Unicamp


    

Campinas, 08 a 14 de abril de 2013 – ANO 2013 – Nº 556

 

 

NESTA EDIÇÃO

 

Grupo revela que queimadas lançam 12 t de mercúrio por ano na atmosfera

Pesquisas inéditas desenvolvidas na Amazônia
mensuram impactos ambientais

 

Bom, simples e acessível

Pesquisadora avalia e caracteriza 24 vinhos
produzidos no Estado de São Paulo

 

Estudo mostra como fibras de colágeno se organizam na pele

Trabalho foi coordenado pelo professor emérito
da Unicamp Benedicto de Campos Vidal

 

'Nós' e 'outros' na Rússia xenofóbica

Tese aborda recrudescimento do racismo contra
os chechenos no contexto pós-socialista

 

Engenheiro detecta chumbo em tampa de três marcas de iogurte

Testes feitos no Ital mostram que é alta
a concentração do metal em frascos

 

'Era uma vez uma história contada outra vez'

Dissertação de mestrado integra projeto sobre educação infantil

 

Estudo aponta deficiência de proteína pós cirurgia bariátrica

Ingestão fica abaixo do recomendado, passados
seis meses do procedimento

 

Programa simula controle de sistema de resfriamento

Engenheiro químico desenvolve ferramenta que mimetiza funcionamento de equipamento

 

Como o consumidor vê a salada?

Questionário avalia percepção de quem consome alimentos crus em restaurantes

 

Rastilho de pólvora

"Estéticas políticas da tela: ativismo e o uso da imagem em redes de comunicação digital"

 

Consu define lista tríplice para reitor

 

Valmir e a arte iluminada

 

Painel da semana

Teses da semana

Livro da Semana

 

 

 

 

 

 

 

 

Equipes do Desafio Unicamp aprendem a montar modelo de negócios em workshop

 

No último sábado (6) aconteceu o workshop de geração de modelo de negócios e metodologia lean startup como parte das etapas de capacitação do Desafio Unicamp de inovação tecnológica, competição de modelo de negócios promovida pela Agência de Inovação Inova Unicamp. O workshop contou com a presença de alunos da graduação e pós-graduação de diversas universidades do país e foi realizado no auditório da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, das 8h30 às 15h30. A abertura do evento foi realizada pela gerente de comunicação da Inova Unicamp, Vanessa Sensato Russano, que explicou o escopo de atuação da Agência na Universidade. Segundo Vanessa, a Inova é responsável pelas áreas de propriedade intelectual, transferência de tecnologias e empreendedorismo tecnológico na Unicamp. "No âmbito do empreendedorismo, a Inova apoia a constituição de novas empresas de base tecnológica por alunos e ex-alunos da Unicamp. A Agência gerencia a Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Unicamp, que atualmente está com edital aberto, e o Inovasoft, além de apoiar a oferta de disciplinas de empreendedorismo", explica.

Leia: Equipes do Desafio Unicamp aprendem a montar modelo de negócios em workshop

 

 

 

 

FEF abre inscrições para a prática de esportes paralímpicos

 

A Faculdade de Educação Física (FEF) da Unicamp, por meio de seu Departamento de Estudos de Atividade Física Adaptada, está com inscrições abertas para pessoas com deficiência visual (ou com baixa visão), interessadas em iniciar a prática de esportes adaptados e, essencialmente os paralímpicos. Serão oferecidas, inicialmente, duas turmas. As inscrições já podem ser  feitas pelo e-mail agaby_@homail.com e não há limite de vagas.

A primeira turma define-se por aulas de judô a serem realizadas às segundas-feiras, às 18 horas, nas dependências da FEF. São direcionadas para crianças de 7 a 11 anos. A segunda turma tratará da iniciação às modalidades paralímpicas (atletismo, natação, goallbal, judô e futebol de 5 (para pessoas cegas). Jovens e adultos com idade acima de 16 anos são o público-alvo desta segunda turma. As aulas ocorrerão às sextas-feiras, às 17 horas. Estas modalidades estão direcionadas para iniciantes e pessoas com experiência esportiva.

 

 

 

 

Editora da Unicamp ganha prédio de estoque de livros

 

O reitor Fernando Costa inaugurou nesta sexta-feira (5) o novo prédio de estoque de livros da Editora da Unicamp, construído numa área de 208 metros quadrados situada ao lado do Arquivo Edgard Leuenroth (AEL). A solenidade - com descerramento de placa pelo reitor e pelo diretor da Editora da Unicamp Paulo Franchetti - contou com a presença dos pró-reitores Roberto Rodrigues Paes e Marcelo Knobel, de Desenvolvimento Universitário e de Graduação respectivamente, além de funcionários da casa e da instituição. O prédio do estoque foi construído com recursos de R$ 400 mil. A capacidade de estoque é de 170 mil exemplares.

Segundo Fernando Costa, essa obra virá, em breve, a se somar a outras duas da Editora da Unicamp: a construção da sua nova sede (ao lado do prédio do Estoque) e uma loja no Ciclo Básico 3, para comercialização de livros e espaço de convivência. O professor Paulo Franchetti, há 11 anos à frente da Editora da Unicamp, elogiou o esforço dos funcionários para torná-la reconhecida internacionalmente. Ele disse que o novo estoque representa muito para a Editora, assim como as outras duas obras, já em andamento, pois ajudam a dar maior visibilidade ao trabalho que vem sendo efetuado na instituição.

 

 

 

Planejamento em ciência e tecnologia é tema de fórum permanente na FCA

 

A Faculdade de Ciências Aplicadas reúne nesta sexta-feira responsáveis por planejamento estratégico em institutos de pesquisa de iniciativa pública e privada. Pela manhã, participaram da mesa-redonda Fronteiras do Planejamento em Institutos de Pesquisa Paule Jeanne Mendes, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Sandra Hollanda, do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), Maria Virginia Alves, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), Arthur João Catto, do Instituto de Pesquisas Eldorado. O debate teve como moderadora a professora da FCA e pesquisadora do Grupo de Estudos sobre Organização da Pesquisa e da Inovação (Geopi) do Departamento de Política Científica e Tecnológica (DPCT) do Instituto de Geociências da Unicamp

Leia mais: Planejamento em ciência e tecnologia é tema de fórum permanente na FCA

 

 

 

 

 

Cori organiza palestra da  Eindhoven University of Technology

 

A Coordenadoria de Relações Institucionais e Internacionais (Cori) organiza palestra da Eindhoven University of Technology (TU/e) - Holanda, na qual serão apresentadas informações sobre a universidade para os estudantes interessados no Programa Ciência sem Fronteiras e em pós-graduação. A palestra acontece no dia 9 de abril, às 12 horas, na sala CB08, prédio do Ciclo Básico I. Públco-alvo: alunos. Mais informações: pelo e-mail: andressa.jesus@reitoria.unicamp.br

 

 

 

 

Desafio Unicamp tem inscrições prorrogadas

O Espaço de Apoio ao Ensino e à Aprendizagem (EA)2, órgão da Pró-Reitoria de Graduação (PRG), inaugura o fórum virtual do website. O fórum abordará o Programa de Avaliação da Graduação (PAG), instituído em 2011. O espaço é aberto para qualquer membro da comunidade acadêmica participar. Mais sobre o fórum no site do EA2.

 

 

 

Desafio Unicamp tem inscrições prorrogadas

As inscrições para o Desafio Unicamp 2013 de Inovação Tecnológica foram estendidas até o dia 10 de abril. Interessados em participar podem se inscrever pelo site do evento em equipes compostas por três a cinco integrantes. A competição é voltada para alunos da graduação e pós-graduação de todo o país. Leia mais.

 

 

 

Inaugurações das novas áreas de PET (HC) e de Ressonância magnética (HES)

No dia 12 de abril, às 10 horas, acontece a inauguração da nova área de PET (Tomografia por emissão de pósitrons) da Medicina Nuclear do Hospital das Clínicas (HC) da Unicamp. Outra inauguração está prevista para o mesmo dia. Às 15 horas, no Hospital Estadual de Sumaré (HES) será inaugurada a área de Ressonância Magnética. O Hospital fica na Av. da Amizade 2.400, no Jardim Bela Vista.

 

 

 

Inauguração da Capela Ecumênica do Hospital José Aristodemo Pinotti/Caism

A inauguração da Capela Ecumênica do Hospital da Mulher "José Aristodemo Pinotti" (Caism) acontece no dia 11 de abril, às 10 horas, na rua Alexandre Fleming 101, no campus da Unicamp

 

 

 

Trio "Bolerinho" e grupo "Alma Quatro" são as atrações do Música no Campus

O projeto "Música no Campus" prossegue com as suas atividades no dia 13 de abril, às 16 horas, no gramado do Instituto de Biologia (IB) da Unicamp. As atrações serão o trio "Bolerinho" e o grupo "Alma Quatro".  

O Bolerinho, trio vocal e instrumental, formado por ex-alunas do curso de música da Unicamp, conta com uma delicada e inusitada formação: Luísa Toller (piano e voz), Marina Beraldo (flauta e voz) e Maria Beraldo Bastos (clarinete, voz e pandeiro): três musicistas instrumentistas e cantoras da nova geração, que realizam trabalhos no cenário atual. Explorando diferentes texturas vocais/instrumentais, o trio tem como prática a criação de arranjos essencialmente vocais de forma inovadora e sutil, sugerindo ao público, através do carisma e do bom humor, possíveis caminhos de memórias afetivas a serem visitadas. O bom gosto e a criatividade mostram em músicas de compositores como Milton Nascimento, Chico Buarque, Itamar Assumpção e Luiz Tatit a concepção do grupo traçada pela autenticidade e ousadia.  

O "Alma Quatro", criado por músicos de sólida formação musical e com uma grande versatilidade e experiência, foi buscar inspiração estilística nas fontes mais puras: Tom Jobim, Johnny Alf, Vinícius de Moraes, Edú Lobo, João Donato, Roberto Menescal, expoentes da Bossa Nova, como também nos grandes nomes do Jazz norte-americano dentre os quais se destacam: Cole Porter, Duke Ellington, Charlie Parker, Miles Davis, John Coltrane, entre outros. Como resultado, o grupo criou um estilo de expressão musical singular, interpretando os grandes mestres da Música Popular Brasileira e do Jazz, de forma muito pessoal, além de criar novas formas através de seus próprios temas. Formado por Helder Samara na bateria, Vinicius Corilow no sax, Daniel Ribeiro "Pezim" no baixo acústico e Felipe Silveira no piano, é hoje um grupo de personalidade forte, que sempre buscando suas raízes, impressiona pela altíssima e lapidada qualidade de sua música em cada apresentação. O Música no Campus é organizado pela Comissão de Ação Cultural da Reitoria da Unicamp e pela Coordenadoria de Eventos Institucionais (CEI).

SERVIÇO

Evento: Música no Campus
Dia: 13 de abril de 2013
Hora: 16h
Local: Gramado do IB
Contatos: telefone 19-3521-2145 ou e-mail 

 

 

 

Agenda

 

 

Fórum discute lixo e cidadania da RMC

O Fórum "Lixo e Cidadania da Região Metropolitana de Campinas" acontece no dia 9 de abril, às 17 horas, no Centro de Inclusão Social (CIS-Guanabara). O objetivo é discutir a implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos,  bem como os Planos Municipais de Gestão de Resíduos Sólidos, nos municípios da RMC. O evento é organizado pela Pró-reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (Preac), Coordenadoria de Assuntos Comunitários (CAC) e pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES-Seção Campinas). O Fórum conta com apoio da Secretaria Municipal de Trabalho e Renda de Campinas, Conselho Municipal de Meio Ambiente - Campinas (Comdema), Fluxus – Laboratório de Estudos em Redes Técnicas e Sustentabilidade Sócio-ambiental da Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo (FEC-Unicamp) e da Associação Sonha Barão. O CIS-Guanabara fica na rua Mário Siqueira 829, no bairro do Botafogo, em Campínas. Mais informações no site do evento: http://www.preac.unicamp.br/?p=1164, telefone 19-3521-2541 ou e-mail cac@reitoria.unicamp.br

 

 

 

 

Fórum Permanente de Ensino Superior

 

No dia 9 de abril acontece o Fórum Permanente de Ensino Superior: para além das fronteiras do conhecimento - as ciências humanas e sociais como campo interdisciplinar. O evento ocorre, a partir das 9 horas, no auditório da Faculdade de Ciências Médicas (FCM). Mais informações no endereço

 

 

 

Romance de formação

 A Área de Orientação Educacional do Serviço de Apoio ao Estudante (SAE) da Unicamp promove no dia 9 de abril,  às 12h30, na Sala de Cinema da Casa do Lago (Rua Érico Veríssimo 1011), debate e exibição do documentário "Romance de formação" (Assista ao Trailler). A produção já foi premiada no cenário nacional e se destaca por acompanhar a vida de quatro jovens brasileiros, que carregam consigo a responsabilidade de crescerem dentro de grandes instituições acadêmicas como: Harvard Law School (EUA), Stanford University (EUA), Universidade de Música de Karlshure (Alemanha) e IME (Brasil). O debate contará com a participação da diretora do documentário Julia De Simone e da professora Elisabete Monteiro de Aguiar Pereira, da Faculdade de Educação (FE) da Unicamp. Mais informações no link www.sae.unicamp.br/saibamais

 

 

 

 

Alunos de Midialogia expõem no MIS-Campinas

A abertura da exposição "Fotografia em curso" acontece no dia 9 de abril, às 19 horas, com vernissage, projeções, performance e discotecagem, no Museu de Imagem e Som (MIS) de Campinas. A mostra apresenta dez trabalhos de alunos do curso de Midialogia da Unicamp realizados em 2012. As fotografias abordam temas e conceitos variados a partir de pesquisas práticas e teóricas que conjugam experimentação e subjetividade. Deste processo foi levantada a questão: hoje em dia o que faz da fotografia uma fotografia?
Às quintas-feiras, dias 11, 18 e 25 de abril, das 14 às 17 horas, ocorrem visitas escolares monitoradas pelos organizadores da exposição. No dia 16, das 14 às 17 horas, será oferecida uma oficina gratuita de fotografia básica, com 20 vagas disponíveis. Para se inscrever na oficina, basta enviar nome e RG com assunto "inscrição" para fotografiaemcurso@gmail.com

O evento é realizado pelo Instituto de Artes (IA) da Unicamp, Visarte e MIS - Museu da Imagem e do Som de Campinas. A exposição é apoiada pelo Bagdá Café e orientada pelo professor Fernando de Tacca (Unicamp). A organização é de Beatriz Iozzi, Isabela Maia, Jean Marcel Camargo, Luiza Folegatti, Priscila Oliveira e Vanessa Myho.

 

 

 

 

Redação científica

A Secretaria de Extensão, Convênios e Eventos do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) recebe, até 10 de abril, as inscrições para um curso de redação científica na modalidade extensão. Destina-se aos pesquisadores, estudantes de graduação/pós-graduação e interessados no assunto. O curso tem carga horária de 30 horas e será realizado nas dependências do IEL. O pré-requisito para participação é o ensino médio. Outras Informações podem ser obtidas pelo telefone 19-3521-1520 ou e-mail

 

 

 

EA2 inaugura fórum virtual

O Espaço de Apoio ao Ensino e à Aprendizagem (EA)2, órgão da Pró-Reitoria de Graduação (PRG), inaugura o fórum virtual do website. O fórum abordará o Programa de Avaliação da Graduação (PAG), instituído em 2011. O espaço é aberto para qualquer membro da comunidade acadêmica participar. Mais sobre o fórum no site do EA2.

 

 

 

Palestra com Antonio Aledo

O Núcleo de Estudos e Pesquisas Ambientais (Nepam) recebe no dia 11 de abril, para palestra, o professor de sociologia ambiental, Antonio Aledo (Universidade de Alicante). No auditório da unidade, às 9h30, ele fala sobre a incuestionabilidad del riesgo: el modelo inmobiliario español y la gestión política de los territorios y comunidades costeras. A palestra será em espanhol. Mais informações: 19-3521-7690.

 

 

 

DRCC recebe Jacquelyn Noronha-Hostler

No dia 11 de abril, às 11 horas, o Departamento de Raios Cósmicos e Cronologia do Instituto de Física Gleb Wataghin (IFGW) recebe a pesquisadora  Jacquelyn Noronha-Hostler (USP). Em palestra, ela fala sobre os últimos desenvolvimentos para descrever a hidrodinamica para colisões de íons pesados. O encontro ocorre no Auditorio Meson Pi, Predio Pierre Auger. A organização é da professora Arlene Cristina Aguilar. Mais detalhes no site ou telefone 19-3521-5275.

 

 

 

Inauguração de ampliação da biblioteca do IFCH

No dia 11 de abril, às 15 horas, haverá uma solenidade de inauguração do prédio da Biblioteca "Prof. Dr. Octávio Ianni", que acaba ser ampliado. A Biblioteca pertence ao Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) e fica na Rua Cora Coralina, s/n, no campus da Unicamp. 

 

 

 

Mauricius Farina e Marta Strambi expõem em Portugal

Os professores Mauricius Farina e Marta Strambi expõem "Paisagem Retocada" e "Natureza em transe", dia 11 de abril, às 17 horas, no Museu da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (Portugal). Farina é professor do Curso de graduação em Midialogia da Unicamp e integra a linha de pesquisa "Multimeios e Arte" junto ao Programa de Pós-graduação em Artes Visuais do Instituto de Artes (IA). Strambi é doutora em Artes pela Eca-USP e mestre em Artes pelo IA-Unicamp.

 

 

 

Simpósio de Bakhtin e Encontro do Gelep

O III Simpósio Contribuições de Bakhtin à Linguística e à Educação e o II Encontro do Grupo de Estudos da Linguagem no Envelhecimento e nas Patologias (Gelep/CNPq) ocorrem de 15 a 17 de abril, no Auditório do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL). O Simpósio será realizado das 9h30 às 12 horas. O Encontro do Gelep, das 14 às 17 horas. Mais Informações: simposiobakhtin2010@gmail.com

 

 

 

Palestra com José Nelson Amaral

O Instituto de Computação (IC) da Unicamp organiza uma palestra no dia 12 de abril, às 14 horas, com José Nelson Amaral. O evento ocorre na sala 85. Ele aborda: "Memória transacional: A evolução de uma idéia".

 

 

A Redação no Vestibular Unicamp

A Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) abre, dia 15 de abril (a partir das 9 horas), o período de inscrição para a oficina "A Redação no Vestibular Unicamp". Leia mais.

 

 

 

 

 

 

 

 

---------------------------------------------------------------------------------------

 

Atendimento à Imprensa - ASCOM-Unicamp

---------------------------------------------------------------------------------------

Ronei Thezolin

- Jornalista / Assessor de Imprensa - Unicamp

(19) 3521 5111 / 5142 / 5145 / 5135

Facebook: Ronei Thezolin

Twitter: twitter.com/roneithezolin

Skype: thezolin.ronei

ronei@reitoria.unicamp.br

 

---------------------------------------------------------------------------------------

Patrícia Lauretti

- Jornalista / Assessor de Imprensa - Unicamp

(19) 3521-5142 / 5135/ 5145 / 5111

patricia.lauretti@reitoria.unicamp.br

---------------------------------------------------------------------------------------

Gabriela Villen

- Jornalista / Assessor de Imprensa - Unicamp

19-3521 5145 / 5142 / 5135 / 5111

gabriela.villen@reitoria.unicamp.br

 

----------------------------------------------------------------------------------------

Valerio Paiva

- Jornalista / Assessora de Imprensa - Unicamp

(19) 3521-5142 / 5135/ 5111 / 5145

valerio.paiva@reitoria.unicamp.br  

 

----------------------------------------------------------------------------------------

Luiz Guilherme Dias

- Jornalista / Assessora de Imprensa - Unicamp

(19) 3521-5109 / 5135/ 5111 / 5145 / 1-5142

luiz.souza@reitoria.unicamp.br

 

---------------------------------------------------------------------------------------

Jornal da Unicamp: www.unicamp.br/ju

Siga o Jornal da Unicamp no Twitter: twitter.com/jornaldaunicamp

Agenda de Eventos: twitter.com/AgendaUnicamp

Portal da Unicamp: www.unicamp.br

Vestibular: www.comvest.unicamp.br

Editora da Unicamp: www.editora.unicamp.br

Biblioteca Digital: www.unicamp.br/bc

 

Unicamp - Universidade Estadual de Campinas

Assessoria de Comunicação e Imprensa (Ascom)

Cidade Universitária "Zeferino Vaz"

Barão Geraldo

Campinas - SP

CEP 13083-970

---------------------------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares