Unicamp


      

 

Alimentos, nutrição e saúde são temas do décimo Slaca

Evento será aberto na noite da segunda, dia 4, em Valinhos. Demais programações serão no Centro de Convenções da Unicamp

 

 

A três dias de iniciar o 10º Simpósio Latino-Americano de Ciência de Alimentos (Slaca), a professora Gláucia Pastore, coordenadora do Simpósio e pró-reitora de Pesquisa da Unicamp, enfatiza que nesta edição há muitos motivos para comemorar os 18 anos de criação do Slaca. Vitrine na exposição de pesquisas na área de Alimentos, sua abertura oficial ocorrerá no dia 4 de novembro, segunda-feira, às 20h30, na Vila Ápia Festa e Eventos (Marginal da Rodovia D. Pedro I, 267), em Valinhos-SP. Na ocasião, o Slaca contará com as participações do Coral Zíper na Boca, da Banda Sinfônica da Aeronáutica e da Banda Sinfônica Sexto Sentido. Nos demais dias, a programação, que acontece no Centro de Convenções da Unicamp, terá andamento das 8h30 às 17h30, com palestras, minicursos, lançamento de livros e uma gama de atividades.

 

Um dos motivos para comemorar o evento, segundo a professora Gláucia Pastore, é que ele sempre tem buscado recolher temas que atuam na fronteira do conhecimento, esteja onde ele estiver, trazendo especialistas de renome para abordá-los. Outro motivo é que ele tem proporcionado uma maior relação entre os pesquisadores brasileiros e a comunidade científica internacional. "Entendemos que a área de alimentos é importante, é multidisciplinar e que devemos oferecer ao mundo uma alimentação saudável e de qualidade", realça.

Também, conforme a professora, a pós-graduação com ênfase em alimentos cresceu muito nos últimos anos, bem como os núcleos de pesquisa que estudam o assunto, isso não somente no Estado de São Paulo, o que acaba contribuindo para ampliar ações em diferentes Estados de origem do território nacional. Não é de se admirar que haja cerca de 1.800 inscritos e 1.970 trabalhos que serão apresentados até o dia 6 de novembro. "Já vimos que os trabalhos demonstram uma excelente qualidade, têm mérito científico e produzem reflexões acerca da alimentação saudável", classifica.

 

O tema desse ano é Alimentos, Nutrição e Saúde, por se entender que problemas de saúde podem decorrer de uma alimentação desequilibrada. O diferencial, de acordo com Gláucia Pastore, é que nos anos anteriores discutiam-se as tecnologias que estavam a serviço da alimentação. "Fizemos agora um caminho inverso, pois notamos que muitas doenças têm como fatores de exposição alguns alimentos que, consumidos sem parcimônia, podem trazer malefícios à saúde humana", diz. "A grande arma é manter uma alimentação diversificada e em menores quantidades."

Por outro lado, a professora relembra ainda que, como o poder aquisitivo aumentou no país, as pessoas hoje podem ter um maior acesso a alimentos que anteriormente não tinham. Teoricamente, a população está comendo mais. Mas essa alimentação é de fato a melhor?, indaga. "Essa será uma das nossas discussões: repensar algumas práticas."

Para a coordenadora do evento, a contribuição das universidades está no preparo adequado dos profissionais para lidarem com a tríade alimentos, nutrição e saúde. Em sua opinião, merecem ainda um preparo efetivo e contextualizado professores de 1º e de 2º grau, que atuariam como agentes de transformação social, para orientarem seus alunos a terem uma educação alimentar.

 

Probióticos, alimentos funcionais, bioaromas, biotecnologia, diabetes e questões envolvendo a saúde dos intestinos serão alguns dos temas abordados nos minicursos. Participam do evento, destinado a pós-graduandos, professores e interessados, países como Estados Unidos, Inglaterra, Alemanha, Espanha, Portugal, Itália, Argentina, Chile, Panamá, Peru, Colômbia e Uruguai. Serão aproximadamente 90 palestrantes, sendo 40% deles do exterior. Gláucia Pastore também ministrará uma fala sobre Oligossacarídeos e Saúde. "Pretendemos conhecer o impacto da alimentação na saúde da população", comenta ela.

Mais: Alimentos, nutrição e saúde são temas do décimo Slaca

 

 

 

Mapeamento constata ameaça a biomas em unidades de conservação

Grupo de pesquisa do IG aponta elevado estágio de fragilidade ambiental na Serra da Canastra e na APA Fernão Dias

 

O geógrafo Marcos César Ferreira e seus orientados Danilo e Cassiano apontam, nos mapas, as áreas em tom de vermelho de duas relevantes unidades de conservação do Cerrado e da Mata Atlântica brasileira. Quanto mais avermelhadas as áreas mapeadas, maior a suscetibilidade a fragilidades ambientais, explicam. Eles também mostram fotografias produzidas durante o trabalho de campo e esclarecem que a combinação entre baixo índice de vegetação, chuvas intensas, declividades elevadas, alta densidade de estradas rurais e presença de fraturas na superfície e nos rios, serve como uma espécie de alerta.

 

Baseados nestes indicadores, o grupo de pesquisa liderado pelo professor Marcos, do Instituto de Geociências (IG) da Unicamp, desenvolveu uma metodologia inédita capaz de gerar um mapeamento da fragilidade ambiental a partir da análise espacial realizada em sistema de informação geográfica. As primeiras aplicações para o método foram feitas na área de proteção ambiental (APA) Fernão Dias e na região do Parque Nacional da Serra da Canastra, ambas localizadas no Estado de Minas Gerais.

"São áreas de conflitos, em que, ao mesmo tempo, há uma necessidade premente de conservação, mas um uso permitido do solo para a agricultura. A nossa proposta é criar um modelo mais preciso, capaz de permitir uma orientação técnica e cartográfica para a ocupação racional de APAs, além da detecção de áreas situadas em parques nacionais que necessitam de recuperação ambiental urgente", recomenda o docente da Unicamp.

Leia: Mapeamento constata ameaça a biomas em unidades de conservação

 

 

 

 

Cálculo 1, o 'pesadelo' dos alunos

Tese da FE analisa impactos das práticas pedagógicas adotadas por docentes da disciplina

Em tese de doutorado defendida na Faculdade de Educação (FE) da Unicamp, a pedagoga Fabiana Colombo Garzella debruçou-se sobre um pesadelo dos estudantes ingressantes no ensino superior: a disciplina de Cálculo I. No estudo orientado pelo professor Sérgio Antônio da Silva Leite, ela analisou os impactos das práticas pedagógicas adotadas por docentes da disciplina – cuja alta taxa de reprovação é notória – no processo de ensino-aprendizagem e na vida acadêmica e pessoal dos alunos.

O fenômeno ocorre de maneira indiscriminada nas instituições e responde pela oferta de um número crescente de turmas por semestre, na tentativa de atender os reprovados; por atrasos na conclusão dos cursos e ainda por elevado número de evasões da disciplina e, consequentemente, da universidade.

 

Leia mais: Disciplina com alto índice de reprovação é tema de pesquisa

 

 

 

Inova Unicamp lança programa Líder de Inovação

A Agência de Inovação Inova Unicamp lançou nesta quarta-feira (30) o programa Líder de Inovação, que tem por objetivo intensificar a comunicação entre a Inova e os Institutos e Faculdades da Unicamp. No programa, a facilitação da comunicação se dá por meio do Líder de Inovação, que é um docente, conhecedor das atividades relacionadas à gestão da inovação na Unicamp e com intenso contato com a Agência de Inovação. O intuito é que este professor seja periodicamente informado sobre as novidades da área e atue como difusor dessas informações junto a seu instituto ou faculdade, facilitando o contato entre os docentes e a Agência de Inovação.

Mais http://www.inova.unicamp.br/noticia/2803#sthash.A1ehJdbJ.dpuf

 

 

 

 

Vestibular divulga locais de provas da 1ª fase

Exame será no dia 10 de novembro. Para a consulta é necessário apenas digitar o nome ou o número de inscrição

Os candidatos ao Vestibular Unicamp 2014 devem consultar, em www.comvest.unicamp.br, o local onde irão fazer a prova da primeira fase, a ser realizada no próximo dia 10 de novembro. Para a consulta é necessário apenas digitar o nome ou o número de inscrição no vestibular. A Unicamp realiza as provas do Vestibular 2014 em 18 cidades do Brasil: Bauru, Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Jundiaí, Limeira, Mogi-Guaçu, Piracicaba, Ribeirão Preto, Santo André, Santos, São Bernardo do Campo, São Carlos, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo, Sorocaba e Sumaré. Este ano, o Vestibular Unicamp teve um número recorde de inscritos: 73.818 candidatos. Eles vão disputar 3.460 vagas em 69 cursos da Unicamp e dois cursos da Famerp - Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto.

 

 

 

Nova versão do portal Cameraweb oferece mais recursos aos usuários

O Centro de Computação da Unicamp (CCUEC) acaba de colocar no ar uma nova versão do portal de vídeos Cameraweb, que passa a oferecer recursos que vinham sendo solicitados pela comunidade universitária. "Uma das novidades é a possibilidade da publicação de vídeos protegidos por senha, o que restringe a exibição somente para um público pré-determinado", informa Rubens Queiroz, assessor da superintendência do CCUEC.

Mais: Nova versão do portal Cameraweb oferece mais recursos aos usuários

 

 

 

A matemática e o teatro da vida real

Arquiteto desenvolveu equações para medir fatores que conferem qualidade à vida no meio urbano

Uma maneira tradicional de se avaliar a qualidade de vida no meio urbano é considerar os indicadores econômicos a ele relacionados. Embora sejam muito importantes, esses dados não dão conta, sozinhos, de analisar um sistema tão complexo como uma cidade, principalmente quando ela apresenta grandes dimensões. Pensando nisso, o arquiteto e engenheiro Luca D'Acci desenvolveu algumas equações matemáticas capazes de mensurar o nível de qualidade urbana que contempla fatores complementares como sustentabilidade, ecologia e bem-estar psicológico dos moradores, entre outros. Assim, o pesquisador chegou a uma ferramenta capaz de personalizar a visão sobre um dado espaço. A proposição tem tido significativa repercussão no meio científico, tendo sido citada em artigos, por exemplo, pela Agência Espacial Americana (Nasa) e pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT Technology Review).

Leia: A matemática e o teatro da vida real

 

 

 

Oportunidade: intercâmbio na graduação em universidades de 20 países

A Unicamp está com inscrições abertas para oportunidades de intercâmbio na graduação em universidades de 20 países, incluindo Reino Unido, China, Canadá, Estados Unidos, Alemanha, França, entre outros (confira a  lista completa). O intercâmbio, que faz parte do programa federal Ciência sem Fronteiras, fornece bolsas para custear as despesas estudantis dos alunos. As inscrições vão até o dia 29 de novembro (veja os requisitos e demais informações para a participação). 

A expectativa é que entre 500 e 1000 alunos da Unicamp se inscrevam para o edital, que é gerenciado pela Vice Reitoria Executiva de Relações Internacionais da Universidade (Vreri). A coordenadora do programa Ciência sem Fronteiras na Unicamp, Laura Sterian Ward, assessora da Vreri, explica que as atividades requerem um envolvimento não só dos alunos, mas dos professores, sobretudo dos coordenares de graduação das Unidades de ensino da Universidade.  Mais: Oportunidade: intercâmbio na graduação em universidades de 20 países

 

 

 

Métodos identificam danos em estruturas de aeronaves

Baseados na propagação de ondas, sistemas avaliam também a severidade dos problemas

A detecção precoce de danos, como trincas, que aparecem em determinadas estruturas devido ao desgaste natural das peças, à lubrificação inadequada e à falta de reparos, antes de se tornarem falhas irreparáveis, são situações desafiadoras para a área de Engenharia quando a máquina se trata de uma aeronave com capacidade de sustentar, por exemplo, mais de 400 mil quilos durante um voo.

O binômio trinca e falta de manutenção pode ser um ingrediente capaz de causar acidentes de maior gravidade em aviões. Mas hoje observa-se um grande interesse mundial no desenvolvimento de sistemas que permitam monitorar contínua e preventivamente a integridade dessas estruturas para evitar catástrofes e auxiliar nos procedimentos de manutenção somente quando houver necessidade de intervenção.

O engenheiro eletricista Pablo Rodrigo de Souza desenvolveu em sua tese de doutorado, defendida na Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM), métodos baseados na propagação de ondas em estruturas. Eles se mostraram eficazes não apenas para detectar, mas também para localizar e avaliar a severidade dos danos.

Essas ferramentas podem ser aplicadas inclusive para identificar o surgimento de trincas em diversos tipos de estruturas da área de Engenharia, incluindo aeronaves, veículos terrestres ou aquáticos e satélites. Os resultados comprovaram experimentalmente a eficácia dos métodos.

Leia mais: Métodos identificam danos em estruturas de aeronaves

 

 

 

Hemocentro comemora 20 anos de transplantes de medula óssea

Pioneira no Interior, unidade da Unicamp atingiu a marca de 1.122 procedimentos

 

Há 20 anos, o Brasil discutia entre acadêmicos e membros da equipe econômica do governo Itamar Franco, propostas para combater a inflação – de 206% ao mês – através de choques heterodoxos. As altas taxas de inflação, que marcaram o ano de 1993, levaram o governo a editar a medida provisória que criou o Cruzeiro Real e um ano depois seria transformado em Real. A inflação (IPCA) despencou em 1993 de 2.477,15% para 916,46% (94), e para 22,41% em 1995.

Nesta mesma data, acontecia no Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp, o primeiro transplante de medula óssea do interior do Estado, em uma paciente com diagnóstico de leucemia mielóide crônica (LMC). Como boa parte dos componentes laboratoriais e medicamentos eram importados, a instituição enfrentava, ainda, o desafio de vencer uma inflação diária para salvar vidas. A primeira paciente faleceu alguns meses depois, mas Severina Gomes, a segunda pessoa transplantada, conseguiu vencer uma anemia aplásica depois de uma doação do irmão. Hoje, aos 57 anos, leva uma vida normal.

Leia: Hemocentro comemora 20 anos de transplantes de medula óssea

 

 

 

Estudo investiga efeitos e alcance da autogestão

Dissertação desenvolvida no IE analisa viabilidade do cooperativismo

 

 

Criação, encerramento e falência de empresas constituem um processo dinâmico e intrínseco ao capitalismo. Particularmente as empresas de maior porte, ao encerrar as atividades, geram perdas significativas para agentes econômicos e, dependendo de sua abrangência, alteram até a dinâmica de uma localidade. Perdem-se, também, conhecimentos acumulados, competências desenvolvidas e, normalmente, ocorre o desmonte da estrutura produtiva com a venda de ativos para o pagamento de credores, inviabilizando a possibilidade de retomada das atividades.

O Direito Falimentar brasileiro disponibiliza instrumentos que visam minimizar os danos e preservar as atividades empresariais, recuperar o empreendimento, salvaguardar interesses de credores e maximizar o valor dos ativos. Para tanto, o instrumento de recuperação judicial abre a possibilidade aos trabalhadores, enquanto credores, de buscar alternativas para o encaminhamento da situação.

Leia: Estudo investiga efeitos e alcance da autogestão

 

 

 

 

Jovens participam de roda de conversa promovida pelo CIS-Guanabara

 

Jovens de escolas públicas de Campinas, de organizações não governamentais (ONGs), governamentais (OGs) e da sociedade civil (OGS) participaram nesta quarta-feira (30) de uma roda de conversa promovida pelo Centro Cultural de Inclusão e Integração Social da Unicamp (Cis-Guanabara). Trata-se da primeira ação do projeto "#prontofalei", conforme uma das organizadoras da atividade, a funcionária da Unicamp Magali Mendes. 
"É um projeto direcionado para jovens do ensino fundamental, ensino médio e também àqueles ligados a projetos sociais. A nossa ideia é discutir junto com este público a garantia dos seus direitos, de modo que isso contribua para que estes adolescentes se tornem multiplicadores", explicou Magali. 

Mais: Jovens participam de roda de conversa promovida pelo CIS-Guanabara

 

 

 

Da Londres vitoriana ao folhetim carioca

 

Estava-se em 1890. A Lippincott's Monthly Magazine, nas versões americana e inglesa, publicava pela primeira vez O retrato de Dorian Gray, único romance de Oscar Wilde, autor extremamente influente no final do século XIX e envolvido em discussões estéticas. Por solicitação da revista, Dorian Gray foi elaborado como um ensaio, sob a forma de romance, que tinha o objetivo de possibilitar a discussão das ideias do Movimento Estético defendido em ensaios por Wilde, que desvinculava da literatura alguns valores caros à classe média vitoriana. Com efeito, a sociedade puritana da época considerava moral e estética na arte como fatores interdependentes.

Wilde dissocia esses dois aspectos, defendendo que a moral podia integrar uma obra, mas não constituir seu objeto principal, que deve ser a preocupação com a estética. É a defesa da beleza por ela mesma, desvinculada de princípios éticos. A recepção da crítica inglesa foi bastante negativa, face à exclusão dos valores tanto morais quanto artísticos dos pressupostos estéticos que o autor defendia e colocava em prática no romance que lhe fora encomendado para servir de exemplo às propostas do novo movimento.

Leia: Da Londres vitoriana ao folhetim carioca

 

 

Uma história pouco conhecida

Tese de doutorado sobre Departamento Estadual do Trabalho origina livro

O Estado liberal se estabelece no Brasil a partir de 1889 com a proclamação daquela que seria chamada Primeira República, que se estende até 1930, quando dá lugar ao governo liderado por Getúlio Vargas. É ainda hoje difundida a tese de que o getulismo inaugurou a intervenção estatal das relações de trabalho assalariado no Brasil com as leis trabalhistas.  Entretanto, há décadas diversos pesquisadores vêm chamando a atenção para a existência de importantes precedentes legais e institucionais que relativizam a contraposição entre a República Velha e o Estado varguista.  

Para o professor do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Alexandre Fortes, "são, contudo, os trabalhos mais recentes, boa parte deles gerados no Programa de Pós-Graduação em História da Unicamp, que estão lançando as bases para o desenvolvimento de uma abordagem radicalmente distinta no estudo das origens do sistema corporativista de relações do trabalho no Brasil". É o que se lê nas orelhas do recém-lançado livro de Marcelo Antonio Chaves, que resultou da tese de doutorado orientada pelo professor Fernando Teixeira da Silva, do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Unicamp, sobre a trajetória do Departamento Estadual do Trabalho (DET) de São Paulo, que para Fortes ocupa sem dúvida um lugar de destaque no resgate desse processo. 

Mais: Uma história pouco conhecida

 

 

 

Livro da semana - Do tirar pelo natural

Sinopse: "Do tirar pelo natural" é um texto escrito pelo artista e humanista português Francisco de Holanda, finalizado em 1549. Trata-se, segundo diversos historiadores da arte, da primeira fonte textual a lidar exclusivamente com o retrato como gênero artístico. Através de um diálogo dividido em 11 capítulos entre o próprio autor e um amigo artista (Brás Pereira), Holanda mostra ao leitor o processo de criação de um retrato, além de deixar claro quais pessoas são merecedoras dele. Além disso, o texto aponta para algumas preferências do autor, como quando cita o nome de Michelangelo e, posteriormente, afirma que Tiziano Vecellio, pintor italiano, seria o melhor retratista vivo. Este escrito foi publicado apenas no final do século XIX e, posteriormente, no final do século XX, em Portugal e na Espanha. Esta publicação da Editora da Unicamp, portanto, se configura como a primeira edição no Brasil de um dos textos desse importante humanista, contribuindo para a compreensão da reflexão artística em Portugal durante o Renascimento.

 

 

No CEB ou na Amazônia, o foco de Ryan é o paciente

Engenheiro que trabalha com manutenção de equipamentos médicos atua como voluntário em aldeias

A Expedicionários da Saúde é uma organização humanitária que leva atendimento cirúrgico aos povos indígenas da Amazônia. O reconhecimento ao trabalho da ONG tomou uma página no periódico francês Le Monde, que publicou, em setembro, uma matéria sobre o engajamento do fundador, o médico Ricardo Afonso Ferreira. 

Como engenheiro, não se contentou em somente trabalhar para receber, pois, em sua opinião, trabalho não é somente aquele com o qual se pode ganhar dinheiro. Até porque retorno financeiro nunca é suficiente. "Sempre tento transmitir isso a meu filho, Giovanni, de 15 anos, e ele já pensa em me acompanhar à Amazônia." 

Leia: No CEB ou na Amazônia, o foco de Ryan é o paciente

 

 

 

 

 

FT conquista o 2º lugar na Freescale Cup 2013 Brazil

A Faculdade de Tecnologia (FT) da Unicamp conquistou o 2º lugar na Freescale Cup 2013 Brazil – Intelligent Car Racing, realizada no dia 24 de outubro no Hotel Renaissance em São Paulo. A Freescale Cup é uma competição de carros inteligentes presente em diversos países e que aconteceu pela terceira vez no Brasil, com o objetivo de promover a troca de conhecimento e de experiências entre universidades, ajudando os estudantes a se familiarizarem com as ferramentas e tecnologias utilizadas na indústria. A FT já havia conseguido o quinto lugar em 2011 e o quarto no ano passado.

Mais: FT conquista o 2º lugar na Freescale Cup 2013 Brazil

 

 

 

Comissão da verdade é instalada

Grupo vai recolher depoimentos e informações, assegurando, se preciso, a não identificação das fontes

Os trabalhos de uma comissão da verdade não são importantes somente para as vítimas da ditadura, que ganham voz por meio dela, mas para a sociedade de modo geral, que passa a ter novos elementos para avaliar de forma crítica aquele período e os episódios a ele relacionados. A frase, cunhada no último dia17 pela professora Maria Lygia Quartim de Moraes, marcou o início dos trabalhos da Comissão da Verdade e Memória "Octavio Ianni" da Unicamp, da qual é presidente. A primeira atividade da Comissão foi um seminário realizado no auditório do Instituto de Economia (IE). Além de Maria Lygia, participaram do evento o deputado estadual de São Paulo Adriano Diogo, presidente da Comissão da Verdade Rubens Paiva; o advogado Belisário dos Santos Júnior, ex-secretário de Justiça e de Administração Penitenciária do Estado de São Paulo; e o também advogado Claudineu de Melo, professor adjunto de Direito Comercial da Faculdade de Direito da Universidade Mackenzie.

Leia: Comissão da verdade é instalada

 

 

 

 

Agenda

(Seminários, Workshops, Exposições, Cursos, Música, Projetos)

 

 

Domingo no Lago terá peças teatrais  e concerto com o Canarinhos da Terra

O próximo Domingo no Lago está recheado de atrações. O evento, que é organizado pelo Espaço Cultural Casa do Lago, será realizado no dia 3 de novembro, às 10h30, na rua Érico Veríssimo 1011, no campus da Unicamp. O Domingo no Lago ocorre sempre no primeiro domingo de cada mês com programação gratuita e aberta ao público em geral.

Para a edição de novembro, a Casa programou a apresentação da peça de teatro "O Baú do Tio do Paulinho". A Companhia de Teatro Construarte se reunirá para o show, às 10h30, na Sala de Cinema. Outra atração do Projeto está por conta da Trupe Caiu do Céu. O grupo apresentará números circenses em tecido acrobático, trapézio em balanço, faixa, entre outros. Participam os artistas acrobatas: Claudia Millás, Leonardo Steinberg, Marcelo Foca, Lyah Gusmão e Gabriel Coelho.A coordenação executiva do espetáculo é de Mariana Jorge. Claudia Millás e Marcelo Foca assinam a coordenação geral.

O diretor do Espaço Cultural, Antônio Marcos Pereira de Moura, destacou que a peça O Baú do Paulinho é um evento interativo e educativo. "Ela trata da segurança no trânsito e também de questões sobre segurança no trabalho de maneira lúdica. É importante que os jovens conheçam esses assuntos e conscientizem-se". Sobre o Domingo no Lago, Moura explicou que trata-se de um evento consolidado. "As pessoas já se programam para estarem na Casa. Os pais trazem os seus filhos, sobrinhos, netos e amigos. É uma satisfação minha e de toda a equipe da Casa poder recebê-los. Nossas portas estão sempre abertas".

O Domingo no Lago, cujas atividades ocorrem desde 2011 com apoio do Grupo Gestor de Benefícios Sociais (GGBS), será encerrado com programação musical do Coral Canarinhos da Terra, às 11h30, na Sala Multiuso. Para o "Concerto de Primavera", o grupo executará temas musicais da Disney em "O Mundo EnCantado".

Mais informações sobre o evento podem ser obtidas pelo e-mail ou telefone 19-3521-7017.Texto: Hélio Costa Júnior Foto: Geraldo Camargo

 

 

 

Encontro Nacional de Pesquisadores em Dança Indiana

A abertura do I Encontro Nacional de Pesquisadores em Dança Indiana ocorre no dia 1 de novembro, às 15h30, no CEU Uirapuru, em São Paulo-SP. O evento é organizado pela Cia. Pallavi: Grupo de pesquisa orientado pela professora Marilia Vieira Soares, do Departamento de Artes Corporais do Instituto de Artes (IA) da Unicamp. Mai detalhes no blog www.pesquisadoresdedancaindiana.blogspot.com.br

 

 

Roberto Romano fala sobre 'Os indignados
de junho' no programa Palavras Cruzadas

Vai ao ar neste domingo (3), às 22 horas, no canal Universitário, o canal 10 da Net, mais um programa inédito da série Palavras Cruzadas, produzido pela Rádio e Televisão Unicamp (RTV). O tema desta semana é 'Os indignados de junho'. O mês de junho de 2013 ficará marcado na história do Brasil. Num mesmo dia, em cerca de 350 cidades do país, mais de um milhão de pessoas fizeram passeatas contra o aumento das tarifas de ônibus. Esse fenômeno, convocado via redes sociais, ficou conhecido como Movimento do Passe Livre. Na esteira dele, os Black Blocs, movimento anarquista que, infiltrado nas passeatas, acabou causando danos a patrimônios públicos e privados, além do confronto direto com a polícia.

Para explicar esses fenômenos, o jornalista Marcus Vinicius Ozores conversou com Roberto Romano, filósofo e docente do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). Palavras Cruzadas vai ao ar em horários alternados durante a semana. Consulte a programação no site www.rtv.unicamp.br

 

 

 

FEEC sedia o evento Startup Weekend

A Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação da Unicamp (FEEC) da Unicamp sedia, de 1 a 3 de novembro, o Startup Weekend, evento que ocorrerá em mais de 95 países ao redor do globo. O encontro tem como público-alvo empreendedores, desenvolvedores, designers e entusiastas. Neste ano quem o traz é a Liga Empreendedora, uma organização criada por jovens empreendedores e pesquisadores da Unicamp, que atua no estímulo, capacitação e apoio ao empreendedorismo. A abertura oficial do Startup Weekend ocorre às 18 horas, na FEEC. O evento está sob a responsabilidade de Mateus Souza Borges. Mais informações no site,  telefone 19-3521-7016 ou e-mail.

 

 

 

 

Carmencita Palermo ministra palestra e oficinas sobre máscaras balinesas aos atores e estudantes de artes cênicas

A convite do Departamento de Artes Cênicas (DAC) do Instituto de Artes (IA) da Unicamp, a atriz e pesquisadora Carmencita Palermo, ministra, dia 1 de novembro, às 19 horas, na sala AC03 do DAC-Paviartes, palestra sobre máscara balinesa aos atores e estudantes de artes cênicas. Além da palestra está prevista uma oficina sobre o assunto, dias 2 e 3 de novembro. A organização é da professora Heloísa Cardoso (IA).

A palestrante - Nascida na Itália,  viveu mais de 10 anos em Bali onde aprendeu com vários mestres de Topeng, os segredos da danças tradicionais das máscaras balinesas. É uma das principais pesquisadoras contemporâneas na área de teatro balinês. Doutora pela Universidade da Tâsmania em estudos asiáticos e mestre em artes da performance pela Universidade de Bologna. Tem especialização em estudos culturais pela University of Leiden (Netherlands) e possui vários artigos publicados sobre o tema, inclusive na revista brasileira de formas animadas Moin-Moin editada pela UDESC.

Mais informações: telefone 19-3521—2444 ou e-mail acenicas@iar.unicamp.br.

 

 

 

Minicurso sobre Dietary reference intakes (DRIs) e a Tabela Brasileira de Composição de Alimentos

Um minicurso sobre "Dietary reference intakes (DRIs) e a Tabela Brasileira de Composição de Alimentos – TACO será ministrado pelas professoras Renata Maria Padovani e Dag Mendonça, dia 2 de novembro. O curso tem carga horária de 3 horas teóricas e 5 de práticas em laboratório de informática. Com 50 vagas, um dos objetivos é apresentar a TACO - Metodologia de amostragem, metodologia analítica, a apresentação dos dados e o manejo e a utilização das informações da Tabela. O curso é parte integrante do Simpósio Latino Americano de Ciência de Alimentos (Slaca), evento que ocorre de 3 a 6 de novembro. Para participar do curso, interessados devem fazer a inscrição no link http://slaca.com.br/pt-br/MiniCursos. Mais informações: 19-3521-3887.

 

 

 

 

CoMAU e Pós-CoMAU

Com o tema Epigenética, a XXII edição do Congresso Médico Acadêmico da Unicamp (CoMAU) acontece nos dia 4, 5 e 6 de novembro. O Pós-CoMAU, que discutirá Saúde Mental, ocorre em 9 de novembro. Os eventos serão realizados na Faculdade de Ciências Médicas. Inscrições, programação e outras informações no link www.xxiicomau.com, telefone 19-9-8331-0066 ou e-mail vicgimenes@hotmail.com

 

 

Semana de Atividade Física na Unicamp

A I Semana de Atividade Física na Unicamp acontece de 4 a 8 de novembro, nas Estações de Atividades Físicas I e II do Programa Mexa-se e na Praça da Paz. O objetivo é disseminar informações de caráter preventivo e conscientizar a comunidade universitária sobre a importância da prática da atividade física. As atividades serão iniciadas às 9 horas. Mais detalhes no site do evento: http://www.cecom.unicamp.br/mexa-se/ ou telefone 19-3521.8999.

 

 

 

Jornadas de Antropologia da Unicamp

O Programa de Pós-graduação em Antropologia Social (PPGAS) do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) já está recebendo trabalhos a serem apresentados nas Jornadas de Antropologia da Unicamp, evento programado para ocorrer no auditório do IFCH, entre os dias 4 e 7 de novembro de 2013. O formulário para inscrições de ouvintes também está disponível no link http://antropologias.descentro.org/seminarioppgas/. As Jornadas de Antropologia são organizadas por alunos do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Unicamp. Mais informações: 11-97646-5820 ou e-mail vzanoli@gmail.com

 

 

 

Eduardo Ponton fala sobre a partícula Higgs no IFGW

Neste ano foi descoberta uma nova partícula no experimento LHC, na Suíca, que poderia ser a partícula Higgs predita a mais de 40 anos, e cuja predição ganhou o Prêmio Nobel de  Fisica em 2013.  Em seminário organizado pelo Departamento de Raios Cósmicos e Cronologia (DRCC) do Instituto de Física "Gleb Wataghin" (IFGW) da Unicamp, o professor Eduardo Ponton irá discutir a possibilidade que o Higgs não seja uma partícula elementar mas um estado composto. O evento está marcado para o dia 4 de novembro, às 16 horas, no auditório Meson Pi do IFGW. Mais informações: telefone 19- 3521-5314. 

 

 

 

Simpósio Latino Americano de Ciência de Alimentos

Abertura oficial do Simpósio Latino Americano de Ciência de Alimentos (Slaca) acontece no dia 4 de novembro, às 20h30, na Vila Ápia Festa e Eventos (Marginal da Rodovia D. Pedro I, 267), em Valinhos-SP. O evento contará com apresentação musical do Coral Zíper na Boca, da Banda Sinfônica da Aeronáutica e da Banda Sinfônica Sexto Sentido.

 

 

 

CIS-Guanabara organiza oficina de variedades artesanais

O Centro Cultural de Inclusão e Integração Social (CIS-Guanabara) organiza nos dias 5,12 e 19 de novembro, das 15 às 17 horas, no Projeto "Terças com Arte", uma oficina de variedades artesanais com a arte-educadora Cidinha Bueno. O objetivo é proporcionar aos participantes um encontro interessante, alegre, moderno, cultural e prazeroso, com trocas de ideias, experiências e vivências de práticas artesanais diversas. Público-alvo: adultos. O CIS-Guanabara fica na rua Mário Siqueira 829, no bairro do Botafogo, em Campinas. Estacionamento gratuito no local. Mais informações no site www.cisguanabara.unicamp.br

 

 

 

Inova e Incamp organizam Café tecnológico

A Agência de Inovação Inova Unicamp e a Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Unicamp (Incamp) realizam, dia 6 de novembro, às 9 horas, no auditório da Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo (FEC), o Café Tecnológico. O evento contará com palestra da educadora financeira Thereza Bukow, ocasião em que também haverá a entrega de certificados às empresas graduadas da Incamp: Yellow, Immunocamp, Ekion, Taggen e Sparky Mobile. O Café Tecnológico tem como público-alvo empresas incubadas e graduadas pela Incamp e interessados em empreendedorismo. As inscrições para participar do evento são gratuitas e podem ser feitas no link. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 19-35212623 ou e-mail

 

 

 

Cotuca recebe inscrições para Vestibulinho 2014

O Colégio Técnico da Unicamp (Cotuca) recebe, até 6 de novembro, as inscrições para o seu vestibulinho. O Cotuca oferece 805 vagas em 21 opções de cursos técnicos e de especialização técnica, em três modalidades. Todos os cursos são gratuitos. Mais informações no site www.cotuca.unicamp.br, telefone 19-3521-9911 ou e-mail exame@cotuca.unicamp.br

 

 

 

CAC comemora Mês da Consciência Negra
com atividades culturais na Praça da Paz

A Coordenadoria de Assuntos Comunitários (CAC) organiza, durante o mês de novembro, uma série de atividades culturais para comemorar o Mês de Consciência Negra. A abertura das comemorações ocorre no dia 6 de novembro, às 11h30, na Praça da Paz, ocasião em que haverá  plantio de uma muda de Baobá. Às 12 horas, no mesmo local, ocorrem apresentações musicais com a Banda Alternativa Afro-Rock "Negro Mantra", com o Grupo "Quintal da Renata"  e roda de capoeira com o professor João Neto. Mais informações: 19-3521-2451.
(Hélio Costa Júnior

 

 

 

 

SARA IEL

 

 

 

 

Monitoramento e avaliação em projetos de pesquisa

Hudson Pacífico da Silva, professor da Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA), ministra a palestra "Monitoramento e avaliação em projetos de pesquisa". Será no dia 7 de novembro, às 14 horas, na sala ED 11 da Faculdade de Educação (FE). A promoção é do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação Superior (GEPES) e é parte integrante do projeto "Educação Geral na Universidade: Coerência e Integração de Saberes em Universidades Americanas e Brasileiras". Mais detalhes no link.

 

 

Simpeq e Simpequinho

O 12º Simpósio para Profissionais do Ensino de Química (Simpeq) ocorre nos dias 8 e 9 de novembro, no Instituto Química (IQ). No dia 9 haverá o SIMPEQuinho, direcionado para estudantes (a partir do 9º ano). Inscrições, programação e outras informações, no link http://gpquae.iqm.unicamp.br/simpeq12.html

 

 

 

 

Reuniões de Pesquisa Aplicada em Doença de Chagas e em Leishmanioses

Pesquisadores da Unicamp participam da XXIX Reunião Anual de Pesquisa Aplicada em Doença de Chagas e da XVII Reunião de Pesquisa Aplicada em Leishmanioses. Os encontros ocorrem nos dias 8 e 9 de novembro, no Centro Educacional da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba- MG. O tema  será a  "Pesquisa translacional com foco na ação e visa, correlacionar o impacto da nova classificação das populações do T. cruzi na clínica, tratamento e epidemiologia da doença de Chagas. Serão implementadas duas inovações: um minicurso direcionado ao planejamento, análise e redação de projetos e artigos científicos e um mini simpósio no qual serão discutidos aspectos associados ao incentivo, perspectivas e gerenciamento de projetos na Integração da pesquisa básica e aplicada na doença de Chagas e Leishmanioses nos Programas de Pós-graduação do Brasil.Mais informações no site www.reuniaochagasuberaba.com.br.

 

 

 

Fórum discute sistema de gestão para ONG's

Com o objetivo de discutir as bases necessárias para a construção de um sistema de gestão para as Organizações Não Governamentais (Ong's), no dia 8 de novembro, às 9 horas, no Centro de Convenções da Unicamp, acontece o Fórum Permanente de Empreendedorismo e Inovação com o tema "Desafios da Gestão nas Organizações Não Governamentais Sem Fins Lucrativos". Da abertura do evento, às 9h30, participam os professores Álvaro Penteado Crósta, coordenador geral da Unicamp; João Frederico Meyer, Pró-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários; Miguel Juan Bacic, do Instituto de Economia (IE) e Edison Lins, coordenador do Grupo Gestor de Benefícios Sociais (GGBS) da Unicamp. A primeira palestra, ás 10 horas, será proferida pela professora Graziela Marian Comini (Ceats-USP). Aborda: A experiência do Centro de Empreendedorismo Social e Administração em Terceiro Setor da USP. Às 15h30 haverá o lançamento do livro Gestão para Organizações Não Governamentais. Inscrições, programação completa e outras informações podem ser obtidas na página eletrônica. O evento será transmitido (ao vivo) pela TV Unicamp.

 

 

 

Caravana Agroecológica e Cultural

Na noite de 8 de novembro inicia-se a Caravana Agroecológica e Cultural, no CIS-Guanabara. O evento estende-se até domingo (10) e é realizado em parceria entre a Rede de Agroecologia da Unicamp (RAU) e o Programa de Extensão em Agroecologia com a Associação de Agricultura Natural de Campinas e região, entre outras organizações. A recepção aos participantes ocorre com jantar e apresentação musical do projeto Alvorada, às 19 horas, no Cis Guanabara (Rua Mário Siqueira 829), no bairro do Botafogo, em Campinas-SP. O objetivo da Caravana é promover vivências agroecológicas na região. Mais informações: telefone 19-3235-1566 ou e-mail raunicamp@gmail.com

 

 

 

 

 

 

 

---------------------------------------------------------------------------------------

 

Atendimento à Imprensa - ASCOM-Unicamp

---------------------------------------------------------------------------------------

Ronei Thezolin

- Jornalista / Assessor de Imprensa - Unicamp

(19) 3521 5111 / 5142 / 5145 / 5135

Facebook: Ronei Thezolin

Twitter: twitter.com/roneithezolin

Skype: thezolin.ronei

ronei@reitoria.unicamp.br

 

---------------------------------------------------------------------------------------

Patrícia Lauretti

- Jornalista / Assessor de Imprensa - Unicamp

(19) 3521-5142 / 5135/ 5145 / 5111

patricia.lauretti@reitoria.unicamp.br

---------------------------------------------------------------------------------------

Gabriela Villen

- Jornalista / Assessor de Imprensa - Unicamp

19-3521 5145 / 5142 / 5135 / 5111

gabriela.villen@reitoria.unicamp.br

 

----------------------------------------------------------------------------------------

Valerio Paiva

- Jornalista / Assessora de Imprensa - Unicamp

(19) 3521-5142 / 5135/ 5111 / 5145

valerio.paiva@reitoria.unicamp.br  

 

----------------------------------------------------------------------------------------

Luiz Guilherme Dias

- Jornalista / Assessora de Imprensa - Unicamp

(19) 3521-5109 / 5135/ 5111 / 5145 / 1-5142

luiz.souza@reitoria.unicamp.br

 

---------------------------------------------------------------------------------------

Jornal da Unicamp: www.unicamp.br/ju

Siga o Jornal da Unicamp no Twitter: twitter.com/jornaldaunicamp

Agenda de Eventos: twitter.com/AgendaUnicamp

Portal da Unicamp: www.unicamp.br

Vestibular: www.comvest.unicamp.br

Editora da Unicamp: www.editora.unicamp.br

Biblioteca Digital: www.unicamp.br/bc

 

Unicamp - Universidade Estadual de Campinas

Assessoria de Comunicação e Imprensa (Ascom)

Cidade Universitária "Zeferino Vaz"

Barão Geraldo

Campinas - SP

CEP 13083-970

---------------------------------------------------------------------------------------

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares