Boletim da ONU

Boletim quinzenal da ONU
 Edição de 6 de setembro de 2016.
O ciclo de viagens da Caravana Siga Bem, que vão rodar o Brasil por nove meses, foi aberto com comemorações no último dia 23 de agosto, no Distrito Federal. Serão 12 caminhões e outros veículos espalhando mensagens sobre direitos humanos e os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU em mais de 100 cidades, em 22 estados brasileiros. Confira a matéria em vídeo produzida pelo programa ‘Brasil Caminhoneiro’, exibido pelo SBT.

Organismos já tem atuado de forma conjunta para orientar comunidades afetadas pela epidemia de zika. Cooperação vai se estender pelos próximos cincos anos e vai desenvolver iniciativas em diferentes partes do país para mobilizar mulheres, homens e jovens em torno de temas como contracepção, planejamento da gravidez e acesso à saúde. Oportunidades de desenvolvimento para a juventude também estão na pauta.

Novo relatório global de monitoramento da UNESCO afirmou que a educação precisa passar por importantes transformações para que a humanidade possa atingir os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) até 2030, entre elas um maior foco nas questões ambientais. Metade dos países do mundo não menciona o problema das mudanças climáticas ou temas de sustentabilidade ambiental em seus currículos escolares, disse a organização.

Campanha ‘Livres & Iguais’ da ONU apoia o Dia da Visibilidade de Mulheres Lésbicas e Bissexuais, celebrado nacionalmente em 29 de agosto. Nações Unidas promovem conscientização contra o preconceito nas redes sociais e alertam para formas de violência naturalizadas contra esse público.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) afirmou que não houve registro de casos de infecção pelo zika durante as Olimpíadas do Rio no mês passado. Mesmo assim, diante de sua expansão geográfica, o vírus continua representando emergência de saúde pública mundial, disse a organização em comunicado.

Grupo se articula por meio de aplicativo online para trocar dicas sobre desafios da maternidade envolvendo crianças com síndrome congênita do zika. Mães lutam contra o preconceito e cobram das autoridades a ampliação da rede de atendimento especializado.

Curso em Brasília reuniu cerca de 60 profissionais para debater substituição de HCFCs, substâncias nocivas à camada de ozônio, nas cadeias produtivas de ares-condicionados. Manutenção e adequação de aparelhos antigos a novos parâmetros ambientais também foram tema de capacitação.

Falar com a mãe depois de 12 anos. Ver o mar pela primeira vez. Sentir a vibração da torcida. Conheça as histórias emocionantes da primeira Equipe Olímpica de Atletas Refugiados, que participou da Rio 2016. A participação deles teve o apoio da Agência da ONU para Refugiados (ACNUR).

Apesar de ter caído nas últimas décadas, o trabalho infantil ainda atinge em torno de 3 milhões de crianças no Brasil, ou 8% do total, segundo dados do IBGE. Para mudar essa realidade, são necessários mais políticas públicas de combate à desigualdade e investimentos em educação, disseram especialistas durante evento promovido por programa da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e parceiros em Porto Alegre.

Leia abaixo a nota do secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, sobre o impeachment da presidente do Brasil, Dilma Rousseff.

A ONU Mulheres cumprimentou a vice-procuradora-geral da República, Ela Wiecko, pela retidão ética e moral com a qual exerceu sua posição e por sua “defesa implacável dos direitos das mulheres”. Wiecko pediu para ser dispensada do cargo na terça-feira (30).

A relatora especial da ONU para os Direitos dos Povos Indígenas lamentou o que chamou de “ausência de progresso” na proteção dos direitos dos povos indígenas no país. As declarações constam em relatório do secretário-geral das Nações Unidas enviado à Assembleia Geral. Entre os principais desafios citados pela relatora está a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que transfere do Executivo para o Legislativo a palavra final sobre a demarcação de terras.

Relatório publicado pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) destacou os avanços na despoluição do Tietê, em São Paulo, nas últimas décadas, mas afirmou que o rio “continua altamente poluído” e que sua recuperação requer investimentos de longo prazo.

Documentário “Baía Urbana”, do biólogo Ricardo Gomes, será lançado em novembro. Produzido em colaboração com o Centro Mundial para o Desenvolvimento Sustentável (Centro RIO+), o filme mostra a vibrante vida marinha que resiste na Baía de Guanabara, apesar da poluição de seu corpo d’água, alvo de notícias no mundo todo antes e durante as Olimpíadas do Rio.

Em agosto, o Centro de Excelência contra a Fome, parceria entre o governo federal e o Programa Mundial de Alimentos (PMA), realizou uma missão na Libéria para apoiar o fortalecimento das iniciativas de nutrição do país. A Libéria assumiu compromissos que preveem a redução do déficit de estatura e o incentivo ao aleitamento materno.

Rede nacional do Pacto Global das Nações Unidas é pioneira no lançamento de um guia prático para que empresas dos dois setores adotem diretrizes de produção sustentáveis. Objetivo é garantir a preservação dos ecossistemas naturais, sociais e culturais de cada região do Brasil.

Livro “Poverty and the Millennium Development Goals” (Pobreza e os Objetivos do Desenvolvimento do Milênio) reúne textos de especialistas no tema do desenvolvimento sustentável. Um dos capítulos, escrito pelo diretor do Centro RIO+ da ONU, Rômulo Paes de Sousa, e pelo professor da Escola Nacional de Ciências Estatísticas (ENCE) Paulo de Martino Jannuzzi, aborda as políticas públicas brasileiras dos últimos anos para a erradicação da pobreza no país.

Estão abertas até o próximo dia 19 de setembro as inscrições para um concurso de fotografia para estudantes sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Os primeiros colocados ganharão equipamentos fotográficos.

Acesse aqui todas as oportunidades de estágio e trabalho: www.nacoesunidas.org/vagas/brasil e outras oportunidades e editais em www.nacoesunidas.org/tema/editais
Leia mais em www.onu.org.br e acesse nossas redes em www.nacoesunidas.org/redes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares