Justiça de Hong Kong autoriza transexual a se casar

PUBLICIDADE

Justiça de Hong Kong autoriza transexual a se casar

  • A mulher, identificada apenas como W, passou por uma cirurgia de mudança de sexo em um hospital público há alguns anos

O GLOBO (EMAIL · FACEBOOK · TWITTER)

COM AGÊNCIAS INTERNACIONAIS (FACEBOOK · TWITTER)

Publicado: 13/05/13 - 11h17
 
Atualizado: 13/05/13 - 11h37

HONG KONG - Uma transexual de Hong Kong ganhou o direito de se casar com seu namorado, depois de o Tribunal de Apelações decidir nesta segunda-feira que a lei atual, que impedia a mulher transexual de se casar com seu parceiro, é inconstitucional.

A mulher, de 30 anos e identificada apenas como W, passou por uma cirurgia de mudança de sexo em um hospital público há alguns. Até agora, a justiça de Hong Kong argumentava que a legislação só autorizava o casamento entre pessoas de sexos opostos. O registro civil havia alegado que sua certidão de nascimento ainda a classificava como homem.

O Tribunal de Apelações, no entanto, considerou "contrário aos princípios se basear apenas nas características biológicas no momento do nascimento".

"O direito ao casamento garantido pela nossa Constituição estende-se ao direito de um transexual pós-operado de se casar", disse o parecer do tribunal, co-escrito pelo juiz Geoffrey Ma e por Robert Ribeiro. "Na atual multicultural Hong Kong, onde as pessoas professam muitas religiões diferentes ou nenhuma ... a procriação não é mais (se é que já era) considerada como essencial para o casamento".

O advogado de W argumentou que a cirurgia de mudança de sexo foi considerada clinicamente necessária e realizada em um hospital público com recursos do governo. Em um comunicado lido por ele, W declarou que é considerada mulher em todas as instâncias de sua vida e é identificada como mulher em sua identidade e passaporte.

"Vivi toda a minha vida como mulher e fui tratada como uma mulher, com exceção de um ponto: não tinha o direito de me casar. Esta decisão retifica uma coisa que era injusta".

O governo de Hong Kong tem um ano para alterar a legislação sobre o casamento.



Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/mundo/justica-de-hong-kong-autoriza-transexual-se-casar-8373127#ixzz2TBc0jxmK 
© 1996 - 2013. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares