tornou regra — e não exceção — no sistema penitenciário brasileiro.
Em nota publicada no início deste mês, o representante do ACNUDH já havia se manifestado sobre os massacres que têm ocorrido nos presídios brasileiros. Na ocasião, ele pediu imediata investigação dos fatos, visando à atribuição de responsabilidades pela ação e omissão do Estado, principal responsável pelos presos sob sua custódia.

Segundo relatório do Banco Mundial, a decisão sobre quem participa (ou não) da mesa de negociações em um processo de desenho e implementação de políticas públicas pode determinar a maior ou menor eficácia das soluções propostas pelas autoridades. Foto: EBC

Banco Mundial: políticas públicas com participação cidadã têm mais chance de sucesso

Segundo novo relatório do Banco Mundial, o nível de participação popular nos processos de formulação e implementação de políticas públicas determina seu maior ou menor êxito.

Em um campo em Tindouf, na Argélia, um jovem refugiado saarauí constrói abrigos resistentes a tempestades — de chuva e de areia — usando garrafas de plástico. Foto: ACNUR/Russell Fraser

Refugiado usa garrafas de plástico para construir moradias resistentes ao clima do deserto

Em um campo para refugiados do Saara Ocidental, próximo à fronteira com a Argélia, Tateh Lehbib Breica constrói residências com garrafas de plásticos que iriam para o lixo. Material permite erguer residências mais resistentes às chuvas e às tempestades de areia da região. Ajudado pela Agência da ONU para Refugiados (ACNUR), o rapaz está construindo 25 unidades residenciais que darão abrigo a deslocados forçados vulneráveis.

Centenas de refugiados e migrantes a bordo de um barco de pesca momentos antes de serem resgatados pela Marinha italiana, como parte de sua operação Mare Nostrum, de junho de 2014. Foto: Marinha italiana/Massimo Sestini

Agências da ONU pedem que países europeus parem de realizar triagem de refugiados no norte da África

Em comunicado emitido um dia antes da reunião do Conselho Europeu em Malta, a Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) e a Organização Internacional para as Migrações (OIM) pediram a líderes da Europa que abandonem algumas das estratégias vigentes para lidar com o fluxo migratório da África rumo ao continente.
Organismos internacionais criticaram a detenção automática de refugiados e migrantes em centros ‘inumanos’ na Líbia e consideraram ‘inadequada’ a condução de triagens de solicitantes de asilo fora do território europeu.

No Brasil, existem cerca de 7 mil crianças disponíveis para adoção e outras 40 mil aguardando eventual indicação para adoção em abrigos. Foto: EBC

Especialistas alertam: adoção de crianças no exterior só deve ser feita em casos excepcionais

Adoções no exterior devem ocorrer somente em casos excepcionais, uma vez que no Brasil existem cerca de 7 mil crianças disponíveis para adoção e outras 40 mil aguardando em abrigos uma eventual indicação judicial para buscar um novo lar, disseram especialistas.
Quando se trata de crianças de países em situação de conflito, a adoção é ainda menos indicada. Muitas vezes, as crianças estão separadas de seus pais temporariamente por conta da guerra, o que não significa que estejam órfãs. A prioridade deve ser justamente integrá-las às suas famílias.


Profilaxia pré-exposição é mais uma arma na luta contra a transmissão do HIV. Foto: UNAIDS

UNAIDS divulga recomendações sobre uso de remédios para prevenção do HIV

A profilaxia pré-exposição, conhecida pela sigla PrEP, é a utilização de medicamentos antirretrovirais por pessoas HIV negativas para evitar que contraiam o vírus. Em meio ao debate sobre o fornecimento desse tipo de tratamento no Brasil, o Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS (UNAIDS) divulgou nesta semana recomendações para o uso desse método de prevenção.

Conselho Nacional de Saúde do Brasil agradeceu governo de Cuba pela contribuição à saúde. Foto: OPAS

Profissionais cubanos do Mais Médicos recebem homenagem do Conselho Nacional de Saúde

O Conselho Nacional de Saúde (CNS) do Brasil prestou na sexta-feira (27) uma homenagem aos profissionais cubanos do programa Mais Médicos. Durante cerimônia, organismo agradeceu ao governo de Cuba pela imensa contribuição à saúde brasileira. Para clínico da ilha caribenha que participou da cerimônia, reconhecimento vai estimular dedicação dos médicos estrangeiros.

Siegfried Glatt foi um dos sobreviventes homenageados durante o evento. Foto: Victoria Macdonogh/UNIC Rio

Eventos no Rio e em Nova Iorque homenageiam vítimas do Holocausto

Em 27 de janeiro é lembrado o Dia Mundial em Memória das Vítimas do Holocausto. Uma cerimônia realizada no Rio de Janeiro marcou a data com homenagem às vítimas e exibição do documentário “A Trajetória do Genocídio Nazista”, produzido pela ONU.
Em evento em Nova Iorque para a data, o secretário-geral da ONU, António Guterres, afirmou que o Holocausto foi “um crime sem precedentes contra a humanidade”.

O brasileiro José Graziano da Silva é diretor-geral da FAO. Foto: FAO

Chefe da FAO é eleito um dos latino-americanos mais influentes do mundo por periódico econômico

Diretor-geral da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), o brasileiro José Graziano da Silva foi eleito um dos latino-americanos mais influentes do mundo pela revista América Economia. Periódico reconheceu trabalho do dirigente contra a fome e a favor da cooperação Sul-Sul.

A atriz Juliana Paes participou da campanha de mobilização de recursos (crowfunding) para o Instituto Maria da Penha. Foto: Reprodução

Juliana Paes e outros artistas apoiam campanha de doações para Instituto Maria da Penha

Ao completar 14 meses de voluntariado na ONU Mulheres Brasil como defensora para a Prevenção e a Eliminação da Violência contra as Mulheres, a atriz Juliana Paes participou da campanha de mobilização de recursos (crowfunding) para o Instituto Maria da Penha. Doações ao Instituto Maria da Penha estão concentradas no site kickante.com.br/mariadapenha.

O programa Escola sem Partido viola frontalmente a Constituição e os tratados internacionais ratificados pelo Estado brasileiro, segundo especialistas do governo federal e da ONU. Foto: EBC

Na volta às aulas, ONU Mulheres reforça importância do ensino da igualdade de gênero

A ONU Mulheres lembra nesta quarta-feira (25) o Dia Laranja Pelo Fim da Violência contra as Mulheres, e alerta que para prevenir a violência decorrente do machismo, é necessário promover a igualdade de gênero em escolas e universidades, por se tratarem de espaços voltados para a formação integral de meninas e meninos, homens e mulheres.
Para a ocasião, a agência da ONU divulgou currículos e planos de aula sobre estereótipos de gênero, masculinidades e violência que podem ser acessados gratuitamente e adotados nas instituições de ensino.

Reunidos na Casa de Cultura de Belford Roxo, mais de 250 artistas e novos talentos musicais da Baixada Fluminense travaram a primeira batalha de MCs apoiada pelas Nações Unidas. Foto: Reprodução

Rappers da Baixada Fluminense reúnem-se na primeira batalha de MCs apoiada pela ONU

Rappers, DJs e músicos da Baixada Fluminense, região metropolitana do Rio de Janeiro, participam de projeto-piloto do Centro Mundial para o Desenvolvimento Sustentável (Centro RIO+) das Nações Unidas. A iniciativa usa a música para traduzir a Agenda 2030 e os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e mobilizar jovens das periferias das grandes metrópoles.

Universidade Federal de Santa Maria criou políticas para ingresso de imigrantes e refugiados. Foto: Alessandra Jungs de Almeida

Universidade Federal de Santa Maria abre vagas para refugiados e migrantes

A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) instituiu um programa que permitirá a refugiados e migrantes em situação de vulnerabilidade ter acesso a vagas em cursos de educação técnica e superior.
A iniciativa partiu do Grupo de Ensino, Pesquisa e Extensão Direitos Humanos e Mobilidade Humana Internacional da UFSM, que faz parte da Cátedra Sérgio Vieira de Mello na universidade, projeto promovido pela Agência da ONU para Refugiados (ACNUR). 

FacebookTwitterGoogle+Cadastro
Acesse aqui todas as oportunidades de estágio e trabalho: www.nacoesunidas.org/vagas/brasil e outras oportunidades e editais em www.nacoesunidas.org/tema/editais
Leia mais em www.onu.org.br e acesse nossas redes em www.nacoesunidas.org/redes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares