ONU

Boletim quinzenal da ONU

Cena de vídeo da professora Jeanne Herszenhaut Fernandes, do Rio de Janeiro (RJ), que realizou ensaio fotográfico com alunos sobre a vida da artista Frida Kahlo. Foto: Reprodução

UNESCO divulga vencedores de concurso de vídeo sobre ensino inovador

Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) divulgou nomes dos professores que venceram concurso de vídeos sobre ensino inovador. A disputa foi lançada como uma forma de homenagear docentes brasileiros. Assista aos vídeos premiados.

Foto: Agência Brasil / Marcelo Camargo

Plataforma do PNUD apresenta indicadores sociais de 20 regiões metropolitanas do Brasil

Atlas do Desenvolvimento Humano das Regiões Metropolitanas Brasileiras disponibiliza informações do IDH municipal e outros 200 indicadores socioeconômicos. Objetivo é melhorar elaboração de políticas públicas para as cidades. Iniciativa é tema de apresentações na Terceira Conferência da ONU sobre Moradia e Desenvolvimento Urbano Sustentável, a Habitat III.

Saneamento básico em municípios da Amazônia foi tema de ciclo de capacitação promovido pelo UNICEF em parceria com os estados do Pará, Amazonas e Maranhão. Foto: Agência Brasil / Marcello Casal Jr

UNICEF e Kimberly-Clark promoverão saneamento básico em cerca de 300 municípios da Amazônia

Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e marca Neve vão apoiar cidades em avaliações e políticas públicas para melhorar sistemas de esgoto na região amazônica.

Foto: Prefeitura de Olinda / Fernanda Mafra

‘Precisamos falar sobre educação e saúde sexual’, diz ONU em evento sobre mulheres vivendo com HIV

Saúde sexual e reprodutiva, violência e discriminação e distribuição de materiais de prevenção foram alguns dos temas discutidos em encontro nacional do Movimento Nacional das Cidadãs PositHIVas (MNCP). Evento contou com a participação do Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids (UNAIDS).

Atualmente, o programa conjunto Uma Vitória Leva à Outra atende cerca de 500 meninas no Rio de Janeiro, que praticam esporte e participam de oficinas temáticas sobre igualdade de gênero e empoderamento de meninas e mulheres. Imagem: ONU Mulheres

VÍDEO: ‘Uma Vitória Leva à Outra’ celebra o Dia Internacional das Meninas

Atualmente, o programa conjunto “Uma Vitória Leva à Outra” atende cerca de 500 meninas no Rio de Janeiro, que praticam esporte e participam de oficinas temáticas sobre igualdade de gênero e empoderamento de meninas e mulheres.

Amanda Oliveira, de Campina Grande (PB), foi uma das mães entrevistadas no documentário da TV Brasil. Foto: Reprodução

Documentário sobre direitos das mulheres e zika vence Prêmio Vladimir Herzog

Produzido pela TV Brasil, o documentário “Mulheres do Zika” teve o apoio da ONU Mulheres, do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) e da Secretaria de Políticas para as Mulheres, além de assessoria técnica da Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS). A entrega dos prêmios ocorrerá na semana que vem (25), em São Paulo, e terá transmissão ao vivo pelo site www.tvpuc.com.br.

vlcsnap-2016-10-18-15h46m56s019

Casal de artistas colombianos fala sobre desafios de viver no Brasil; vídeo

Após ameaças em seu país de origem, a Colômbia, essa família veio para o Rio de Janeiro para solicitar refúgio. “A Colômbia é um país bonito, mas infelizmente nós, colombianos, sentimos medo”, disse Ninibe, que assim como seu marido é artista. Eles comentam os desafios de viver no Brasil. Assista ao vídeo.

Maior parte dos casos de microcefalia está concentrada no Nordeste do país. Foto: EBC

Agências da ONU reúnem-se para abordar risco de aumento do zika com chegada das chuvas

O representante do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) no Brasil, Jaime Nadal, disse que o vírus tem hoje um impacto social e na saúde muito significativo, e que “vamos entrar numa fase em que o mais provável é que tenhamos um novo surto epidêmico”, com a chegada da época de chuvas e as deficiências dos serviços de saneamento e água tratada para as populações mais pobres do país.

Batalhão brasileiro da força de paz na ONU, a MINUSTAH, apoia os esforços pós-terremoto Matthew. Foto: ONU/MINUSTAH/Igor Rugwiza

Brasil doa US$ 250 mil ao Programa Mundial de Alimentos para apoiar assistência humanitária no Haiti

Ministério das Relações Exteriores do Brasil anunciou a doação ao Programa Mundial de Alimentos (PMA), para aquisição e distribuição imediata de alimentos e outros itens de primeira necessidade nas regiões afetadas. Brasil também enviou ao Haiti uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) com 120 barracas, que serão suficientes para abrigar temporariamente cerca de 700 pessoas. A ONU estima que 1,4 milhão de pessoas no país precisam de assistência e 175 mil foram desalojadas.

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

ONU Mulheres e parceiros pedem compromisso de líderes municipais com igualdade de gênero

Em artigo, a representante da ONU Mulheres Brasil, Nadine Gasman, e a ministra do Tribunal Superior Eleitoral, Luciana Lóssio, sustentam que a igualdade de gênero precisa ser construída na gestão municipal por meio de uma educação inclusiva e contra todas as formas de discriminação. Ao eleitorado, elas lançaram a pergunta: sua candidata ou candidato já se comprometeu com a igualdade de gênero? E às candidaturas, outra questão: o que é possível fazer para construir uma cidade mais igualitária e democrática para todas e todos? Confira aqui.

Alto-comissário da ONU para Refugiados, Filippo Grandi. Durante a cúpula que debateu a crise global de migrantes e refugiados, a maior da História. Foto: ONU/Cia Pak

Declaração de NY sobre migrantes e refugiados tem ‘força política e ressonância sem precedentes’, diz ACNUR

Diante de níveis sem precedentes de pessoas em movimento, cúpula na sede da ONU em Nova York promoveu o encontro de líderes governamentais e da ONU, assim como representantes da sociedade civil, para resguardar os direitos de refugiados e migrantes, bem como para compartilhar a responsabilidade sobre estas populações em uma escala global. “Hoje, temos a oportunidade extraordinária de mudar de marcha”, disse o alto-comissário da ONU para Refugiados, Filippo Grandi.

Gizele de Oliveira Martins nasceu e cresceu no Complexo da Maré. Nesta semana, ela representa a sociedade civil brasileira no principal evento da ONU sobre políticas urbanas sustentáveis e inclusivas. Foto: Acervo pessoal

Jornalista da Maré quer que nova agenda urbana da ONU garanta direito à vida de populações faveladas

Nascida e criada na Maré, a jornalista Gizele de Oliveira Martins alerta que moradores de favelas do Rio precisam ser incluídos nos processos decisórios que envolvem o futuro da cidade. População sofre com a falta do direito à moradia, remoções forçadas, gentrificação e uma política de pacificação que criminaliza manifestações culturais das próprias comunidades. A repórter representa a sociedade civil brasileira nesta semana, na Terceira Conferência da ONU sobre Moradia e Desenvolvimento Urbano Sustentável.

Evento da Organização Internacional do Trabalho (OIT) em São Paulo discutiu políticas para impulsionar o trabalho decente para a juventude brasileira. Foto: EBC

OIT promove seminário em SP para discutir trabalho decente para a juventude brasileira

Um seminário promovido pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) em São Paulo no fim de setembro (21) discutiu formas de promover o trabalho decente para a juventude brasileira, com base nos resultados de três anos de pesquisas realizadas pela organização em parceria com a Universidade de São Paulo (USP), o Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (CEBRAP) e o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA).

Na imagem a frase em inglês "Parem de assassinar jornalistas". Foto: UNESCO

Conselho de Direitos Humanos aprova nova resolução para proteção de jornalistas

O Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas aprovou no fim de setembro (26) nova resolução, patrocinada pelo Brasil, para promover a segurança de jornalistas. O Conselho manifestou sua profunda preocupação com a crescente frequência das violações de direitos humanos e abusos contra jornalistas e trabalhadores da imprensa no mundo todo, incluindo assassinatos, torturas, desaparecimentos forçados, prisões arbitrárias, expulsões, intimidações, entre outras ameaças.

Equipe do PNUD foi a Muquiço registrar ação criativa iniciada pelos jovens do Ensino Médio, Lucas, Bruno e Igor. Foto: Centro RIO+

Aplicativo de parceiro do Centro RIO+ quer impulsionar economia solidária

Aplicativo lançado pela empresa britânica Sunscious Limited, parceira do Centro Mundial para o Desenvolvimento Sustentável (Centro RIO+), conecta pessoas para projetos de economia solidária: pode ser usado para emprestar ou tomar emprestado utensílios e ferramentas ou para recrutar voluntários para atividades sociais e ambientais.

Centro de Excelência contra a Fome busca replicar experiência positiva do Brasil, que investiu em alimentação escolar para combater a desnutrição. Foto: Centro de Excelência contra a Fome do Programa Mundial de Alimentos da ONU (PMA)

No Dia Mundial da Alimentação, programa da ONU destaca importância do Centro de Excelência contra a Fome

Com uma pequena estrutura, o Centro de Excelência contra a Fome — fruto de uma parceria entre o Programa Mundial de Alimentos (PMA) e o governo brasileiro — apoia mais de 30 países em desenvolvimento simultaneamente por meio de Cooperação Sul-Sul e triangular. Em parceria com governos, facilita intercâmbio de conhecimentos e apoia o desenho de soluções inovadoras para a fome e a pobreza.

O programa Escola sem Partido viola frontalmente a Constituição e os tratados internacionais ratificados pelo Estado brasileiro, segundo especialistas do governo federal e da ONU. Foto: EBC

ARTIGO: Direitos Humanos — tomando partido

Em artigo publicado na imprensa brasileira, especialistas do governo federal e das Nações Unidas afirmam que programa Escola sem Partido viola frontalmente a Constituição e os tratados internacionais ratificados pelo Estado brasileiro.

A Organização Mundial da Saúde, OMS, confirmou que o vírus zika, transmitido pelo mosquito Aedes aegypti, danifica o sistema nervoso central de adultos e dos fetos. O vírus pode provocar problemas no nascimento, incluindo uma malformação congênita chamada microcefalia, e já se espalhou por mais de 70 países e territórios.

REPORTAGEM ESPECIAL: Vírus zika é um desafio à saúde pública

A Organização Mundial da Saúde, OMS, confirmou que o vírus zika, transmitido pelo mosquito Aedes aegypti, danifica o sistema nervoso central de adultos e dos fetos. O vírus pode provocar problemas no nascimento, incluindo uma malformação congênita chamada microcefalia, e já se espalhou por mais de 70 países e territórios.
Só no Brasil mais de 190 mil pessoas foram infectadas e cerca de 2 mil casos confirmados de microcefalia foram registrados. Os cientistas estão correndo para desenvolver uma vacina, com testes clínicos programados para o final desse ano. Confira nessa matéria especial da TV ONU, produção do Centro de Informação da ONU para o Brasil (UNIC Rio).

Foto: EBC

Contracepção na adolescência é tema de nova publicação da Organização Pan-Americana da Saúde

Artigo da OPAS recomenda informar adolescentes mulheres sobre todos os métodos contraceptivos disponíveis. Pesquisa aponta que muitas gestações indesejadas são resultado do uso incorreto ou inconsistente de contracepção.

Foto: Performatron

VÍDEO: refugiado sírio e migrante congolês falam sobre integração no Brasil em peça de teatro

No Rio de Janeiro, a peça RJ Refúgio conta com o sírio Hadi Bakkour, de Alepo, e o congolês Tresor Muteba, de Kinshasa, no elenco para abordar os desafios vividos por estrangeiros que fogem de seus países de origem e buscam um novo começo no Brasil. Preconceito e racismo são alguns dos temas das histórias encenadas no palco do SESC de Copacabana.

Festa teve participação da cantora pacifista Ingrid Soto, de 14 anos, que arrecadou dezenas de brinquedos para distribuir às crianças refugiadas. Foto: ACNUR/Diogo Félix

Dia das Crianças celebra convívio entre brasileiros e refugiados no Rio; assista ao vídeo

Apostando na convivência, uma grande festa reuniu brasileiros e refugiados no último sábado (8) para um dia de encontro, música, brincadeiras e diversão. Confira aqui o vídeo.

b7e261a0f8546b99c4413c2a2decbcbd

FAO debate papel das leguminosas na produção sustentável de alimentos do Brasil

Evento sobre leguminosas e sustentabilidade na agricultura aconteceu em Goiás. No estado, 1,7 mil propriedades rurais têm uma renda estimada em 658,3 salários mínimos por mês, enquanto outras 90 mil fazendas de pequenos produtores geram renda mensal de até 4,7 salários, segundo dados da EMATER.

FMI eleva projeção para economia brasileira em 2016 e 2017, mas cita incertezas políticas que deixam o cenário nebuloso. Foto: EBC

CEPAL prevê queda de 0,9% do PIB latino-americano este ano; Brasil deve recuar 3,4%

A Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL) espera uma contração média de 0,9% da economia latino-americana e caribenha este ano. Para 2017, a projeção é de retomada da dinâmica econômica com crescimento médio de 1,5%, informou o órgão das Nações Unidas. No Brasil, a CEPAL prevê uma contração de 3,4% da economia este ano, leve melhora frente a projeção anterior de queda de 3,5%. Para o ano que vem, a previsão é de uma alta de 0,5% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares