Câmara protesta contra inoperância do Estado do Rio em caso de estupro coleti

Moção foi proposta por Carlão. Diante do aumento no registros de estupros na RMC, ele também pede ao presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara Federal a realização de uma Audiência Pública na cidade

Campinas - A Câmara Municipal de Campinas aprovou, na sessão de segunda (30), Moção de Protesto contra a inoperância do Poder Público do Estado do Rio de Janeiro na condução das investigações do crime de estupro coletivo, cometido contra adolescente de 16 anos, na capital, semana passada, e a veiculação de imagens relacionadas na Internet. O autor da proposta é o vereador Carlão do PT, presidente da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania e membro da Comissão da Mulher da Câmara Municipal.

Ele também cobra celeridade na punição dos criminosos, o devido respeito à vítima e um plano emergencial para impedir que mais mulheres sofram esse tipo de violência no estado. Segundo o texto da Moção, o Rio de Janeiro é o estado brasileiro com mais ocorrências de estupro: 1 a cada 11 minutos, 4.725 de janeiro de 2014 até agora, sem contar os casos que não são registrados. Em todo o País, foram 47.646 estupros registrados somente em 2014, segundo o Anuário da Violência, 45% deles contra meninas de 13 anos de idade e 33% praticados por pessoas da família.

O documento é dirigido ao Ministério da Justiça. Carlão avalia que a jovem não teve seus direitos respeitados enquanto ser humano e vítima de de um crime hediondo quando, por exemplo, foi tratada de forma desrespeitosa pelo delegado que lhe perguntou se ela teria o costume de praticar sexo coletivo, ao colher seu depoimento. “Estes crimes não podem ficar impunes. A sociedade não pode ficar apenas chocada. É necessário se indignar, buscando Justiça e, sobretudo, refletindo sobre as raízes da cultura do estupro, que tem avançando assustadoramente”, diz o vereador.

Campinas

Na Moção, também são mencionados dados recentes da cidade de Campinas, que apontam aumento de 32% das ocorrências de estupro no primeiro quadrimestre deste ano em relação a 2015, conforme veiculado pela imprensa local. Na Região Metropolitana de Campinas (RMC) o aumento foi de 20%. Diante dessa situação, o vereador Carlão também enviou Ofício ao presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara Federal, deputado Padre João (PT-MG), pedindo a realização de uma Audiência Pública na Câmara de Campinas, para fazer um diagnóstico mais apurado da situação na região e traçar estratégias em conjunto para enfrentar o problema.


Da Assessoria de Imprensa do vereador 

Mais informações: (19) 3736-1314

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares