As polimixinas têm sido o único tratamento de escolha para combater bactérias comuns que têm a capacidade de se replicar a cada 20 minutos
O crescimento dos casos de infecções hospitalares causados por bactérias, especialmente nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI), levou à reintrodução de uma das únicas armas no mundo no combate às bactérias resistentes: as drogas polimixinas E (colistina) e B. É que elas tinham deixado de ser usadas por décadas, sobretudo por serem nefrotóxicas e desencadearem lesões renais. Com isso, conseguiram driblar o modo de ataque das bactérias, que se "esqueceram" delas.
Por outro lado, as bactérias foram criando resistência a algumas classes de antibióticos por meio de seus mecanismos bioquímicos, fazendo com que esses medicamentos perdessem a função de matá-las. "E hoje existem várias classes de antibióticos disponíveis no mercado, sendo a das penicilinas a mais comum. Contudo, só as polimixinas têm conseguido eliminar as bactérias super-resistentes", lamenta Patrícia Moriel, farmacêutica clínica e docente da Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF). A professora há anos vem investigando o tema em busca da inibição das bactérias. "O caminho que vem sendo trilhado é a escolha de um antibiótico ao qual elas sejam sensíveis", salienta.
Leia matéria completa<http://www.unicamp.
Novos padrões para a saúde do feto
Estudo da OMS, com participação da Unicamp, redefine as curvas de crescimento intrauterino
Os padrões usados por médicos de todo o mundo para avaliar imagens de ultrassom de gestantes, e decidir se o feto vem se desenvolvendo de modo saudável, estão prestes a ser atualizados, graças a um estudo internacional coordenado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Os resultados estão sendo publicados nesta tarde no periódico online de livre acesso PLOS Medicine.
A etapa brasileira do trabalho foi conduzida nas instalações da Unicamp, e a análise estatística dos dados globais, com informações obtidas a partir de exames de ultrassom realizados em mais de 1,3 mil mulheres de dez países, envolveu a participação de um professor aposentado do IMECC (Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica) da universidade. Foram 157 as mulheres brasileiras que participaram do estudo, todas atendidas no CAISM (Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher) da universidade.
"Quando se acompanha o crescimento de uma criança, espera-se que ele aconteça dentro de uma faixa pré-estabelecida de normalidade, dependendo de sexo e idade. A mesma ideia, transposta para o ambiente intrauterino, para os fetos, existe já há muito tempo: de que eles tenham um crescimento dentro de uma variação de normalidade para cada idade gestacional", explica José Guilherme Cecatti, professor titular de Obstetrícia da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp e um dos autores do estudo da OMS.
Leia matéria completa e acesse o artigo<http://www.unicamp.br/
Desigualdade social no comportamento de saúde do brasileiro
Estudo desenvolvido pela Faculdade de Ciências Médicas analisou os atuais padrões relacionados à saúde
Leia matéria<http://www.unicamp.br/
Prova de aptidão em artes visuais da Unicamp aborda questões de gênero
Na prova de aptidão em Artes Visuais da Unicamp, propôs-se nessa segunda-feira (23) um exercício de os candidatos se autorretratarem. A ideia baseou-se num tema atual e instigador para o jovem: a questão de gênero. "O intuito era despertar reflexões sobre isso, que já é muito evidente nas mídias", pontuou o professor Antonio Carlos Rodrigues (Tuneu), que coordena há mais de dez anos essas provas no Instituto de Artes (IA). Nesse ano, 95 candidatos concorrem a 30 vagas. Leia matéria<http://www.unicamp.br/
Restauro de documentos é oferecido no programa Ciência & Arte nas Férias 2017
Atividade fez parte do projeto "Memória da Educação e Arquivo: preservação/conservação do acervo de Malba Tahan" Leia matéria<http://www.unicamp.br/
Hemocentro prossegue com campanha de doação de sangue
O tema desse ano é "Sua doação faz toda a diferença"
Leia mais<http://www.unicamp.br/
Cursos da Extecamp estão com as inscrições abertas
São mais de 200 cursos em todas as áreas do conhecimento
Leia mais<http://www.unicamp.br/
GAIA abre mostra do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais
Mostras estarão em cartaz até 03 de fevereiro
Leia mais<http://www.unicamp.br/
DPCT promove curso de avaliação de impacto de P&DI
O curso será realizado no dia 13 de março na Educorp
Leia mais<http://www.unicamp.br/
Especialização em psicoterapia breve psicanalítica e pronto atendimento
O curso será oferecido na modalidade extensão universitária, na sede do Sappe
Leia mais<http://www.unicamp.br/
[square_logo_for_university_
Assessoria de Comunicação e Imprensa - ASCOM - Unicamp
Twitter: twitter.com/unicampoficial
Facebook: facebook.com/unicampoficial/
Nenhum comentário:
Postar um comentário