Teatro

V Simpósio Internacional Reflexões Cênicas Contemporâneas

Começa nesta segunda-feira 22/02 o V Simpósio Reflexões Cênicas Contemporâneas, que tem como objetivo estimular a integração dos conhecimentos especializados e atualizá-los na composição com todos interessados pelo assunto, garantindo o acesso a artistas, estudantes das Pós-Graduações, das Graduações, professores dos programas de graduação e pós-graduação e pesquisadores de doutorado, mestrado e iniciação científica, além da comunidade em geral.

O Simpósio trará palestras e debates com importantes pesquisadores das artes da cena, como Jean Grahan-Jones (EUA), Miguel Rubio Zapatta (Peru), Charles Feitosa (UNIRIO), entre outros, além de apresentações de processos com Tânia Farias (Ói Nóis Aqui Traveiz) e Teresa Ralli (Grupo Cultural Yuyachkani - Peru).

Outra novidade este ano é que o Simpósio abriu espaço para a Comunicação Oral de cerca de 60 projetos de pesquisa em andamento, de mestrandos, doutorandos e pesquisadores brasileiros e estrangeiros, a partir dos temas diretamente vinculados aos dias de debate.

O evento segue com apresentações artísticas, mesas e debates até dia 25/02.

Confira a programação completa em:
http://www.lumeteatro.com.br/projetos-academicos/jornada-internacional/simposio
 
PROGRAMAÇÃO | Ações artísticas, palestras e debates
das 18h15 às 22h - Auditório do Instituto de Artes - UNICAMP


➤ Dia 22/02/2016 | CORPO E PROCESSOS DESCOLONIAIS
A colonialidade, em diversos países, implementou a extração dos recursos naturais, a exploração através da conquista e controle de terras, a escravidão e a divisão de raças. Mais do que isso, houve um controle do conhecimento e da subjetividade, que foi emaranhada na questão da modernidade/colonialidade levando a uma geografia do conhecimento específica e a um controle da existência. Esse controle do conhecimento e da subjetividade atua em várias instâncias. Há diferenças epistêmicas em termos de entendimento do mundo que aparecem em cosmogonias, narrativas, saberes e práticas. Interessa-nos discutir questões sobre o pós-colonialismo e o descolonialismo a fim de pensar a prática e a arte da cena no Brasil.

Palestrantes: Jean Grahan-Jones (EUA)
Mesa de Debates: Verônica Fabrini (UNICAMP) e Eduardo Mendieta (EUA)
Mediação: Raquel Scotti Hirson (LUME)

➤ Dia 23/02/2016 | DESMONTAGEM 
Esse dia tem como objetivo problematizar o conceito de desmontagem. Serão apresentados processos criativos que explicitam, num só tempo, uma forma estética que contempla os caminhos da pesquisa do artista, expõe-se os modos de produção, as metodologias e conceitos de suporte da criação. Uma desconstrução de processos artísticos no qual revela-se os conteúdos imbricados no modo de fazer do artista. Desnuda os pontos de partida, seus desvios de rota e sua construção processual.

Processos: Tânia Farias - Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz e Teresa Ralli - Grupo Cultural Yuyachkani (Peru)
Debatedoras: Ana Cristina Colla (LUME) e Mara Lucia Leal (UFU)

➤ Dia 24/02/2016 | CORPO EM ARTE E POLÍTICA
Essa mesa pretende discutir a ideia do corpo como uma construção social, como uma realidade inacabada que não existe enquanto uma entidade autônoma e autossuficiente, mas que é constituído e afetado a todo instante pelos acontecimentos sociais, culturais e políticos que o cercam. Como, então, pensar esse corpo em sua dimensão fenomenológica, corpo próprio, corpo vivido, corpo que sou eu? Como que essa dimensão pode se relacionar com a dimensão coletiva do corpo? E como a arte contribui para a construção/experimentação desse corpo paradoxal?

Palestrante: Miguel Rubio Zapatta - Grupo Cultural Yuyachkani (Peru)
Mesa de Debates: Charles Feitosa (UNIRIO) e Ruy Filho (Editor da Revista Antro Positivo)
Mediação: Renato Ferracini (LUME)

➤ Dia 25/02/2016 | DANÇA E PERFORMATIVIDADE
Poderíamos ler em Feral que Performer, quer seja num sentido primeiro “de superar ou ultrapassar os limites de um padrão” ou ainda no sentido de “de se engajar num espetáculo, um jogo ou um ritual”, implica ao menos em três operações, diz Schechner. 1. ser/estar (“being”), ou seja, se comportar (“to behave”); 2. fazer (“doing”). É a atividade de tudo o que existe, dos quarks aos seres humanos; 3. mostrar o que faz (“showing doing”, ligado à natureza dos comportamentos humanos). Este consiste em dar-se em espetáculo, em mostrar (ou se mostrar). Essa performatividade que foca o primado da cena na ação e no processo de abertura de seu processo de feitura, enquanto uma ontologia da ação em ato, de certa forma, define a performance. Esse dia será dedicado a como alguns trabalhos de dança pensam seu fazer a partir desse território performativo.

Processos: Holly Cavrell (UNICAMP) e Ligia Tourinho (UFRJ)
Debatedoras: Ana Clara Cabral Amaral Brasil (LUME) e Tania Alice Feix (UNIRIO)
 
PROGRAMAÇÃO | Apresentação de Comunicações
das 14h às 18h - Ciclo Básico II - UNICAMP

 
➤ DIA 22 DE FEVEREIRO  |  SEGUNDA-FEIRA
Corpo e Processos Descoloniais
 
Ciclo Básico II - Sala PB03  |  Mediador: Edu de Maria
Sessão 1 - 14:00 às 15:45
Andréde Souza Macedo - (Re)escrita teatral na encenação: O transeunte enquanto colaborador.
Maria Fernanda Miranda - Quando o que se olha mostra como deve ser o entrelaçar: as mulheres de linhas do Vale do Urucuia.
Camila Silveira Duarte - Afecções e paisagens in transit: processos de desterritorialização e deslocamentos poéticos nas obras da artista afegã Lida Abdul.
Luciano Mendes de Jesus - As composições (quase) escondidas: escuta e experiência do Teatro Laboratório ao Workcenter of Jerzy Grotowski and Thomas Richards.
 
Intervalo 16:00 às 16:30 – Café na Sala PB04

Sessão 2 – 16:30 às 18:00
Lidia Olinto e Brisa Vieira - A perspectiva transcultural dos conceitos de linha orgânica e linha artificial de Jerzy Grotowski.
Jefferson Oliveira Delfino – O teatro negro e o negro no teatro.
Juliano Ricci Jacopini - O ator-dramaturgo em territórios corpográficos.

➤ DIA 23 DE FEVEREIRO  |  TERÇA-FEIRA
Desmontagem
 
Ciclo Básico II - Sala PB03  |  Mediadora: Maria Renata Furlanetti
Sessão 1 – 14:00 às 15:45
Fernanda Pimenta - Exaustão em Viewpoints: em busca de uma experiência poética.
Caue Camargo Santos - Tecido de Memórias: retalhos e costuras de um professor-artista.
Helena Cardoso Lixa - Os ruídos do caos sobre a mente vazia –  laços poéticos entre a cidade e o treinamento pessoal do ator.
 
Intervalo 15:45 às 16:15 – Café na PB06

Sessão 2 – 16:15 às 18:00
Alan Carlos Monteiro Júnior –É iqual, mas é diferente: O quente e o frio entre os processos de resignificação-em-arte da cia mundu rodá de teatro físico e dança.
Marcela Cavallini –Movimento Caracol.
Elisa Rossin - Mascaramentos contemporâneos: uma investigação da matéria em movimento.
Luciano Matricardi - O Performer” de Grotowski.
 
Ciclo Básico II - Sala PB04  |  Mediadora: Carolina Mandell
Sessão 1 – 14:00 às 15:45
Carla Medianeira Antonello - Ensaio: espaço de criação.
Rafael Resende Marques da Silva –Diálogos entre a Rússia e o Brasil.
Renata Asato - Do Teatro Nô à Dança Butô: um caminho para dizer "não".
 
Intervalo 15:45 às 16:15 – Café na PB06

Sessão 2 – 16:15 às 18:00
Karla Calasans de Mello –Nos En(tre)cantos de Dulcinea Del Toboso ou Dulcinea em cantata. Ana Elvira Wuo –Relações simbólicas estabelecidas na iniciação  clownesca do ator: rito de passagem ao território de comicidade.
Márcia Baltazar - A pesquisa dos vetores ósseos da Técnica Klauss Vianna para a formação continuada de atores.
Paulo Eduardo Cecconello –Sobre a Escritura dos Deuses: Orixás, travestismo e carnavalização como tecedura para a dramaturgia de Zora Seljan.
 
Ciclo Básico II - Sala PB05  |  Mediador: Camilo Scandolara
Sessão 1 – 14:00 às 15:45
Marisa Ribeiro Soares–O Palhaço em sua transgressão.
Kátia Celyane Farias Schmitt –Experiências criativas no processo de preparação do ator na televisão.
Bruno Parisoto –La Voix du Chat Noir: dobramentos por uma pesquisa somático-poética.

Intervalo 15:45 às 16:15 – Café na PB06

Sessão 2 – 16:15 às 18:00
Gleuter Alves Guimarães - Do Menino entre Bananeiras ao Adulto entre Palavras: Desmontagem de uma Trajetória de Poesia e Vida.
Iane Vianna Garcia –O Corpo é uma Festa: Brincadeira, Subjetividade e Afeto.
Renata Vendramin - Teia Dramatúrgica: trajetos sinuosos de uma atriz em fluxo e ritmo criativos.
Narciso Larangeira Telles da Silva - Desmontando a EITALC: práticas e pedagogias latino americana.

➤ DIA 24 DE FEVEREIRO  |  QUARTA-FEIRA
Corpo em Arte e Política
 
Ciclo Básico II - Sala PB03  |  Mediadora: Carolina Mandell
Sessão 1 – 14:00 às 15:45
Camila Damasceno Silva - Carne de açougueiro: a produção de corporeidades nos espetáculos do La Carnicería Teatro.
Francisco Roberto de Freitas - Corpo~Cordão: atando-se a uma política de identidade.

Intervalo 15:45 às 16:15 – Café no corredor

Sessão 2 – 16:15 às 18:00
Florencia Benitez-Schaefer –Cuerpo, Paz y Transformación.
Vivian Marina Redi Pontin - Experimentos e encontros de um corpo.
Sandra Regina Facioli Pestana –La Pocha Nostra: trajes de cena em performance.
 
Ciclo Básico II - Sala PB04  |  Mediador: Tiago Moreira Fortes
Sessão 1 – 14:00 às 15:45
Victor de Seixas –Repetir e sentir, Mimo Corpóreo treinamento e subjetividade.
Hussan Fadel Silvestre - PerformAção: o mundo mediado pela performance.
Renata Mazzei Batista –O aikido e a capoeira como fontes de inspiração para o trabalho do ator.

Intervalo 15:45 às 16:15– Café no corredor

Sessão 2 – 16:15 às 18:00
Desirée Pessoa –Ética do Corpo e Política nas Artes Cênicas.
Elias de Oliveira Pintanel –Em busca de um corpo estésico: conexões entre o corpo bioenergético e o corpo cênico.
Julio Santos de Castro –Destino Panidrom/RJ: Cidade-Evento.
 
Ciclo Básico II - Sala PB05  |  Mediador: Camilo Scandolara
Sessão 1 – 14:00 às 15:45
Vilma Campos dos Santos Leite –A aprendizagem com as máscaras a partir dos brincantes.
Andre Luiz Rodrigues Ferreira - Distúrbios ideológicos: comicidade e política em Leo Bassi.
Fausto de Lima Pereira Ribeiro –A Construção de Micro Narrativas Urbanas.

Intervalo 15:45 às 16:15 – Café no corredor

Sessão 2 – 16:15 às 18:00
Mariana Rotili –Matrimia ou O Cordão das Ancestrais: Mímesis Corpórea e Afetos Ciganos.
Paula Petreca –Três Peças para Arquitetura – Apontamentos para a Criação de Dança como Performances do Corpo na Cidade.
Romulo Santana Osthues –Como comunicam os palhaços – um nariz vermelho feito (de) mídia.
 
Ciclo Básico II - Sala PB06  |  Mediadora: Maria Renata Furlanetti
Sessão 1 – 14:00 às 15:45
Bruna Martins Reis - Sobre criar a “Borda” - uma dança de corpo fronteira.
Renata Domingos Volpato –Florescer do Clown: focalização do aspecto terapêutico e potencializador de alegria, espontaneidade e presença na arte do clown.
Nykaelle Barros - O corpo bufonesco.

➤ DIA 25 DE FEVEREIRO  |  QUINTA-FEIRA
Dança e Performatividade
 
Ciclo Básico II - Sala PB03  |  Mediadora: Elisa Belém
Sessão 1 – 14:00 às 15:45
Marcilio de Souza Vieira - Dança sobre águas claras: a construção de grupos e companhias de dança na UFRN por Edson Claro.
Ysmaille Ferreira de Oliveira - Orai pro Nobis: Teoria e prática de performances na Festa do Divino Espírito Santo na Amazônia.
Fernanda Helena Guedes Reis Teixeira dos Santos –Tomada de decisão na improvisação em dança de Katie Duck.
Dodi Leal - Combatividade corporal queer: quando a dança elabora uma arte marcial para questionar o gênero de um viado.

Intervalo 15:45 às 16:15 – Café na PB04

Sessão 2 – 16:15 às 18:00
Juliana Cunha Passos –Processos de criação em dança a partir de imagens.
Thais Helena D'Abronzo –O jogo das paixões corporais: a dança de Ilka Schönbein.
Ana Flávia Felice Nunes –Experimento Performático Pele N¹.
Andreia Dias Marques - A palavra modifica o mundo ao redor: ação da palavra e performatividade na dança contemporânea.
 
 
LUME - NÚCLEO INTERDISCIPLINAR DE PESQUISAS TEATRAIS DA UNICAMP
Rua Carlos Diniz Leitão, 150 - Vila Sta. Isabel - Campinas/SP - CEP: 13084-225
Tel.: 19 3289.9869 / 19 3289.3135

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