Boletim semanal da ONU Brasil – No 134 – 31/12/2013
Acesse o www.twitter.com/ONUBrasil, o www.facebook.com/ONUBrasil e nossas demais redes: www.onu.org.br/redes
Assembleia Geral da ONU aprova Década Internacional de Afrodescendentes
Intitulada "Pessoas Afrodescendentes: reconhecimento, justiça e desenvolvimento", a Década será celebrada de 2015 a 2024 para reforçar o combate ao preconceito, à intolerância, à xenofobia e ao racismo.
Nações Unidas fazem retrospectiva de 2013
Documentário de pouco mais de 13 minutos aborda o trabalho da Organização no ano de 2013. A produção é da TV ONU e a adaptação para o português do UNIC Rio de Janeiro.
2013: O trabalho da ONU em imagens
Para marcar a atuação das Nações Unidas em todo o mundo, a ONU Brasil selecionou algumas das imagens que marcaram o ano 2013. São mais de 60 fotos pelo mundo.
Assembleia Geral da ONU aprova orçamento de 5,5 bilhões de dólares para 2014-2015
Valor é menor que os gastos finais do biênio anterior. Secretário-geral manifesta desapontamento por falta de acordo sobre a política de mobilidade e melhoria do regime de parcerias com o setor privado.
ONU adota resolução sobre segurança dos jornalistas e proclama data pelo fim da impunidade
Resolução da Assembleia Geral condena todo tipo de ataque e violência contra profissionais de mídia e proclama 2 de novembro como Dia Internacional pelo Fim da Impunidade de Crimes contra Jornalistas.
Avançam preparativos da conferência para a paz na Síria, diz chefe da ONU
Ban Ki-moon pede que países com influência sobre os envolvidos no conflito façam o possível para acabar com a guerra e estimular acordo de paz. Reunião deve ser realizada no fim de janeiro na Suíça.
ONU: Haiti faz progresso notável após terremoto e epidemia de cólera, mas ainda tem problemas agudos
Quase 90% dos deslocados já deixaram os campos. Incidência de cólera reduziu mais de 50% e número de atingidos por insegurança alimentar severa caiu de 1,5 milhão em janeiro para 600 mil em outubro.
América Latina tem terceira maior taxa de gravidez na adolescência do mundo, diz Banco Mundial
Estudo indica que, de mil mulheres, 72 tiveram filhos entre 15 e 19 anos na região. África subsaariana e sul da Ásia estão na frente com 108 e 73 filhos, respectivamente, para mil mulheres.
Relatório da UNESCO destaca importância da igualdade e da qualidade da educação
Relatório de Monitoramento Global de Educação Para Todos será lançado simultaneamente no Brasil e na Etiópia, em 29 de janeiro. As inscrições para o evento em Brasília, com entrada livre, podem ser feitas até 22 de janeiro.
Seleção Brasileira é tetracampeã em torneio internacional de futebol feminino
Em todas as partidas, jogadoras brasileiras entraram em campo levando a faixa da iniciativa "O Valente não é Violento", parte da campanha "UNA-SE Pelo Fim da Violência Contra as Mulheres".
Jovens portugueses recém-formados deixam país em busca de emprego
Apesar de terem concluído os estudos em universidades classificadas entre as melhores do país e do mundo, muitos jovens se veem forçados a deixar Portugal em busca de melhores oportunidades.
Nações Unidas saúdam esforço de mediação para resolver pacificamente conflito no Sudão do Sul
Mais de mil pessoas morreram e 180 mil estão deslocadas desde 15 de dezembro, quando o governo disse ter havido uma tentativa de golpe de Estado. Já são 75 mil os civis abrigados em bases da ONU.
República Centro-Africana: ONU alerta que crianças estão sendo mutiladas em meio à crise
"Estamos testemunhando níveis sem precedentes de violência contra as crianças", disse o representante do UNICEF no país. Agência está ajudando a criar espaços seguros para civis.
Filipinos comemoram o Natal menos de dois meses após o tufão Hayan
Com decorações de Natal improvisadas de materiais reciclados, filipinos manifestam o desejo de comemorar a data em família como um símbolo de esperança.
Em pleno Natal Israel desaloja 68 pessoas, incluindo 32 crianças, denuncia agência da ONU
Agência da ONU de Assistência aos Refugiados da Palestina (UNRWA) diz que demolições – ocorridas em meio a um intenso inverno – violam os direitos humanos e pede que Israel respeito o direito internacional.
Nenhum comentário:
Postar um comentário