Unicamp Notícias – 16/01/2014

 

 

 

Tecnologia de empresa filha previne fraude no Bolsa Família

Griaule Biometrics, empresa com origem no estado de Goiás, leva tecnologia brasileira de identificação biométrica para o Brasil e para o mundo

 

Uma tecnologia desenvolvida pela Griaule Biometrics, empresa Filha da Unicamp, vai prevenir fraudes no pagamento de benefícios no Brasil – entre eles aposentadorias e recursos do Programa Bolsa Família. O sistema de identificação biométrica será implantado em 25 mil terminais lotéricos da Caixa Econômica Federal a partir desse ano, por meio de uma parceria com a empresa Diebold, líder global em automação bancária e eleitoral. O gerente de desenvolvimento de novos negócios da Griaule, Ruy Flávio de Oliveira, explica que o sistema será responsável pela coleta, armazenamento e segurança dos dados biométricos dos cerca de 10 milhões de clientes do banco. "O reconhecimento das impressões digitais vai substituir as senhas como principal meio de identificação dos usuários da Caixa, aumentando a segurança e facilitando a consulta nos terminais eletrônicos do banco pelos clientes", disse.

 

A Caixa Econômica Federal não é a primeira instituição pública nacional a contar com a tecnologia da Griaule para combater fraudes e garantir com precisão a identidade dos cidadãos.

 

A primeira parceria com empresa Diebold, que fornece as urnas eletrônicas utilizadas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), garantiu a incorporação da tecnologia da Griaule de captura de impressões digitais às urnas eletrônicas brasileiras. De acordo com Marco Lallo, diretor de projetos da Diebold, "os diferenciais da Griaule frente aos concorrentes foram a facilidade de integração com a interface do TSE e a eficiência do software de identificação de impressões digitais". O sistema captura, em menos de cinco segundos, as impressões digitais do eleitor.

 

A Fundação Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente (CASA, antiga FEBEM), a Secretaria de Segurança Pública do Estado de Tocantins e os Departamentos Estaduais de Trânsito (Detran) de Pernambuco, Santa Catarina e Minas Gerais também utilizam a tecnologia da Griaule.  No caso do Detran, a tecnologia captura eletronicamente as impressões digitais dos 10 dedos, foto e assinatura da pessoa em um processo que dura apenas dez minutos e evita fraudes no processo de emissão de carteiras de motorista. Já no caso da Fundação CASA, onde até agora o sistema foi adotado em 72 unidades, o sistema também armazena outros sinais como tatuagens, cicatrizes e marcas de nascença.

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Ciência & Arte nas Férias - Lições de Caroline aos 'cafianos'

Ela fez o Ciência & Arte nas Férias (CAF), hoje é monitora e cursa alimentos na Unicamp

 

 

 

Ainda com a fisionomia de estudante do ensino médio, a jovem Caroline Melo Santos, 20 anos, engana à primeira vista. Ela poderia ser facilmente confundida como uma das participantes do Programa Ciência & Arte nas Férias (CAF). Monitora do programa, Caroline é um caso raro de quem soube aproveitar como poucos as oportunidades que a vida oferece. Há quatros anos, em janeiro de 2010, ela conhecia pela primeira vez a Unicamp na condição de participante do CAF. Dali para frente decidiu que a Universidade seria a sua segunda casa. Concluiu o programa no mesmo ano, deu sequência ao ensino médio público, se inscreveu no ProFIS (Programa de Formação Interdisciplinar Superior), e hoje está no terceiro semestre do disputado e reconhecido curso da Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA).

Caroline: 'Depois que participei, senti que poderia ser uma aluna da Unicamp'

 

Ainda com a fisionomia de estudante do ensino médio, a jovem Caroline Melo Santos, 20 anos, engana à primeira vista. Ela poderia ser facilmente confundida como uma das participantes do Programa Ciência & Arte nas Férias (CAF). Monitora do programa, Caroline é um caso raro de quem soube aproveitar como poucos as oportunidades que a vida oferece. Há quatros anos, em janeiro de 2010, ela conhecia pela primeira vez a Unicamp na condição de participante do CAF. Dali para frente decidiu que a Universidade seria a sua segunda casa. Concluiu o programa no mesmo ano, deu sequência ao ensino médio público, se inscreveu no ProFIS (Programa de Formação Interdisciplinar Superior), e hoje está no terceiro semestre do disputado e reconhecido curso da Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA).

"Sempre sonhei em estudar aqui na Unicamp e vi no Ciência & Arte uma oportunidade de conhecer melhor a Universidade. Terminando o programa, eu fiquei sabendo do ProFIS, que ainda estava em fase final de implementação. Fiz dois anos de ProFIS, entrei na graduação e agora estou aqui como monitora. No contato inicial com os alunos do Ciência & Arte, a primeira coisa que falei foi no sentido de que aproveitem isso aqui ao máximo. O Ciência & Arte foi minha porta de entrada para a Unicamp, um sonho de milhares de jovens. Depois que eu participei, senti que poderia ser uma aluna da Unicamp, mesmo vindo de escola pública", lembra Caroline.

 

Enquanto muitos colegas estão aproveitando as férias, a universitária decidiu que iria colaborar com aqueles que, como ela no passado, trocaram o período de descanso por um estágio na Universidade. "Eu gosto da Unicamp e das atividades que são promovidas aqui. É uma oportunidade de vivenciar o Ciência & Arte nas Férias por um ângulo diferente. Hoje não estou mais descobrindo a Unicamp, estou ajudando outros jovens a descobrirem aquilo que me estimulou em 2010. Nesta primeira semana como monitora senti que os alunos estão bastante interessados e até deslumbrados com a Universidade. No primeiro dia, eles perguntavam: 'nossa, mas a Unicamp é tão grande assim? Mas a gente ainda está dentro do campus?'", relata a monitora.

Há 12 anos a Unicamp promove o Ciência & Arte nas Férias. Coordenado pela Pró-Reitoria de Pesquisa (PRP), a atividade permite que estudantes de escolas públicas do ensino médio da região de Campinas façam, durante as férias escolares de verão, um estágio nos laboratórios da Universidade. No total, já passaram pelo CAF aproximadamente 1,5 mil estudantes, muito dos quais tiveram suas vidas alteradas pelo fascínio da ciência.  

Os 'cafianos', como são conhecidos os participantes do programa, vivenciam na teoria e na prática atividades ligadas às grandes áreas do conhecimento -  Artes, Ciências Humanas, Ciências Exatas e da Terra, Ciências Biológicas e da Saúde e Tecnologia. No período que estão na Universidade eles são supervisionados por pesquisadores e docentes. Só na edição deste ano, são oferecidas dez oficinas e diversos estágios individuais em laboratórios. Ao final dos 30 dias, os participantes apresentam um projeto científico, na forma de pôster, e recebem um certificado.

Professora Marília Brandão: vivência é também um estímulo para nós

 

 

Quebrando a redoma
A participação no CAF tem estimulado e permitido que outros jovem entrem na Unicamp, seja pelo Vestibular ou ProFIS, ressalta o coordenador da iniciativa, o professor Fernando Antônio Santos Coelho, assessor da PRP. De 2009 para cá, os 'cafianos' já somam dez aprovações no ProFIS, duas no Vestibular Nacional e outras duas no Colégio Técnico de Campinas (Cotuca), segundo levantamento da organização do programa. 

"A partir do momento em que o aluno participa do Ciência & Arte, ele desmistifica um pouco o que é a Unicamp. Quando este estudante é envolvido pelas atividades do CAF, ele tem a sua autoconfiança melhorada. Isso abre perspectivas reais para que ele volte mais tarde como um aluno da Universidade. Além do programa abrir a Universidade para esta comunidade de estudantes, abre também esta perspectiva de que estar na Unicamp não é um bicho de sete cabeças", avalia Fernando Coelho. 

 

A opinião de Coelho é compartilhada pelo pesquisador Luis Ribeiro Vilela Filho, que ministrava na manhã de quarta-feira (15) na Faculdade de Engenharia Agrícola (Feagri) uma atividade sobre matas ciliares. De acordo com ele, o CAF permite quebrar uma espécie de redoma que existe entre a Unicamp e a realidade de muitos jovens, sobretudo àqueles de escolas públicas, como Caroline.  

"O fato destes jovens ficarem um mês participando de atividades, fazendo uma espécie de iniciação científica condensada, é fundamental porque desperta o interesse pela ciência. Além do mais, quem está de fora, geralmente vê a Unicamp como uma redoma, um centro de excelência restrito. Mas ao vivenciarem a realidade da Universidade, estes estudantes percebem que aqui dentro existem pessoas normais e isso os estimula a pensarem que um dia poderão estar aqui dentro", opina o pesquisador. A oficina ministrada por ele tratou das exigências legais e das práticas sociais envolvendo áreas de proteções ambientais.

 

 

Oficinas e histórias
Coordenadora de outra oficina, a artista plástica Marília Machado Brandão Curi, docente do Instituto de Artes (IA), transmitia toda a empolgação de estar com os jovens do ensino médio. "Eles são muito interessados e dedicados, é também um estímulo para nós. A atividade do Ciência & Arte é maravilhosa, já é a minha 5ª edição. O programa proporciona uma vivência muito rica", elogia a professora que ensina aos alunos a arte da pintura em cerâmica. 

 

O Ciência & Arte tem revelado jovens apaixonados, como Camilla Ayres, 16 anos, estudante da Escola Estadual Professor Paulo Luiz Decourt (Jardim Vonz Zubem, Campinas). A mais entusiasmada do grupo que participava de uma oficina sobre animação, Camilla logo se prontificou a falar com o Portal da Unicamp

 

"Estou adorando, me divertindo muito. Nunca imaginei que viria para a Unicamp. A universidade é outro mundo. Pensamos na Unicamp somente no vestibular, mas eu descobri que existem vários projetos em que podemos participar antes do vestibular. O meu sonho é fazer engenharia mecânica, meu pai trabalha com venda de peças automotivas, o meu avô cuida de máquinas agrícolas e meu tio trabalha com a mecânica de câmbios. Acho que vem um pouco daí", conta a jovem.

 

Camilla Ayres: entusiasmo e descoberta

 

Nadine Fernanda Palma Blair, 17 anos, buscava informações com a monitora Caroline sobre o ProFIS, o curso piloto de ensino superior da Unicamp voltado aos estudantes do ensino médio de escolas públicas de Campinas. "Estava perguntando a ela e achei bem legal a proposta. Tem um colega que disse que vai fazer. Confesso que não tinha interesse na Unicamp, estava pensando na USP, mas depois que vim pra cá já estou mudando de opinião", revela mais uma 'cafiana' encantada com a Unicamp.

 

Caroline Santos alerta, no entanto, que nem tudo são flores no meio universitário. "A graduação está bem difícil, principalmente as matérias mais pesadas do Ciclo Básico, como cálculo, física e geometria. É necessária uma carga muito pesada de estudos, mas estou conseguindo levar porque gosto bastante. Então, apesar das dificuldades, eu estou me mantendo firme", reconhece a universitária.  E a saída é neste sentido mesmo, admite o coordenador do CAF Fernando Coelho. "Perseverem e mantenham o foco nos seus objetivos. O Ciência & Arte mostra apenas o caminho", ensina o professor que atua no Instituto de Química (IQ) da Unicamp. 

 

 

 

 

Química abre portas para o ensino médio

Evento "Química em Ação" oferece a estudantes do ensino médio a oportunidade de fazer experimentos em laboratório da universidade

 

Cerca de 80 estudantes do ensino médio de escolas públicas de Campinas participam, ao longo desta semana, do programa Química em Ação, realizado pelo Instituto de  Química (IQ) da Unicamp, assistindo a palestras de professores, realizando experimentos nos laboratórios do IQ – inclusive um para a produção de sorvete – e, também, participando de uma excursão ao Museu da Língua Portuguesa à Fundação Catavento Cultural, em São Paulo.

"O objetivo dos experimentos é mostrar a química que existe por trás do cotidiano, ilustrar os conceitos que os alunos veem nas aulas na escola e mostrar também que a universidade não é uma coisa inatingível", disse uma das organizadoras do evento, Rita Zacardi de Souza. Na sexta-feira, último dia do Química em Ação com estudantes, haverá uma atividade de orientação pessoal com psicóloga. "Será uma dinâmica de orientação pessoal que vai abordar as opções futuras dos estudantes, incluindo as profissionais", explicou a professora Adriana Vitorino Rossi, coordenadora-geral do evento.

 

"Vários estudantes que participam do Química em Ação depois reaparecem em outras atividades e programas da Unicamp", acrescentou outra organizadora, Acácia Adriana Salomão. "Achamos gente do Química em Ação no Profis", disse ela, referindo-se ao programa de inclusão social da universidade para estudantes de graduação. Este ano marca a quinta edição do evento. "A gente quebra esse paradigma de que a universidade não é para aluno de escola pública", acrescentou, afirmando ainda que os estudantes são interessados e assíduos: mesmo em plenas férias, a maioria dos inscritos participa de todas as atividades da semana.

Leia mais: Química abre portas para o ensino médio

 

 

 

 

Livro explora criação coletiva de rede social

 

Os moradores do bairro Vila União, na cidade de Campinas, contam com uma rede social própria, o Vila na Rede, desenvolvido pelos próprios moradores, em parceria com pesquisadores da Unicamp e do Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer (CTI), do governo federal, como parte do projeto e-Cidadania. Essa experiência de codesign – "um processo compartilhado de se fazer design, onde o designer atua como um facilitador. Boas 'ideias' podem vir de qualquer lugar ou qualquer pessoa", como explica a pesquisadora Maria Cecília Baranauskas, do Instituto de Computação (IC) da Unicamp – é explorada a fundo no livro Codesign de Redes Digitais, do qual Baranauskas é uma das organizadoras. A obra foi lançada em 2013, como parte da celebração dos 30 anos do Núcleo de Informática Aplicada à Educação (Nied) da Unicamp, durante a Conferência Brasileira de Informática na Educação.

 

Dividido em 15 capítulos, escritos por 17 diferentes autores, o livro discute as bases teóricas da proposta, apresenta estudos de caso e olha para o futuro, apresentando e discutindo tendências em sistemas inclusivos. "Dentre os pesquisadores, vários desenvolviam na época teses de doutorado ligadas ao tema do projeto", disse Baranauskas. Além dela, são também organizadores do livro Maria Cecília Martins, do Nied, e José Armando Valente, do Instituto de Artes (IA) da Unicamp.

 

"Na narrativa que este livro ofereceu, ao longo de cada capítulo, 'usuário' não é mais o termo apropriado" para se referir à pessoa que interage com o sistema de informática, disse a pesquisadora. A partir da experiência de codesign, o participante traz "sua vida inteira para a situação, sua cultura, emoção, experiência". 

 

Leia, abaixo, os principais trechos da entrevista concedida, via e-mail, por Maria Cecília Baranauskas ao Portal Unicamp: Livro explora criação coletiva de rede social

 

 

 

 

 

 

Representante etíope busca parceria com a Unicamp

 

O primeiro secretário da Embaixada da Etiópia no Brasil esteve na última segunda-feira (13) na Unicamp. Siraj Abdella se encontrou com o docente Luis Augusto Barbosa Cortez, vice-reitor executivo de relações internacionais da Universidade. O objetivo da visita, conforme o representante etíope, foi discutir a possibilidade de parcerias acadêmicas entre a Unicamp e a Universidade de Jimma, uma das maiores universidades públicas do país. A universidade de Jimma foi criada em 1999, resultado da fusão da Escola Superior de Agricultura e do Instituto de Ciências da Saúde.

 

 

 

 

 

Unicamp recebe crianças do evento Férias no Museu

Duzentas crianças visitarão o Museu ao longo do mês. Cerca de 1.500 já passaram pelo evento, que tem dez edições

 

Quarenta crianças chegaram ao Museu Exploratório de Ciências (MC) da Unicamp agraciados pelo lindo dia ensolarado. Vieram para dois dias de atividades recreativas no evento batizado de Férias no Museu, promovido pelo próprio MC neste mês de janeiro, férias de verão. A maioria é filho de funcionários, alunos e docentes da Universidade. Na manhã desta segunda-feira (13), eles foram recebidos por mais de dez monitores, que prepararam uma ampla programação para integrar as crianças na sede do Museu, no ponto alto da Unicamp, próximo à Funcamp.

O Museu Exploratório de Ciências se coloca como um espaço de educação, lazer e acessibilidade social. Através de seus projetos multidisciplinares e interativos, atua sobretudo na disseminação da cultura científica, estimulando a curiosidade e a construção do pensamento crítico. Seu público-alvo é o infanto-juvenil.

Leia mais: Unicamp recebe crianças do evento Férias no Museu

 

 

 

 

 

Ação de proteína abre frente para tratamento da leucemia

Estudo desenvolvido no Hemocentro fundamenta artigo publicado no Journal of Leukocyte Biology

Após três anos de pesquisa básica realizada no Hemocentro da Unicamp a partir de um novo gene descrito pelo grupo de pesquisa da médica hematologista Sara Teresinha Olalla Saad, acaba de ser publicado, no Journal of Leukocyte Biology, o artigo de capa "FMNL1 promove a proliferação e migração de células leucêmicas".

O artigo foi escrito pela farmacêutica-bioquímica Patrícia Maria Bergamo Favaro durante parte de seu pós-doutorado na Unicamp, em 2010. A pesquisa mostra a ação da proteína FMNL1 – mesmo nome do gene – na migração e proliferação das células leucêmicas e abre a possibilidade de usá-la como novo alvo terapêutico para o tratamento da leucemia.

 

 

 

 

Estudo revela aumento da cobertura florestal em SP

Trabalho ganhou prêmio da Capes de melhor tese na área de Ciências Ambientais

A área coberta por florestas no Estado de São Paulo vem aumentando progressivamente desde a década de 90 do século passado, trazendo benefícios ecológicos e para a biodiversidade, mas também criando desafios econômicos e sociais. As causas do fenômeno são multifacetadas: envolvem desde um aumento da consciência ambiental, nos municípios afetados, à pressão internacional por produtos "ecologicamente corretos", passando pelas crises econômicas dos anos 80 e 90 que levaram muitos produtores a abandonar suas terras, diz Juliana Sampaio Farinaci, autora da tese de doutorado "As novas matas do Estado de São Paulo: um estudo multiescalar sob a perspectiva da Teoria da Transição Florestal". O estudo, defendido no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Unicamp, no programa de doutorado interdisciplinar em Ambiente e Sociedade do Núcleo de Estudos e Pesquisas Ambientais (Nepam), foi orientado pelo professor Mateus Batistella e coorientado pela professora Cristiana Simão Seixas.

 

 

 

Medidas podem reduzir em 20% emissões de gases da pecuária

Estimativa integra estudos de projeto internacional que avalia impactos da atividade no âmbito do efeito estufa

 

 

 

 

 

 

Agenda

(Seminários, Workshops, Exposições, Cursos, Música, Projetos)

 

 

 

Vestibular 2014 - Habilidades específicas começam no dia 20

De acordo com o calendário do Vestibular Unicamp 2014, as provas de habilidades específicas serão realizadas entre os dias 20 e 23 de janeiro de 2014, com exceção dos cursos de música. Mais em www.comvest.unicamp.br

 

 

 

19.1.2014

Conheça cursos oferecidos pelo CEL

O CEL (Centro de Ensino de Línguas), através da Escola de Extensão da Unicamp (Extecamp), informa que estão abertas as inscrições para os seguintes  Cursos de Línguas:
Inglês Básico I e V
Preparação para Exames I (Inglês)
Espanhol Intermediário I
Francês Básico I

As inscrições devem ser feitas pelo site da Extecamp até o dia 19 de janeiro de 2014. O início das aulas está previsto para os dias 24 e 25 de fevereiro. Para obter todas as informações relacionadas a cada curso oferecido, acesse o site do CEL ou o site da Extecamp. Se necessário, para mais esclarecimentos, entre em contato com a Secretaria de Extensão do CEL pelos telefones 19-3521-1984 e 3521-1986, e-mail curso.extensao@cel.unicamp.br

 

 

 

21.1.2014

Artbook na Galeria de Arte

A Galeria de Arte da Unicamp recebe, entre 21 e 31 de janeiro, a exposição "Art Book – A construção de uma enciclopédia de artistas". A mostra, que pode ser visitada de segunda a sexta-feira das 9 às 17h, é resultado final da dissertação de mestrado de Bruno Moreschi, artista e acadêmico do curso de Artes Visuais do Instituto de Artes da Unicamp. Bruno Moreschi reuniu trabalhos de 50 artistas inventados, tornando a enciclopédia diferente das convencionais por se tratar de conteúdo inteiramente ficcional. O trabalho apresenta biografias, imagens de trabalhos e declarações de 50 artistas e imagens de suas mais de 300 obras feitas em tamanho real. Todo o material, inclusive as obras fotografadas, os textos e a diagramação das páginas, foi produzido pelo próprio artista. Isso inclui pinturas, fotografias, desenhos, esculturas, instalações e performances (com atores dirigidos pelo artista). O resultado é uma publicação, em português, inglês e espanhol, que se assemelha a outras enciclopédias verdadeiras encontradas em bibliotecas e livrarias. Na mostra, exemplares da enciclopédia estão à disposição do público para serem lidos. Além disso, nas paredes do espaço expositivo, estudos, rascunhos e outros materiais trazem detalhes de como foi o processo de produção, que levou quase três anos. A obra e sua pesquisa foram parcialmente financiadas pela Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa de São Paulo), pela Funarte (Fundação Nacional de Artes) e por uma residência artística em Coimbra, Portugal, da Associação Iberoamericana de Pós-graduação (AUIP). A orientação é da professora Lygia Arcuri Eluf, que assina o texto da exposição. No dia 31 de janeiro, durante o encerramento da mostra, o artista Bruno Moreschi irá realizar sua defesa de mestrado. O evento e a exposição são gratuitos e abertos ao público. 

A Galeria de Arte Unicamp fica na rua Sérgio Buarque de Holanda, s/n, térreo da Biblioteca Central 'Cesar Lattes", Cidade Universitária, em Barão Geraldo, Campinas/SP. Outras informações pelos fones (19) 3521-6561 e 3521-7453 e no site do Instituto de Artes.

 

 

 

23.1.2014

Simpósio de excelência em ensino superior

O simpósio reúne especialistas e líderes em educação superior, que vai analisar os principais elementos que caracterizam as melhores universidades de pesquisa no mundo. As conclusões serão úteis para sugerir medidas a serem tomadas pelas universidades, governo e agências de financiamento no Brasil na implementação de ações voltadas para o desenvolvimento de algumas universidades brasileiras como a educação de classe mundial e instituições de pesquisa. Programação e outras informações no link www.fapesp.br/eventos/highereducation

 

 

 

24.1.2014

Solenidades de colação de grau dos formandos 2013 da FCA

A Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA) da Unicamp, em Limeira, promove em janeiro as solenidades de colação de grau dos formandos 2013. Dia 24, às 17 horas, curso de Nutrição; dia 28, às 18 horas, curso de Ciências do Esporte; e dia 31, às 18 horas, cursos de Engenharia de Manufatura e Engenharia de Produção. Os eventos acontecem na Sala da Congregação (UL12) da Faculdade.

 

 

25.1.2014

Feira "Fazendo Arte na Estação"
tem foco no público infanto-juvenil

A feira cultura "Fazendo Arte na Estação", que acontece no dia 25 de janeiro, das 14 às 17h, na Estação Guanabara, terá foco no público infanto-juvenil e irá oferecer uma programação variada. O evento contará com as apresentações do vídeo "Brilha Mundo" e da peça de teatro "Uma escada chamada letramento", do Grupo Educere, além de atividades de dança e contação de histórias, da ONG CEDAI. Outras atrações do "Fazendo Arte na Estação", que é organizado pelo Cis Guanabara, órgão da Pró-reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (Preac), são mostras do cartunista Dalton, brinquedoteca, cama elástica e o Projeto Troca de Livros. Mais informações no site do evento ou pelo telefone 19-3231-6369.
SERVIÇO
Evento: Feira cultura "Fazendo Arte na Estação"
Data: 25 de janeiro
Horário: das 14 às 17 horas
Local: Estação Guanabara (rua Mário Siqueira, 829, Botafogo, Campinas)
Informações: www.cisguanabara.unicamp.br
Fone: 19-3231-6369

 

 

30.1.2014

Exposição global "Túnel da Ciência Max Planck" estreia em SP no Ano da Alemanha no Brasil

Para celebrar a Temporada da Alemanha no Brasil, a cidade de São Paulo recebe a mostra global "Túnel da Ciência Max Planck". Inédita no Brasil, a exposição estará aberta ao público entre 30 de janeiro e 21 de fevereiro de 2014, no Centro de Convenções do Shopping Frei Caneca, em São Paulo. O Túnel da Ciência, realizado pela Sociedade Max Planck, abordará os grandes temas da pesquisa básica desde o seu ponto de partida, mostrando as possibilidades e oportunidades científicas e tecnológicas para as inovações mais transformadoras do futuro.

Com entrada gratuita e direcionada ao público acima de 12 anos, trata-se da maior e mais interativa exposição do mundo na área de educação para as ciências. No âmbito da Temporada "Alemanha + Brasil 2013-2014", a exposição é realizada pela Sociedade Max Planck e apresentada pela Asas Produções (empresa do Grupo Asas), com patrocínio do Centro de Convenções Frei Caneca, Siemens, ZF do Brasil, Ministérios da Educação e Pesquisa e das Relações Exteriores da Alemanha, Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação do Brasil e apoio premium da Volkswagen e ThyssenKrupp.

Palestra com Prêmio Nobel e agenda paralela de mesas redondas e seminários

No dia 29 de janeiro, Dr. Erwin Neher, Prêmio Nobel de Medicina e Fisiologia em 1991 e pesquisador da Sociedade Max Planck, realizará no Teatro do Shopping Frei Caneca uma palestra sobre a sua carreira e atuação no segmento da pesquisa fundamental para estudantes do ensino médio à pós-graduação. Também está prevista uma programação paralela de mesas redondas com renomados pesquisadores da Sociedade Max Planck e do Brasil para jovens pesquisadores e cientistas. Os interessados podem obter informações sobre o Túnel da Ciência em www.tuneldaciencia.com.br ou pelo email info@dwih.com.br.

 

SERVIÇO
Exposição "Túnel da Ciência Max Planck"
Período: 30 de janeiro a 21 de fevereiro de 2014
Local: 6º andar do Centro de Convenções do Shopping Frei Caneca (Rua Frei Caneca, 569)
Classificação: 12 anos
Horários: De segunda a sexta-feira, das 8h às 19h. Aos sábados e domingos das 12h às 19h
Entrada: gratuita

 

 

 

 

 

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