Sexologia Notícias Ano 6(253-5), 30/09-02/10/2013.


Sexologia Notícias Ano 6(253-5), 30/09-02/10/2013.

 

 

- Comunicações

 

ABEIS – Associação Brasileira para o Estudo da Inadequação Sexual

Em novembro o Dr. Leonardo E. Messina vai assumir a presidência da ABEIS, durante o congresso brasileiro de urologia em Natal. Com ele, o Dr. João Schiavini (RJ) assumirá enquanto secretário e o Dr. Diogo Mendes, de Brasília, na posição de tesoureiro.

Contatos: Leonardo@messina.med.br  

 

- Conheçam os livros sobre Educação Sexual de Marcos Ribeiro.

Público: crianças, adolescentes, pais e professores.

A obra de Marcos Ribeiro, adotada por escolas de todo Brasil e recomendada por professores, jornalistas e profissionais da área de sexualidade, pode ser encontrada também, através do site de algumas livrarias. É só clicar aqui e fazer sua compra.

- www.livrariasaraiva.com.br

- www.submarino.com.br

- www.livrariacultura.com.br

- www.travessa.com.br

- www.livrariacuritiba.com.br

- www.fnac.com.br

 

Para crianças:

Mamãe, como eu nasci?

Editora Moderna

Esse livro trata dos temas sexo e sexualidade, de uma maneira simples e clara, destinado ao público infantil: as descoberta do corpo, gravidez e parto, e também traça um paralelo com assuntos como adoção, prevenção, masturbação e cuidados ao trocar informações com desconhecidos pela internet.

Explica à criança o processo do nascimento, com muita clareza e naturalidade, com o passo a passo do desenvolvimento do bebê durante os nove meses, enquanto abre espaço para um diálogo franco sobre sexualidade. Encarando o tema sem tabus, o autor faz da orientação sexual um ato de cidadania.

Formato: 20,50 x 24,00

Número de páginas: 48

----------------------------

 

Menino brinca de boneca?

Editora Moderna

Menina pode jogar bola? Menino pode usar brinco? Menina subindo em árvore pode? E garoto brincando de boneca, também pode? Essas são algumas das questões levantadas neste livro, dedicado basicamente ao questionamento dos estereótipos sexuais. 

O livro traz discussões relacionadas ao papel do homem/menino e da mulher/menina no cotidiano, questionando o machismo e a forma como a sociedade construiu o comportamento masculino e feminino, com vantagens e privilégios para um, em detrimento do outro.

Como se dá a criação de meninos e meninas: por uma educação mais igualitária em casa e na escola; brincadeiras e jogos que ambos brincam ou que deixam de brincar por preconceito e/ou discriminação; um questionamento sobre o que é esperado de meninos e meninas - como não poder chorar, para os meninos, ou tomar iniciativa, para as meninas. Todas essas discussões o leitor encontra no livro.

Formato: 20,50 x 24,00

Número de páginas: 48

--------------------------------------

 

Somos iguais mesmo sendo diferentes!

Editora Moderna

Este livro trata de um tema muito importante para a sociedade atual: o preconceito e a discriminação.

O livro aborda a intolerância religiosa e cultural; o preconceito em relação às famílias que não seguem o padrão estabelecido; racismo; a discriminação de classe social e entra no universo das pessoas com algum tipo de deficiência e dificuldade de comunicação e locomoção, propondo com isso, uma sociedade mais inclusiva.

A adoção de crianças por casais homossexuais não ficou de fora. Nem mesmo as crianças com necessidades especiais ou que passam por algum tratamento de saúde - como a hemodiálise o que faz, em alguns casos, se afastarem da escola ou serem discriminados por isso.  

Formato: 20,5 X 24,0

Número de páginas: 40

----------------------------

 

Para a garotada mais nova:

Tribo Adolescente

Coautoria com David Lucas

Editora Planeta

Em tom de bate-papo, o livro aborda o primeiro beijo, gravidez, doenças sexualmente transmissíveis, mudanças no corpo e diversidade sexual.

Ciclo menstrual, masturbação, namoro, virgindade, violência contra mulheres, uso da camisinha e a prevenção da gravidez indesejada são explicados de maneira clara e direta, fugindo das lendas e tabus que, ainda hoje, por muitas vezes se colam a esses assuntos.

O resultado é um guia contemporâneo sobre sexo, que fala a linguagem dos adolescentes mais novos, tira dúvidas e trata as relações íntimas com clareza e respeito, mas sem censura.

Formato:  15 x 23 cm

Número de páginas: 128

------------------------------

Para adolescentes:                                                                               

Adolescente: um bate-papo sobre sexo

Editora Moderna

Marcos Ribeiro conseguiu, de uma vez por todas, acabar com as dúvidas que afligem adolescentes, pais e professores: sexo, menstruação, doenças sexualmente transmissíveis, sexo seguro, masturbação, gravidez, homossexualidade, a 'primeira' vez, relações de gênero e muito mais. Este livro é um manual inédito que revela, para todos os tipos de leitores, as regras entre 'ficantes', 'rolos' e namorados. Além de abordar com muita sensibilidade toda a travessia da adolescência.

Uma característica importante de Adolescente: um bate-papo sobre sexo é a relação que ele estabelece entre as ciências biológicas, a antropologia e a psicologia, mostrando que a sexualidade não é tema apenas para a tradicional aula de ciências, mas que pode e deve ser debatido na sua interface com os diferentes significados culturais que ele implica.

Como não bastasse, o livro traz informação sobre a sexualidade em outras culturas, informações sobre campanhas, curiosidades e "dicas de conversa" para facilitar a conversa com os pais, amigos e o trabalho na escola com o professor.

Formato: 16,00 X 23,00

Número de páginas: 120

----------------------------

 

Para pais e professores:

Conversando com seu filho sobre sexo

Para pais com filhos de 0 a 10 anos

Editora Planeta

 

Conversando com seu filho sobre é um excelente guia de orientação sexual para pais e professores.

O autor orienta como deve ser a conversa sobre sexo em casa, como a se desenvolve a sexualidade, como a criança descobre seu corpo, quais são as perguntas que deixam pai e mãe "de cabelo em pé" e a influência dos meios de comunicação no comportamento infantil.

Aborda também situações delicadas do dia a dia em casa, a nudez no lar, o filho que começa a falar palavrão e outros temas ainda mais delicados como AIDS e o abuso sexual que tem se tornado uma notícia frequente nos dias atuais.

Formato:  14 x 21 cm

Número de páginas: 184

---------------------------

 

Conversando com seu filho adolescente sobre sexo

Para pais com filhos adolescentes

Editora Planeta

A adolescência é uma época de incerteza, muitas dúvidas, das primeiras descobertas e, na maioria das vezes, das experiências sexuais. Como acontece sempre quando o assunto é novo, rolam muitas dúvidas na cabeça da garotada sobre a primeira vez, camisinha, gravidez, masturbação, AIDS e drogas, que a cada dia acomete mais os jovens.

Filhos não vêm com manual, então as experiências do dia a dia vão ajudar os pais a lidarem diante do novo. E esse livro pode ser um aliado importante nesse processo, ajudando pai e mãe com informação, orientação e dicas através de exemplos, o que será um grande facilitador na educação dos filhos adolescentes.

"Meu filho é homossexual!", "Meu filho está usando drogas!" e Meu filho está sendo vítima de bullying!": como lidar com essas situações? Conversando com seu filho adolescente sobre sexo não deixa essa conversa de fora e também fala desses assuntos e mais uma centena de outros temas, num tom de bate-papo.

Formato:  14 x 21 cm

Número de páginas: 176

 

 

- Sexualidade na mídia

- Relacionamento aberto não é bagunça e também tem regras

Postado por:Bol.com.br 14 | 10 | 2013 - 7:20:39

Achar que os relacionamentos tidos como abertos são totalmente liberais é mais um entre os diversos mitos que rondam a sexualidade. É claro que existem exceções, mas, a grosso modo, eles também têm suas normas, explícitas ou não.

"As relações abertas contam com regras diferentes das usuais, por isso soam como se fossem liberais. Na prática, não é bem assim", afirma o terapeuta sexual Oswaldo Rodrigues Jr., diretor do Inpasex (Instituto Paulista de Sexualidade Humana).

Embora permitir que o outro transe com outras pessoas seja o fundamento básico desse tipo de relacionamento, isso não significa que vale tudo na cama (ou fora dela).

Para Oswaldo, antes de o casal conversar sobre regras, é necessário que ambos saibam exatamente quais são seus desejos, necessidades e limites individuais. Só assim poderão conceber o que podem ou não fazer com outras pessoas.

O terapeuta diz, ainda, que existem dois tipos de casais "abertos": o que têm consciência das próprias fantasias e vontades e aquele que acha que é liberal e, ao longo do tempo, percebe que não estabeleceram os limites que deveriam seguir.

Como os parceiros do primeiro casal se conhecem bem, dificilmente viverão uma relação que os agrida emocionalmente. "O segundo par, por outro lado, pode entrar em esquemas destrutivos toda vez que enfrentar situações cujas regras não foram estabelecidas anteriormente", conta Oswaldo.

Com preservativo e sem envolvimento

De acordo com a psicóloga e terapeuta sexual Carla Cecarello, presidente da ABS (Associação Brasileira de Sexualidade), o princípio básico de quem pratica sexo casual fora de casa é usar preservativo nas relações extraconjugais.

"Isso dá garantias de que a pessoa se cuida, se protege e, em consequência, protege a parceria", explica. Alguns casais, confiantes nesse pacto, costumam dispensar maiores cuidados quando transam entre si, o que é um risco. Mas exames frequentes para detecção de enfermidades –em especial DST's (doenças sexualmente transmissíveis)– fazem parte da rotina de muitos adeptos.

Outra regra habitual é restringir as aventuras ao âmbito sexual. "Isso é combinado justamente para não se correr o risco de envolvimento amoroso e, assim, a parceria de relacionamento aberto acabar", fala Carla. Caso algum interesse além do sexual seja despertado, é comum comunicar ao outro o que está acontecendo e, em seguida, se afastar de quem parece ser uma nova paixão.

A possibilidade do surgimento de um rival no plano afetivo é o principal fantasma que aterroriza as relações abertas. Por conta disso, muitos praticantes definem que só podem fazer sexo com determinada pessoa se o parceiro aprovar antes. Seguindo a mesma lógica, costumam ser vetados amigos ou conhecidos.

"Vários homens e mulheres, porém, fazem exigências ainda mais específicas, como permitir transas somente fora da cidade ou em viagens, proibir beijos na boca ou sexo oral e jamais repetir amantes", declara a terapeuta sexual Valéria Walfrido.

Contar ou não em detalhes tudo o que aconteceu e dar um espaço de um ou dois dias para fazer amor com o parceiro fixo são outras determinações que costumam ser combinadas.

Oswaldo Rodrigues diz que outra norma importante é não permitir que o estilo de vida se torne conhecido entre filhos, amigos ou familiares. "A tendência é formar novos círculos sociais que aceitem ou participem do relacionamento aberto", responde o especialista.

A terapeuta sexual Valéria Walfrido lembra que qualquer relação – profissional, familiar, pessoal, sentimental– costuma ser pontuada por regras. No entanto, as emoções costumam confundi-las ou até mesmo quebrá-las. Por isso, mesmo o mais organizado e bem resolvido dos casamentos abertos não está imune às crises.

"Regras são feitas para serem cumpridas, porém, podem e devem ser mudadas a partir do momento que não sejam satisfatórias para um dos lados. Afinal, a relação ainda é a dois, mesmo com visitantes esporádicos. Se uma das partes começa a fazer sacrifícios constantes, a união sofre um desequilíbrio e requer ajustes", declara.

Apesar de a fidelidade ser um conceito bastante flexível nesse modo de viver, é preciso estar preparado para um imprevisto: nenhuma regra é capaz de conter o resultado de uma química sexual avassaladora ou a descoberta de um novo amor.

http://www.boainformacao.com.br/2013/10/relacionamento-aberto-nao-e-bagunca-e-tambem-tem-regras/

 

 

Eventos

 

CEPES 8 - Curso de Especialização em Psicoterapia com Enfoque na Sexualidade.

Março de 2013

Curso Presencial – Atendimento Clínico Obrigatório

Duração: 21 meses, apenas um encontro mensal com aulas num sábado e domingo subseqüentes, na sede do Instituto Paulista de Sexualidade, em São Paulo.

Informações e inscrições: Instituto Paulista de Sexualidade

rua Angatuba, 370 – Pacaembu - CEP: 01247-000 - São Paulo – SP

Telefone: 5511-3662-3139

E-Mail: inpasex@uol.com.br - carzeg@uol.com.br

Website: http://www.inpasex.com.br

 

43º Curso de Atualização em Terapia Sexual: Novas Abordagens Técnicas e Teóricas

Para profissionais que buscam lidar com questões de sexualidade no consultório.

Duração: 20h em uma semana, de segunda a sexta-feira, das 14h às 18h

Datas: 20 a 24 de janeiro de 2013

Investimento: 1 parcela de R$1650,00

Vagas limitadas

Conteúdo Programático

O curso de duração com 20 horas – em 5 Módulos.

Módulo I - Segunda- feira:

Introdução à terapia sexual:

·          14h - A história da terapia sexual - Psic. Ms. Oswaldo M. Rodrigues Jr.

·          14:55h - Técnicas comportamentais: breve histórico – Psic. Ms. Oswaldo M. Rodrigues Jr.

·          15:50h - intervalo

·          16:10h - O processo terapêutico em sexologia - Psic. Ms. Oswaldo M. Rodrigues Jr.

·          17:05h - Instrumentos utilizados em diagnóstico psicossexológico – Psic. Esp. Carla Zeglio

Módulo II – Terça- feira:

Disfunções Sexuais Masculinas e Femininas – definições e formas:

·          14h - Baixo desejo sexual masculino – Psic. Ms. Oswaldo M. Rodrigues Jr

·          14:25h - Ejaculação rápida – Psic. Ms. Oswaldo M. Rodrigues Jr

·          14:50h Disfunção erétil - Psic. Esp. Diego H. Viviani

·          15:15h - Inibição Ejaculatória; Psic. Esp. Diego H. Viviani

·          15:40h - Dispareunia - Psic. Esp. Giovanna Lucchesi

·          16:05h – intervalo

·          16:20h - Vaginismo – Psic Esp. Carolina Costa Fernandes

·          16:45h - Disfunção da excitação feminina - Psic. Esp. Carla Zeglio

·          17:10h - Anorgasmia feminina – Psic Esp. Carolina Costa Fernandes

·          17:35h - Inibição do Desejo sexual – Psic. Esp. Giovanna Lucchesi

Módulo III – Quarta- feira:

Técnicas gerais utilizadas

·          14:00h - Relaxamento – Psic. Ms. Oswaldo M. Rodrigues Jr.

·          14:35h - Banhoterapia - Psic. Esp. Giovanna Lucchesi

·          15:10h - Técnicas que estimulam a fantasia sexual – Psic. Esp. Angelo Monesi

·          15:45h - intervalo

·          16:10h - Focalização sensorial – Pisc. Esp. Carolina Costa Fernandes

·          16:45h - Assertividade, expressividade emocional e solução de problemas – Psic. Ms. Oswaldo M. Rodrigues Jr.

·          17:20h - Biblioterapia – Psic. Ms. Oswaldo M. Rodrigues Jr.

Módulo IV – Quinta- feira:

Técnicas para o tratamento das disfunções sexuais masculinas:

·          14h - Baixo desejo sexual masculino - Psic. Ms. Oswaldo M. Rodrigues Jr

·          14:55h - Ejaculação precoce: superando pelo reaprendizado - Psic. Ms. Oswaldo M. Rodrigues Jr

·          15:50h - intervalo

·          16:10h - Disfunção erétil – proposta de intervenção cognitiva - Psic. Esp. Diego H. Viviani

·          17:05 - Inibição ejaculatória - Psic. Esp. Diego H. Viviani

Módulo V – Sexta- feira:

Técnicas para o tratamento de disfunções sexuais femininas:

·          14:00h - Dispareunia - Psic. Esp. Giovanna Lucchesi

·          14:45h - Vaginismo – Psic Esp. Carolina Costa Fernandes

·          15:30h – intervalo

·          15:45h - Disfunção sexual geral - disfunção da excitação feminina - Psic. Esp. Carla Zeglio

·          16:30h - Anorgasmia feminina – Psic Esp. Carolina Costa Fernandes

·          17:15h - Inibição do Desejo sexual feminino. – Psic. Esp. Giovanna Lucchesi

Coordenação: Psic. Ms. Oswaldo M. Rodrigues Jr. - Psic. Carla Zeglio

Corpo docente: Psic. Ângelo Monesi, Psic. Carolina Costa Fernandes,  Psic. Giovanna Lucchesi, Psic Diego Viviani.

Informações e inscrições:

Instituto Paulista de Sexualidade

rua Angatuba, 370 – Pacaembu

CEP: 01247-000 - São Paulo - SP

Telefone: (11)3662-3139

 

- Congresso Mundial de Sexologia Médica – Málaga (Espanha), 8-10/11/2013

http://www.congresomundialdesexologia.com/

 

VIII Congreso Uruguayo de Sexología – Montevideo, 8 y 9 de noviembre de 2013

Un año 2013, desafiante; una ciudad, capital iberoamericana de la cultura; tres sociedades con identidad propia, trabajando juntas en FUSEX; un pueblo, ávido de inquietudes referidas a la sexualidad humana. Son el marco en que se encuadra el VIII Congreso Uruguayo de Sexología.

VIII Congreso que se llevará a cabo 8 y 9 de noviembre de 2013 en la IMM y que tiene una particular importancia pues es el primero que será organizado por la FUSEX (Federación Uruguaya de Sociedades de Sexología).

Temática

Como ya es tradicional, se trabajará en torno a las diversas miradas que componen nuestra disciplina, entre ellas la medicina, la psicología y la educación con variados ejes temáticos, como ser:

- Derechos Sexuales y Reproductivos: el aborto y su reglamentación.

- Diversidad

- Sexualidad y expresiones artísticas

- Género y Políticas Públicas

- Disfunciones

- Acoso y Violencia

- Sexualidad  y VIH-SIDA

- Teorías y prácticas en Educación Sexual

Hasta 5/11

En Sede

A - SOCIOS - Generales

110.-

130.-

B - NO SOCIOS - Profesionales y Docentes

140.-

160.-

C - NO SOCIOS – Estudiantes

120.-

140.-

Socios de FESEA: 90

Se pueden abonar (si se inscribe previamente) al inicio del Congreso 

precios expresados en dólares estadounidenses

Para Inscripciones: http://www.sexologia.com.uy

Contacto: info@easyplanners.com     +598 2401.2005

Auspician:

Ministerio de Salud Pública

Uruguay Natural

Intendencia Municipal de Montevideo

Facultad de Psicología UdelaR

Sociedad Ginecotocológica Uruguaya

 

WORKSHOP DE SEXOLOGIA CLINICA SOB ENFOQUE DA TERAPIA COGNITIVA – Belo horizonte, 22 e 23 de Novembro de 2013

"Queixas sexuais - Um desafio tanto para aquele que é procurado, quanto para aquele que procura  ajuda.

As queixas sexuais quase sempre aparecem como pano de fundo nos atendimentos nos consultórios. Nós profissionais, pela ausência de formação acadêmica, quase sempre, somos levados  à atitude de omissão frente às queixas sexuais dos nossos pacientes."

 

Facilitadora:

Psic. Cida Lopes - CRP: 04/7464 - www.cidalopes.com.br

Psicóloga clínica. Terapeuta cognitiva. Sexóloga. Educadora sexual. Escritora – obras sobre Sexualidade Humana e Relações Humanas. Professora de Cursos de Pós-Graduação em Sexologia Clínica BH – SP. Consultora em Sexologia da Revista Cláudia - Rede Bandeirantes – Rede Globo. Palestrante.

Coordenação: Psic. Lara Barone - CRP: 03/8557

Carga horária: 16 horas/aula

Público-alvo: Psicólogos, educadores, profissionais da área de saúde e estudantes

Datas e local: 22 e 23 de Novembro de 2013 (8  às 17:30h), Av. ACM, 3244, Empresarial Thomé de Souza, Sala 1122. (ao lado do Sam's Club)

Informações e Inscrições:   larabarone@hotmail.com - (71) 9981-9189  / 8613-6355

Apoio:  

 

 

- IV CITA CON LA SEXOLOGÍA – Bogotá, 1-3/10/2014

HOTEL COSMOS INSIGNIA

BOGOTÁ

SEXOLOGÍA MEDICA: MIRANDO AL FUTURO

LA SEXOLOGÍA MÉDICA ES LABOR, RESPONSABILIDAD E INTEGRACIÓN DE TODAS LAS RAMAS GALÉNICAS

Y DEBE BASARSE EN FUNDAMENTOS ACADÉMICOS PARA EN VERDAD MEJORAR LA CALIDAD DE VIDA DE NUESTROS PACIENTES, ATENDIENDO, ENTENDIENDO, ESTUDIANDO, DERIVANDO O PRESCRIBIENDO EN FUNCIÓN DE SUS PATOLOGÍAS O PROBLEMAS SEXUALES

POR TANTO, ES IMPORTANTE QUE EL MÉDICO  EN  Y CON FORMACIÓN HOLÍSTICA, TENGA EN CUENTA ESTAS CONSIDERACIONES , SI QUIERE PRESTAR  UNA ATENCIÓN INTEGRAL  A SUS PACIENTES.

YA QUE . . .

" LA  IGNORANCIA  ACERCA  DE  LOS TEMAS  SEXUALES, PARECE  SER  UNA NOTABLE  CARACTERÍSTICA  DE  LOS SECTORES  MÁS  CIVILIZADOS  DE  LA RAZA  HUMANA."

                                                                                              SIR . JAMES  PAGET -  XIX

ESTUDIOS SOBRE LA IMPORTANCIA DE LA SEXUALIDAD FEMENINA ESPECIALMENTE EN  SUs  FASEs PERI  Y  MENOPÁUSICA

MAYOR FORMACIÓN EN LOS EQUIPOS DE ENFERMERÍA DENTRO EL ÁREA DE SEXOLOGÍA CLÍNICA

Evitando así, Multidisciplinariamente, los mitos más salvajes de las Disfunciones Sexuales:

 

8 S I M P O S I U M S

5 CONFERENCIAS MAGISTRALES

2 TALLERES DE SEXOLOGÍA CLÍNICA

1 TALLER PARA ENFERMERÍA

4  SATÉLITES SIMPOSIUM

LA IMPORTANCIA DE LA SEXOLOGÍA EN LOS MÉDICOS DE FAMILIA

 PSIQUIATRÍA Y NEUMOLOGÍA: UNIÓN DE LA PSIQUIS Y EL SOMA

URGENCIAS EN SEXOLOGÍA MÉDICA

GINECOLOGÍA Y SEXOLOGÍA: BINOMIO HOLÍSTICO

DERECHO Y SEXOLOGÍA FORENSE: LA NECESARIA MURALLA SOCIAL

SEXUALIDAD, RESPONSABILIDAD, REALIDAD Y FANTASÍA 

TALLERES DE SEXOLOGÍA POR  LOS DRS. OSWALDO RODRIGUES Y CARLA SEGLIO - BRASIL

IMPORTANCIA DEL CONOCIMIENTO PARA EL MANEJO SEXOLÓGICO  DE PACIENTES EN ENFERMERÍA - TALLER PARA ENFERMERÍA.

COORDINADOR: Dr. CARLOS POL BRAVO- ESPAÑA

Informes: centralmedicasexologia@yahoo.es

 

Sexologia Notícias -

Noticiário semanal publicado pelo Instituto Paulista de Sexualidade, editado pelo Psic. Oswaldo M. Rodrigues Jr., para divulgação de informações e eventos sobre sexualidade humana a interessados, distribuído através do www.grupos.com.br

Baixas ou assinaturas: http://www.grupos.com.br/group/sexologianoticias/

Instituto Paulista de Sexualidade – clínica de psicologia em sexualidade

rua Angatuba, 370 – Pacaembu

01247-000 – São Paulo – SP

HTTP://www.inpasex.com.br

Tel (11)3662-3139

sigam informações pelo twitter @oswrod e @inpasex

Arquivo de notícias sobre sexualidade na mídia: http://terapiadasexualidade.blogspot.com/ e http://problemassexuais24x7.blogspot.com/ http://oswrod1.wordpress.com/

 

 

--------------------------------------------------------  SexologiaNoticias - um serviço InPaSex - Instituto Paulista de Sexualidade  rua Angatuba, 370 - Pacaembu  01247-000 - São Paulo - SP  Tel/fax: (11) 3662-3139  E-mail: inpasex@uol.com.br  Site: http://www.inpasex.com.br  ----------------------------------------------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares