Projeto ‘Ruas de Histórias Negras’ é apresentado em escola



Projeto 'Ruas de Histórias Negras' é apresentado em escola

Homenagem a Grande Otelo foi neste domingo (22), na rua que leva o nome do artista, na Vila união

Campinas, novembro de 2015- O mandato do vereador Carlão do PT está apresentando o seu projeto 'Ruas de Histórias Negras' em escolas da cidade. Na manhã desta quinta (19), a apresentação foi para 270 alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Emílio Miotti, no Jardim Santa Lúcia. O diálogo incluiu vários aspectos relacionados à discriminação racial, com grande participação dos alunos (Fundamental 2), professores e outros funcionários.

Carlão falou sobre a importância do acesso das novas gerações ao conhecimento da história e cultura do povo negro para a promoção da igualdade racial, conforme previsto na lei federal 10.639/03, que determina o ensino deste conteúdo em todas as escolas públicas e privadas. A comendadora Edna Lourenço, presidente do grupo Força da Raça e responsável pela pesquisa de conteúdo do projeto, falou sobre igualdade de oportunidades e sobre Grande Otelo, que dá nome a uma rua da Vila União, entre outras personalidades negras que denominam ruas, praças e locais históricos da cidade e que estão recebendo as placas do 'Ruas de Histórias Negras'.

Todos os professores receberam um certificado. A direção da escola agradeceu e pediu que a apresentação seja realizada também para os alunos do período da tarde, em nova data a ser marcada. O mandato já fez contato com algumas escolas da região da Vila União e está aberto a outras solicitações.

Grande Otelo

Essa apresentação integra a homenagem feita pelo mandato de Carlão a Grande Otelo, na rua que leva seu nome na Vila União, no último domingo (22), às 10 horas. Grande Otelo é o pseudônimo de Sebastião Bernardes de Souza Prata, um dos artistas brasileiros mais completos da nossa história, já que sua obra inclui atividades como ator, cantor, escritor e compositor. Fez muito sucesso no Teatro de Revista e como comediante em filmes brasileiros na década de 1940 e 1950.

Trazer à luz informações como essas de Otelo é o objetivo de Carlão com o Projeto, resgatando a relevante contribuição dos afrodescendentes na construção da cidade e do país. Além da Rua Grande Otelo, outros quatorze locais já contam com a placa: Capela Nossa Senhora do Fundão (Rua da Abolição), Rua Mestre Tito (Vila Industrial), Praça José Neves Balthazar (Vila Castelo Branco), Alameda Central do Cemitério da Saudades (Sepultura do Escravizado Toninho), Estátua da Mãe Preta (Praça Anita Garibaldi, Rua Cônego Cipião, Centro), Cemitério dos Cativos (Largo São Benedito, Centro), Rua Luís Gama (Bairro Bonfim), Avenida Francisco Glicério (Centro), Catedral Metropolitana (Centro), Rua 13 de Maio (Centro), Largo das Andorinhas (Centro), Largo da Santa Cruz (Cambuí), Rua Laudelina de Campos Mello (Parque Itajaí) e Rua da Abolição. Ao todo, em 42 locais indicados por Carlão já foi autorizada a instalação de placas, que está sendo realizada pela Setec (Serviços Técnicos Gerais).

  • Com informações do Projeto 'Ruas de Histórias Negras', de autoria do vereador Carlão (Campinas-SP), cuja pesquisa foi realizada pela comendadora Edna Almeida Lourenço com apoio da historiadora Alessandra Ribeiro.

Obs.: Os 42 locais que receberão as placas podem ser conferidos em: http://www.carlaopt.com.br/2015/11/ruas-de-historias-negras-resgata.html

Próximas atividades do mês:

Lançamento de livro sobre a história de Dona Laudelina de Campos Mello
Dia 24 de novembro, às 18 horas, na Câmara Municipal (Avenida Engenheiro Roberto Mange, nº 66, bairro Ponte Preta).

Comissão da Verdade da OAB sobre a Escravidão Negra no Brasil
Dia 26 de novembro (quinta-feira), 14 horas, no Plenário da Câmara Municipal (Avenida Engenheiro Roberto Mange, nº 66, bairro Ponte Preta). Debate Público de apresentação da Comissão.

Homenagem a José Neves Balthazar
Dia 29 de novembro (domingo), às 10 horas, na Praça José Neves Balthazar (Vila Castelo Branco).

Mais informações (19) 3736-1310/ (19) 988.380.781


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares