Unicamp



 

 

 

Mayana Zatz fala sobre 'Genoma Pessoal' no dia 22

Palestra da especialista é aberta para toda a comunidade da Unicamp, no Centro de Convenções

 

"Genoma Pessoal" é o tema da palestra que Mayana Zatz, professora de genética humana e médica da USP e coordenadora do Centro de Estudos do Genoma Humano, concede na quarta-feira (22), às 11 horas, no Centro de Convenções.

Mayana Zatz, especialista em genética humana e médica

A public lecture, inicialmente marcada para o dia 23, foi antecipada para a manhã da cerimônia de abertura do curso internacional "Tópicos Avançados em Genômica e Biologia Celular", que acontece até sexta-feira, com a presença de expoentes nacionais e internacionais e que tem como público alvo pesquisadores, profissionais e alunos das áreas médica e de computação. É necessário se inscrever para o curso, mas a palestra de Mayana Zatz, excepcionalmente, será aberta para toda a comunidade da Unicamp, que terá acesso a outros auditórios do Centro de Convenções.

 

No resumo a respeito de "Genoma Pessoal", a especialista da USP observa que os avanços na tecnologia da biologia molecular têm sido tão rápidos que o número de testes genéticos disponíveis, tanto para características normais como patológicas, estão aumentando dia a dia. Além disso, com a redução do custo de sequenciamento do genoma inteiro, mais as pessoas vão se interessar em ter seu DNA sequenciado. Prevê-se que o sequenciamento do genoma poderá revelar mutações e variantes cujos impactos na saúde ainda são desconhecidos, levantando importantes problemas na interpretação dos resultados, na definição do prognóstico e aconselhamento genético.

 

Gláucia, Edi e Katlin: atraindo competências

Entre as questões a serem abordadas por Mayana Zatz, estão como lidar com mutações desconhecidas; quem vai interpretar resultados enviados aos consumidores por empresas privadas; quem terá acesso aos dados de genomas individuais; como garantir a confiabilidade; quanto de informações deve ser divulgado para as pessoas que têm seu genoma sequenciado; e se estamos preparados para lidar com o conhecimento do nosso próprio genoma. O tema ganhou destaque internacional recentemente após a atriz Angelina Jolie ter revelado a retrirada dos seios em função de uma mudança genética hereditária.

 

A palestra também poderá ser acompanhada ao vivo pelo endereço http://www.rtv.unicamp.br/aovivo/canal3/

 

O curso internacional é organizado pelo Centro de Biologia Molecular e Engenharia Genética (CBMEG) e pelo Laboratório Central de Tecnologias de Alto Desempenho (LaCTAD) da Unicamp, com apoio da Fapesp e a coordenação geral do professor Paulo Arruda. Foram convidados especialistas da Stanford University, University of California, University of Chicago, Penn State University, University of South California, Instituto Curie e Centro Nacional de Genotipagem de Paris, além do Instituto Europeu de Bioinformática, entre outros. Do Brasil, há palestrantes da Unicamp, USP, Embrapa Informática Agropecuária e Hospital A.C. Camargo.

 

A professora Gláucia Maria Pastore, que acaba de assumir a Pró-Reitoria de Pesquisa (PRP), responsável pelo LaCTAD, afirma que a realização de um evento deste porte demonstra o avanço que a Unicamp vem conquistando na área de genômica, compatível com o nível de conhecimento alcançado no primeiro mundo. "Nosso interesse é atrair competências para ampliar e divulgar esse conhecimento, servindo às instituições brasileiras e do exterior, fazendo da Universidade um centro de referência. A genômica tem implicações enormes em inúmeras áreas, não apenas médica ou biológica, mas também das engenharias, alimentos, agrícola e do clima. E não estamos certos se todos já vêm a importância desse instrumento."

 

Três dias de workshop

As inscrições para o curso internacional "Tópicos Avançados em Genômica e Biologia Celular" ainda podem ser feitas pelo endereço http://cbmegcourses.org . "Será um workshop de três dias, com enfoque em genômica e tecnologias de sequenciamento em larga escala. Vamos abordar experimentos que geram até um terabyte de dados e com aplicações em câncer, doenças genéticas e também em evolução. É um enfoque bastante médico, mas também bastante computacional, no intuito de promover uma interação multidisciplinar", explica a professora Katlin Massirer, que integra o Comitê Científico.

 

A professora Edi Sartorato, diretora adjunta do CBMEG e que também coordena o comitê, informa que a ideia é promover o curso anualmente, sempre com um tema do momento e relacionado aos serviços oferecidos pelo LaCTAD, a fim de ir diversificando e fortalecendo o laboratório multiusuário, que foi concebido nos moldes das facilities existentes no exterior e inaugurado há pouco mais de um ano. "Uma peculiaridade desse encontro diz respeito à sustentabilidade, com o uso de pouco papel e a disponibilização de materiais digitais aos participantes, inclusive de aplicativos para iPhone, Android e iPad."

 

Segundo os organizadores do curso, a programação foi elaborada visando promover o estudo e discussão das novas tecnologias genômicas e plataformas computacionais, com ênfase em bioinformática, abrangendo os principais temas relacionados com modelos de doenças genéticas humanas e pesquisas com células-tronco. O objetivo é atualizar os participantes sobre o desenvolvimento de novas tecnologias de sequenciamento para pesquisas do genoma humano, expansão das redes de comunicação e recursos de computação para manipulação de banco de dados, bem como possibilitar a interação e troca de conhecimentos entre os grupos envolvidos.

 

Genômica humana

Também serão considerados os diferentes aspectos da genômica humana aplicada à medicina, com a análise de desordens de um único gene, condições multifatoriais e o desenvolvimento de novas terapias para doenças humanas. O programa vai abordar, ainda, a importância dos estudos genômicos para investigar aspectos evolutivos da humanidade, na medida em que há variações dentro das sequências do genoma humano, além das implicações éticas e legais do novo conhecimento gerado e seu provável impacto na sociedade.

 

Como exemplo de modelo de doença genética a ser abordado, Katlin Massirer cita o autismo, que exige o acompanhamento da criança desde pequena. "Os especialistas mostrarão como o autismo pode ser diagnosticado por meio de testes de sequenciamento em larga escala e, da mesma forma, caracterizado o melhor medicamento especificamente para aquela criança no futuro", afirma a professora. "É bom frisar a questão do genoma pessoal. De forma geral, é possível encontrar os genes que indicam predisposição para certas doenças, havendo empresas que já oferecem o sequenciamento do genoma do indivíduo. Mas existem os prós e os contras, os aspectos éticos dessa questão, que serão discutidos no curso", acrescenta Edi Sartorato.

 

 

 

Unicamp terá três novos CEPIDs

Apoiados pela Fapesp, Centros desenvolverão pesquisas nas áreas de obesidade, ciência da computação e neurociências

 

Três dos 17 novos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPIDs) recém-divulgados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) terão como pesquisadores principais docentes da Unicamp. São eles: Instituto de Pesquisa sobre Neurociências e Neurotecnologia, Centro de Pesquisa em Obesidade e Comorbidades e Centro de Pesquisa em Ciência e Engenharia Computacional. Estarão à frente destes Centros, respectivamente, os professores Fernandes Cendes, Licio Augusto Velloso e Munir Salomão Skaf.

 

Os 17 CEPIDs serão financiados conjuntamente pela Fapesp e pelas instituições-sede, por um período de até 11 anos. O investimento total é da ordem de US$ 680 milhões. Os Centros reunirão 535 cientistas do Estado de São Paulo e 69 de outros países. "O financiamento de grande porte e de longo prazo permite ousar nos objetivos de pesquisa, garante a consolidação da equipe e, ao mesmo tempo, confere maior escala à pesquisa científica e tecnológica no Estado", afirma Carlos Henrique de Brito Cruz, diretor científico da Fundação.

 

Cada um dos CEPIDs será apoiado por um comitê consultivo internacional e os resultados e planos de pesquisa serão avaliados pela Fapesp no 2º, 4º e 7º anos. As 17 propostas aprovadas envolvem os seguintes temas de pesquisa: alimentos e nutrição; vidros e cerâmica; materiais funcionais; neurociência e neurotecnologia; doenças inflamatórias; biodiversidade e descoberta de novas drogas; toxinas, resposta imune e sinalização celular; neuromatemática; ciências matemáticas aplicadas à indústria; obesidade e doenças associadas; terapia celular; estudos metropolitanos; genoma humano e células-tronco; engenharia computacional; processos oxidantes e antioxidantes em biomedicina; violência; óptica, biofotônica e física atômica e molecular.

 

Na Unicamp

De acordo com Fernando Cendes, a principal característica desse modelo é que ele oferece aos pesquisadores suporte financeiro por um período maior do que o dos projetos regulares, que gira em torno de dois a quatro anos. "Além de favorecer um planejamento de longo prazo, isso também permite que sejamos mais ousados em nossas investigações, o que, em tese, também pode proporcionar resultados mais impactantes", avalia. Outro ponto destacado por ele é o fato de o projeto contemplar a inovação tecnológica. "Paralelamente aos estudos, vamos buscar o desenvolvimento de novos produtos. No nosso caso, o foco são as tecnologias que auxiliem no diagnóstico e no tratamento de doenças neurológicas", diz.

 

Além de destacar a questão do financiamento por um período mais longo, o professor Licio Velloso entende que outro ponto que diferencia o CEPID de um projeto regular é o fato deste possibilitar a atuação conjunta de grandes grupos de pesquisa. "No nosso caso, serão 13 grupos, sendo alguns da Unicamp e outros da USP. Essa integração permite um crescimento mais rápido das pesquisas, com melhores resultados. Ademais, também favorece a realização de estudos mais sofisticados", considera. Os esforços do Centro, conforme o docente, estarão voltados para o melhor entendimento da obesidade e das doenças a ela relacionadas, como diabetes e hipertensão. "São doenças complexas, para as quais ainda não temos soluções terapêuticas adequadas. Nosso objetivo é avançar em relação a essa questão", completa.

 

O professor Munir Skaf reafirma as características do CEPID assinaladas pelos colegas, e destaca que, no caso do seu Centro, outro ponto fundamental é a abordagem multidisciplinar das pesquisas a serem desenvolvidas. Ele lembra, ainda, que o modelo estabelecido pela Fapesp contempla adicionalmente questões como a difusão do conhecimento, a divulgação científica e a inovação tecnológica. "O nosso CEPID vai atuar no contexto da chamada e-science. Nosso foco é abordar questões que dependem do uso intenso da computação de alto desempenho e que estão presentes, por exemplo, nas áreas da Química, da Física, da Biologia e das Engenharias. Nesse sentido, os cientistas da computação podem propor soluções que ajudem na organização, no armazenamento e na interpretação de grandes volumes de dados", explica.

 

Munir Skaf revela que o seu grupo já mantém algum grau de colaboração com os grupos dos professores Fernandes Cendes e Licio Velloso. "Mais à frente, essa interação pode ser ainda mais intensa. Os métodos computacionais com os quais vamos trabalhar possivelmente poderão contribuir para a classificação, o armazenamento e a análise dos dados gerados pelos estudos que serão conduzidos pelos meus colegas", infere.

 

As equipes dos CEPIDs têm composição multidisciplinar e são formadas por pesquisadores principais, associados e visitantes, pós-doutores, estudantes de pós-graduação e técnicos, com apoio de pessoal qualificado para a administração e gestão.

A característica mais importante dos CEPIDs é a multiplicidade de sua missão. Além de desenvolver investigação fundamental ou aplicada, focada em temas específicos e objetivos, os Centros devem procurar ativamente oportunidades para contribuir com a inovação por meio do desenvolvimento de meios eficazes de transferência de tecnologia. São também responsáveis por oferecer atividades de extensão voltadas para o ensino fundamental e médio e ao público em geral. Os projetos preveem o envolvimento de estudantes e professores em atividades de investigação e formação e incluem ações de divulgação da ciência.

Leia mais: Unicamp terá três novos CEPIDs

 

 

 

 

Mitos e verdades da automedicação

Qualquer semelhança não é mera coincidência. Existe um costume já arraigado nas pessoas de cometerem a automedicação. "Não há problema algum ingerir xaropes para a gripe, comprimidos para dor de cabeça e mesmo 'elixir' para combater uma infecção oportunista". É o que muitos pensam. Mas o que de fato há de ingênuo nessa prática? Algumas doenças autorizam esse costume? A opinião do coordenador da Disciplina de Dermatologia da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, Paulo Neves Ferreira Velho, é de que a automedicação não deve ser estimulada, pois os seus efeitos, além de deletérios, podem ser fatais. Hoje ela acontece à profusão tanto na área de medicamentos como na parte cosmética.

 

Paulo Velho define automedicação como o uso de medicamentos por conta própria ou por sugestão de não profissionais da área para tratamento de doenças cujos sintomas são 'enxergados' pelo usuário. Nesse processo, a pessoa parte de uma suspeita do que pode ser o seu problema e toma a decisão de ingerir ou aplicar um fármaco sem a devida avaliação de um médico ou de um dentista, se for o caso. As pessoas apelam para o balconista da farmácia, para os amigos de trabalho e mesmo para desconhecidos da fila do hospital.

Leia mais: Mitos e verdades da automedicação

 

 

 

 

Campinas, 12 de maio de 2013 a 19 de maio de 2013 – ANO 2013 – Nº 561

 

 

História da educação médica antecede comemorações dos 50 anos da FCM

A história da educação médica é o foco do seminário que acontece nesta quinta-feira (16) no auditório da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp. O seminário antecede a semana de comemoração dos 50 anos da faculdade, que vai de 20 a 25 de maio. A abertura de boas-vindas foi conduzida pelo professor Everardo Duarte Nunes, membro do Grupo de Estudos História das Ciências da Saúde (GEHCS) da FCM.

 

 

 

 

LIVRO DA SEMANA
Correspondência, dedicatórias e outros textos

 

 

 

Assoreamento é ameaça para navegação e geração de energia

Estudos na Usina de Barra Bonita dimensionam impactos e propõem alternativas

 

 

Unicamp integra Observatório da Educação

Lançado dia 8, portal democratiza acesso a notícia e informações sobre educação

 

 

 

Pesquisadores discutem impacto de
megaeventos na educação física escolar

No dia em que o Brasil conheceu os convocados do técnico Felipe Scolari para a Copa das Confederações, o Departamento de Educação Física e Humanidades da Faculdade de Educação Física (FEF) da Unicamp promove um debate sobre o impacto de megaeventos esportivos na educação física escolar. O encontro foi aberto pela manhã, no Centro de Convenções da Unicamp pelo diretor da FEF, Paulo Ferreira de Araújo, e pelos professores Marco Antônio Bortoletto e Helena Altmann.

 

 

Estudo atesta sucesso do PAAIS

Estudantes bonificados têm desempenho igual ou superior em relação aos que não tiveram ajuda do programa

 

 

 

Deise, uma pioneira da acessibilidade

Experiências pessoais movem ações de funcionária da Biblioteca Central Cesar Lattes

 

 

Filme produzido no IA será exibido em Cannes

 

 

 

 

As fronteiras da regularização fundiária

Tese mostra que ações não têm sido capazes de garantir o direito à moradia e mitigar a segregação socioespacial

 

Tese revê papel da burguesia de SP na gênese da educação profissional

Estudo resgata conjuntura política e social da primeira metade do século 20

 

Monitoramento identifica sinais que precedem atividade vulcânica

Pesquisa na área de sensoriamento remoto rende artigos em publicações internacionais

 

Tadeu prega diálogo e reafirma compromisso com propostas

Reitor defende a pluralidade e o respeito ao contraditório em solenidade de posse

 

O mundo (da moda) nas pranchas de Vecellio

Dissertação: "De Gli Habiti Antichi, Et Moderni Di Diuerse Parti Del Mondo (1590) de Cesare Vecellio: tradução parcial e ensaio crítico"

 

Tese sugere inventário turístico para o município de São Simão

Tese: "Turismo sustentável: uma proposta para São Simão – SP"

 

De menino que gostava de olhar para o céu a cientista/inventor

Geólogo e funcionário do IFGW, Rogério Marcon mantém observatório em sua casa

 

VÍDEO Unicamp Notícia destaca VI
Encontro de Educação Musical da Unicamp

 

Poemas que abordam a mulher são
lançados por funcionária da Unicamp

 

Controlando o vazamento de gases

Software determina número mínimo de detectores a ser utilizado em uma área industrial

 

 

 

Jovens cegos são alvo de bullying em aulas de educação física, aponta tese

Alunos de escolas públicas têm participação limitada e ficam isolados em atividades

 

 

 

O 'envelope solar' e o planejamento urbano

Estudo prega que revisão da legislação urbanística incorpore acesso ao sol e à luz

 

 

Projeto Janelas Abertas busca humanização
no Hospital de Clínicas

 

 

 

Da juventude extravagante à guinada conservadora

Tese: "Educação pela máscara: literatura e ideologia burguesa no Brasil (1844-1856)"

 

 

 

A integração da AS é possível?

Livro de doutorando do IG aponta fatores que podem favorecer ou inviabilizar diálogo regional

 

 

 

Salto do mínimo atenua desigualdade e beneficia trabalhador de menor renda

Pesquisa analisa impactos da recuperação do salário ao longo de mandatos de Lula

 

 

 

Método detecta compostos que causam odor na carne de porco

Mais "limpa", rápida e precisa, técnica analisa causas do mau cheiro, sobretudo no toucinho

 

 

 

Método avalia desgaste de sinalização

Tese: "Avaliação visual do desgaste da sinalização horizontal urbana em um município de médio porte"

 

Vigilância Inteligente

Estudo desenvolvido na FEEC dá primeiro passo para o desenvolvimento, no país, de radar do tipo cognitivo multifuncional

 

Metodologia detecta riscos à saúde em produtos de beleza

Nova plataforma de pesquisa da FCM constata falhas na formulação de esmaltes, batons e lápis de olho

 

FEA desenvolve pão branco enriquecido com três fibras

Engenheira de alimentos fez pesquisa sensorial para identificar as necessidades do consumidor

 

 

Impacto de novas tecnologias
na produção de etanol de milho

 

Cluster da FT faz 4,5 trilhões de
operações aritméticas por segundo

 

 

Agenda

 

 

Arena MTE 2013

O desafio universitário ArenaMTE 2013 ocorre nos dias 17 e 18 de maio, sendo que no dia 17, haverá um curso de resolução de cases no Auditório da Biblioteca Central César Lattes (BC-CL) e no dia 18 ocorrerá o desafio, no Hotel Nacional Inn, em Campinas/SP. O evento é organizado pelo Mercado de Trabalho em Engenharia e visa proporcionar aos alunos a oportunidade de Networking com as empresas participantes. Interessados podem fazer inscrição no site. Mas detalhes: 19-3521-3876 ou e-mail ivan.nogueira@mte.org.br

 

 

Bate-papo com José Martins Filho

No dia 18 de maio, o pediatra e ex-reitor da Unicamp, José Martins Filho, fala sobre "criança terceirizada: os descaminhos das relações familiares no mundo contemporâneo". O evento acontece às 16 horas, na Livraria Cultura do Shopping Center Iguatemi, em Campinas. Entrada gratuita. Mais detalhes: 19-3751-4033 

 

 

Pagu promove reunião sobre projeto para inclusão social

O Núcleo de Estudos de Gênero Pagu da Unicamp promoverá a Segunda Reunião Geral no Brasil do Projeto Medidas para a Inclusão Social e Equidade em Instituições de Ensino Superior na América Latina (MISEAL). O projeto é desenvolvido desde 2012 em parceria com a comunidade europeia por meio do programa Alfa III. A cerimônia de abertura ocorrerá no dia 20 de maio às 17 horas, no auditório II do prédio da Diretoria Geral da Administração (DGA).

O projeto MISEAL pretende contribuir para melhorar as estratégias e os mecanismos de acesso, assim como as condições de permanência e mobilidade de pessoas pertencentes a grupos pouco favorecidos ou vulneráveis nas 12 Instituições de Educação Superior (IES) da América Latina (AL) que fazem parte do Alfa III.

 

 

Educação geográfica e cartografia escolar: articulações e propostas de ensino

O minicurso "Educação geográfica e cartografia escolar: articulações e propostas de ensino" será ministrado pelo professor Denis Richter, da Universidade Federal de Goiás, dias 20, 21 e 22 de maio, das 14 às 18 horas, no Instituto de Geociências (IG). Um dos objetivos do minicurso é contribuir na formação inicial dos acadêmicos do curso de Geografia - licenciatura. Inscrições: até 16 de maio.  na Secretaria de Graduação do IG (vagas limitadas). A organização é do PIBID-Geografia. Mais informações: rafaelstrafo@ige.unicamp.br

 

 

Seminário de Extensionistas da Unicamp

Com o tema "Tecnologia e Produção e a Extensão Comunitária", o próximo Seminário de Extensionistas da Unicamp terá como debatedores os professores Rafael de Brito Dias, da Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA), e  Giovanna Garcia Fagundes, do Departamento de Biologia Animal do Instituto de Biologia (IB). O evento acontece  no dia 22 de maio, às 9h30, no auditório 1 da Agência para a Formação Profissional da Unicamp (AFPU). A organização é da Coordenadoria de Assuntos Comunitários (CAC),  órgão da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (Preac). Mais informações: 19-3521-2541

 

 

 

Unicamp realiza curso avançado sobre genômica e biologia celular com ênfase em bioinformática

O curso internacional "Tópicos Avançados em Genômica e Biologia Celular" será realizado no Centro de Convenções da Unicamp, de 22 a 24 de maio de 2013. O evento busca reunir palestrantes reconhecidos mundialmente para apresentação de pesquisas, propiciando a troca de experiências e informações entre diferentes grupos de países dedicados à busca de conhecimento na área de genética molecular humana. A organização é do Centro de Biologia Molecular e Engenharia Genética (CBMEG) e do Laboratório Central de Tecnologias de Alto Desempenho (LaCTAD) da Unicamp, com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). Mais informações no link http://cbmegcourses.org, telefones 19-3521-1130 e 3521-1131 ou e-mail cbmegcourses@cbmeg.unicamp.br.

 

 

Educação geográfica e cartografia escolar: articulações e propostas de ensino

O minicurso "Educação geográfica e cartografia escolar: articulações e propostas de ensino" será ministrado pelo professor Denis Richter, da Universidade Federal de Goiás, dias 20, 21 e 22 de maio, das 14 às 18 horas, no Instituto de Geociências (IG). Um dos objetivos do minicurso é contribuir na formação inicial dos acadêmicos do curso de Geografia - licenciatura. Inscrições: até 16 de maio.  na Secretaria de Graduação do IG (vagas limitadas). A organização é do PIBID-Geografia. Mais informações: rafaelstrafo@ige.unicamp.br

 

 

Gestão e planejamento esportivo no ciclo olímpico e paralímpico

O Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (CHS) da Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA), em Limeira, organiza no evento "Quartas Interdisciplinares",  dia 22 de maio, às16 horas, no Auditório UL01, uma mesa-redonda  para discutir o tema "Gestão e planejamento esportivo no ciclo olímpico e paralímpico". Contará com a participação de Luiz Cláudio Pereira (vice-presidente do Comitê Paraolímpico Brasileiro) e Antonio Carlos Gomes (diretor técnico Sporting Training). A mesa será coordenada pelo professor Luciano Mercadante (FCA).  Mais informações pelo telefone 19-3701-6674 ou email chs@fca.unicamp.br

 

 

Campinas Café Festival

A 6ª edição do Campinas Café Festival acontece de 22 a 24 de maio, no Instituto Agronômico de Campinas (IAC). A abertura do evento será às 19 horas. O Campinas Café Festival é um evento idealizado pelo Instituto Jerusalém do Brasil em parceria com a Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (Preac) da Unicamp, entre outras instituições. O IAC fica na Av. Barão de Itapura 1481, em Campinas-SP. Mais informações: telefone 19-3237.0644 ou e-mail rp@iac.sp.gov.br

 

 

 

 

 

Tecnologia, produção e a extensão comunitária

Com o tema "Tecnologia, produção e a extensão comunitária", o próximo Seminário de Extensionistas da Unicamp terá como debatedores os professores Rafael de Brito Dias, da Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA), e  Giovanna Garcia Fagundes, do Departamento de Biologia Animal do Instituto de Biologia (IB). O evento acontece  no dia 22 de maio, às 9h30, no auditório 1 da Agência para a Formação Profissional da Unicamp (AFPU). A organização é da Coordenadoria de Assuntos Comunitários (CAC),  órgão da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (Preac). Mais informações: 19-3521-2541

 

 

O raciocínio geográfico e o processo de ensino-aprendizagem de Geografia

"O raciocínio geográfico e o processo de ensino-aprendizagem de Geografia". Palestra será proferida pelo professor Denis Richter, da Universidade Federal de Goiás, dia 23 de maio, às 19 horas, no Instituto de Geociências - sala MD 02. A organização é do PIBID-Geografia. Mais detalhes pelo e-mail rafaelstrafo@ige.unicamp.br

 

 

SAE recebe inscrições para o passeio cultural Unicampinas

O Serviço de Apoio ao Estudante (SAE) recebe, até 23 de maio, as inscrições para o passeio cultural "Unicampinas". Mais detalhes no link

 

 

 

TOPE recebe inscrições para o curso "Como elaborar um aporte financeiro de sua empresa"

O projeto TOPE - Todos Podem Ensinar e Todos Podem Aprender, desenvolvido pelo Espaço de Apoio ao Ensino e Aprendizagem (EA)², órgão da Pró-reitoria de Graduação (PRG),  já está recebendo as inscrições para o curso "Como elaborar um aporte financeiro de sua empresa". O curso é aberto para a comunidade da Unicamp e ocorre no dia 23 de maio, às 12 horas, no Ciclo Básico I. Vagas limitadas. Mais informações: telefone 19-3521-7991 ou e-mail ea2@reitoria.unicamp.br

 

 

 

Palestras do SAE

O Serviço de Apoio ao Estudante (SAE), através de sua Área de Orientação Educacional, organiza no dia 23 de maio, às 12h30, uma palestra com os professores da Faculdade de Educação Física (FEF) da Unicamp, João Paulo Borin e Paula Teixeira Fernandes. Ambos falarão sobre o funcionamento do cérebro para se ter mais qualidade de vida, destacando a importância da atitude positiva, da motivação, da atenção e da memória e dos efeitos que os exercícios físicos proporcionam para o bem-estar geral. Mais informações: 19-3521-6591

 

 

 

Nepam recebe Lourival Costa Paraíba

O Núcleo de Estudos e Pesquisas Ambientais (Nepam) recebe, para palestra, Lourival Costa Paraíba, pesquisador da Embrapa Meio Ambiente de Jaguariúna-SP. No dia 23 de maio, às 14 horas, no auditório "Daniel Hogan", ele aborda "Estimativa do volume de água cinza de pesticidas na pegada hídrica de cultivos agrícolas".  Mais detalhes no link

 

 

Feagri recebe inscrições para o curso "Barragens de Terra"

A Faculdade de Engenharia Agrícola (Feagri) recebe, até 24 de maio, as inscrições para o curso de extensão: "Barragens de Terra". Seu início está previsto para 8 de junho. O curso destina-se principalmente aos profissionais de engenharia civil, engenharia agrícola, engenharia agronômica, tecnólogos e alunos de graduação em engenharia. Objetivando o dimensionamento de Barragens de Terra, o curso aborda seus principais elementos e etapas de construção, destacando-se o cálculo de estabilidade de taludes, filtros de proteção, cortinas de vedação, crista, borda livre, desvio do rio, investigações na área de empréstimo e eixo da barragem. Barragens da Terra será ministrado pelos professores José Teixeira Filho, da Faculdade de Engenharia Agrícola (Feagri), e Paulo José Rocha de Albuquerque, da Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo (FEC).
(Hélio Costa Júnior)

 

 

 

 

Vivência e sucesso em entrevistas de seleção

No dia 24 de maio, as 12h30, na sala 14 do Pavilhão Básico (PB14), o Serviço de Apoio ao Estudante (SAE), através do Setor de Orientação Educacional, organiza o evento "Vivência e sucesso em entrevistas de seleção". Público-alvo: estudantes. Mais detalhes: telefone 19-3521-6539 ou e-mail barbara.abile@sae.unicamp.br

 

 

Luna de Tango

O Grupo de Trabalho "Tango & Cultura do Rio de La Plata" apresenta o espetáculo Luna de Tango, dia 25 de maio, às 15 horas, no Espaço Cultural Típica Tango (Rua Luiz Vicentin Sobrinho 101), na Vila Santa Isabel, em Barão Geraldo. O espetáculo será reapresentado em 28 de maio, no Espaço Cultural Casa do Lago (rua Érico Veríssimo 1011), no campus da Unicamp, às 12 horas. O evento é organizado pela professora Natacha Muriel López Gallucci, do Instituto de Artes (IA). Entrada gratuita. Mais informações 19-3289-1752, 35217017 ou 7830-1230.

 

 

 

Mostra de cursos técnicos do Cotuca recebe inscrições

O Colégio Técnico da Unicamp (Cotuca) recebe, até 28 de maio, no site www.mostradetrabalhos.cotuca.unicamp.br, as inscrições de projetos a serem apresentados na III Mostra de Trabalhos de Cursos Técnicos. O evento acontece no dia 26 de setembro, das 9 às 20 horas, no Saguão Ciclo básico II, no Campus da Unicamp. O público-alvo são estudantes de ensino médio e técnico bem como profissionais de áreas correlatas. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 19-3521-9906 ou e-mail alan@cotuca.unicamp.br

 

 

Dia Mundial sem Tabaco

O Programa Viva Mais do Centro de Saúde da Comunidade (Cecom) organiza nos dias 28 e 29 de maio, entre 10 e 14h30, evento do Dia Mundial sem Tabaco. Com o tema "Dia de Promoção à Saúde do Fumante", as atividades ocorrem no Ciclo Básico II-PB (dia 28) e na Tenda do Mexa-se do Hospital das Clínicas (dia 29). Nos locais haverá a distribuição de marcadores de livro com conteúdo sobre o tabaco e sobre os grupos de tratamento existentes na Unicamp. Mais informações: 19-3521-9001.

 

 

 

Queimaduras de 3º grau

A exposição "Queimaduras de 3º grau", de Genivaldo Amorim, será aberta no dia 20 de maio, às 12h30, no Centro de Convenções da Unicamp (Rua Elis Regina, 131). A curadoria da mostra é de Sandra Caro Flório. O evento é organizado pela Coordenadoria de Desenvolvimento Cultural (CDC) e faz parte do Projeto Espaço de Arte. Mais informações: 19-3521-1739.

 

 

 

 

 

TOPE recebe inscrições para o curso "Como elaborar um aporte financeiro de sua empresa"

O projeto TOPE - Todos Podem Ensinar e Todos Podem Aprender, desenvolvido pelo Espaço de Apoio ao Ensino e Aprendizagem (EA)², órgão da Pró-reitoria de Graduação (PRG),  já está recebendo as inscrições para o curso "Como elaborar um aporte financeiro de sua empresa". O curso é aberto para a comunidade da Unicamp e ocorre no dia 23 de maio, às 12 horas, no Ciclo Básico I. Vagas limitadas. Mais informações: telefone 19-3521-7991 ou e-mail ea2@reitoria.unicamp.br

 

 

 

Xilomóvel + Cláudio Caropreso

 

A Galeria de Arte Unicamp recebe, de 16 a 31 de maio, a exposição "Xilomóvel + Cláudio Caropreso", de Márcio Elias, Simone Peixoto, Luciana Bertarelli e Cláudio Caropreso. A abertura acontece às 12h30, na rua Sérgio Buarque de Holanda s/nº, no piso térreo da Biblioteca Central (BC-CL). No mesmo dia, às 15 horas, haverá um bate-papo com os artistas. Visitação: de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas. Mais informações: 19-3521-6561.

 

 

 

 

 

 

---------------------------------------------------------------------------------------

 

Atendimento à Imprensa - ASCOM-Unicamp

---------------------------------------------------------------------------------------

Ronei Thezolin

- Jornalista / Assessor de Imprensa - Unicamp

(19) 3521 5111 / 5142 / 5145 / 5135

Facebook: Ronei Thezolin

Twitter: twitter.com/roneithezolin

Skype: thezolin.ronei

ronei@reitoria.unicamp.br

 

---------------------------------------------------------------------------------------

Patrícia Lauretti

- Jornalista / Assessor de Imprensa - Unicamp

(19) 3521-5142 / 5135/ 5145 / 5111

patricia.lauretti@reitoria.unicamp.br

---------------------------------------------------------------------------------------

Gabriela Villen

- Jornalista / Assessor de Imprensa - Unicamp

19-3521 5145 / 5142 / 5135 / 5111

gabriela.villen@reitoria.unicamp.br

 

----------------------------------------------------------------------------------------

Valerio Paiva

- Jornalista / Assessora de Imprensa - Unicamp

(19) 3521-5142 / 5135/ 5111 / 5145

valerio.paiva@reitoria.unicamp.br  

 

----------------------------------------------------------------------------------------

Luiz Guilherme Dias

- Jornalista / Assessora de Imprensa - Unicamp

(19) 3521-5109 / 5135/ 5111 / 5145 / 1-5142

luiz.souza@reitoria.unicamp.br

 

---------------------------------------------------------------------------------------

Jornal da Unicamp: www.unicamp.br/ju

Siga o Jornal da Unicamp no Twitter: twitter.com/jornaldaunicamp

Agenda de Eventos: twitter.com/AgendaUnicamp

Portal da Unicamp: www.unicamp.br

Vestibular: www.comvest.unicamp.br

Editora da Unicamp: www.editora.unicamp.br

Biblioteca Digital: www.unicamp.br/bc

 

Unicamp - Universidade Estadual de Campinas

Assessoria de Comunicação e Imprensa (Ascom)

Cidade Universitária "Zeferino Vaz"

Barão Geraldo

Campinas - SP

CEP 13083-970

---------------------------------------------------------------------------------------

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares