Unicamp Notícias


 

 

Unicamp sediará terceiro laboratório SCG

 

Em acordo assinado nesta sexta-feira (19), entre o Structural Genomics Consortium (SGC) e a Unicamp, foram dados os primeiros passos para a construção do terceiro laboratório da Instituição em uma Universidade brasileira. Com sede em Toronto e Oxford, os dois primeiros laboratórios do SGC formam a maior parceria público-privada do mundo, produzindo ciência sem patentes com patrocínio das companhias farmacêuticas.

O acordo foi assinado com a presença do reitor Fernando Costa; do pró-reitor de pesquisa Ronaldo Pilli; do pró-reitor de pós-graduação Euclides de Mesquita Neto, e dos professores do Instituto de Biologia, Paulo Arruda e Paulo Mazafera, representando a Unicamp, além dos pesquisadores Aled Edwards, do laboratório de Toronto, e Opher Gileadi e Stefan Knapp, do laboratório de Oxford, representando o SGC.

Segundo Edwards, a missão do SGC é realizar novas descobertas em biologia, e, para isso, destaca a necessidade de pesquisa em química. Para ele, o mundo está mudando em sua maneira de ver e produzir ciência. As pesquisas realizadas nos laboratórios do SGC, apesar de patrocinadas diretamente pela indústria farmacêutica, são colocadas inteiramente em domínio público, isentas de qualquer tipo de patente. "É o equilíbrio perfeito entre o interesse privado e o bem público", explica Edwards. A contrapartida das empresas é ter pesquisadores de altíssima qualidade trabalhando e trocando informação em diversas partes do mundo, gerando descobertas muito mais significativas, colocadas à sua disposição. Cabe a cada companhia desenvolver produtos a partir de tais descobertas e inseri-los competitivamente no mercado.

Próximos passos do SGC Unicamp
A consolidação do acordo será realizada nesta quarta-feira (20), em São Paulo, em reunião com representantes da Fapesp e da indústria farmacêutica. Na Unicamp, estudantes serão selecionados para passar uma temporada no laboratório de Oxford. O pesquisador Opher Gileadi, por sua vez, virá para Campinas para a implementação da plataforma do laboratório, semelhante aos de Toronto e Oxford, processo que deve durar aproximadamente dois anos. A previsão é que em três anos o laboratório SGC Unicamp esteja em pleno funcionamento.

 

 

 

 

A primeira turma do ProFIS

Alunos de escolas públicas conquistam vagas na graduação da Unicamp por mérito, sem vestibular

 

"Dificuldades eu sempre tive, por causa do meu perfil: tenho um problema auditivo que me trouxe certas limitações. Mas o ProFIS [Programa de Formação Interdisciplinar Superior] me deu a oportunidade de correr atrás das informações por conta própria, me influenciou a ser mais autodidata, criando meu próprio caminho para suprir a defasagem", comemora Andrey Marcondes. Segundo colocado na classificação por coeficiente de rendimento, o aluno faz parte da primeira turma de formandos do Programa de Formação Interdisciplinar Superior, uma iniciativa pioneira da Unicamp. A sessão solene de formatura será presidida pelo reitor Fernando Costa neste dia 22, a partir das 19 horas, no Centro de Convenções.

 

O Profis é voltado a estudantes de escolas públicas e consiste em dois anos de formação geral, dando ao concluinte o direito de ingressar, sem vestibular, em um curso de graduação da Unicamp. Devido ao seu desempenho, Andrey tem a preferência na escolha de qualquer curso, mas ainda reflete sobre aqueles que envolvam sustentabilidade ou saúde, ou ambos. "Meio ambiente é uma paixão minha e já tenho projetos que permitam captar a harmonia entre pessoas e natureza para se viver melhor, como por exemplo, o uso da bicicleta".

Na opinião de Andrey Marcondes, o Profis foi uma ótima oportunidade de crescimento pessoal, conhecendo os cursos e várias nuances do cotidiano na Universidade, e também de conviver com profissionais ligados a pesquisas e projetos de empreendedorismo. "Outra coisa muito importante é que o Profis me deu uma base interdisciplinar, com conhecimentos das áreas de humanas, exatas e biológicas. Esta base foi fundamental para adquirir uma visão mais ampla e crítica das coisas".

Leia matéria: A primeira turma do ProFIS

 

 

 

 

 

Ministério da Defesa premia dois pesquisadores da Unicamp

O Ministério da Defesa está premiando dois pesquisadores da Unicamp pelos melhores trabalhos do 5º Concurso de Teses sobre Defesa Nacional, em solenidade na tarde desta-quarta-feira, em Brasília. Alcides Eduardo dos Reis Peron venceu na categoria mestrado com a dissertação "O Programa FX-2 da FAB: um estudo acerca da possibilidade de ocorrência de eventos visados", defendida no Instituto de Geociências (IG). E Marcos Alan Shaikhzadeh Vahdat Ferreira venceu na categoria doutorado, com a tese "A política de segurança dos Estados Unidos e a tríplice fronteira no pós-11 de setembro: uma análise dos interesses norte-americanos e o posicionamento brasileiro", apresentada no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas.

O concurso, que é organizado a cada dois anos pela Secretaria de Pessoal, Ensino, Saúde e Desporto (Sepesd), teve 54 candidatos concorrendo na área de Ciências Humanas, Sociais Aplicadas e Afins, que tenha relação com setores de defesa e segurança nacional e internacional. A proposta da premiação, apoiada pela Capes e pela Associação Brasileira de Estudos de Defesa (Abed), é incentivar a reflexão, o debate e a produção acadêmica e científica sobre o tema. As teses foram selecionadas por uma comissão com acadêmicos de renome e presidida pelo professor Antônio Jorge Ramalho da Rocha, assessor especial do ministro da Defesa. Os vencedores receberão entre R$ 5 mil e R$ 12 mil, conforme a categoria.

Leia mais: Ministério da Defesa premia dois pesquisadores da Unicamp

 

 

 

 

 

 

 

Reitor visita Illinois e Yale, parcerias estratégicas nos EUA

Acordo possibilitará que entre cinco e dez estudantes da Unicamp passem um ano no exterior

Fernando Costa, reitor da Unicamp, visitou recentemente duas parceiras estratégicas nos Estados Unidos. Acompanhado pelo professor Leandro R. Tessler, Assessor para Assuntos de Internacionalização, o reitor esteve na Universidade de Illinois, em Urbana-Champaign (UIUC), nos dias 13 e 14 de fevereiro. Ali foi recebido pelo Chanceler Associado professor Pradeep Khanna e participou de intensa programação com visitas e encontros com professores do Departamento de Ciência dos Alimentos e Nutrição Humana, do Instituto de Biociências para a Energia; da Faculdade de Ciências da Agricultura, Consumo e Meio-Ambiente; do Departamento de Engenharia e Ciência dos Materiais: do Departamento de Engenharia Agrícola e Biológica e com autoridades da administração da universidade, como o professor Ilesanmi Adesida, Provost (responsável pelos assuntos acadêmicos dos estudantes de graduação). O objetivo da visita foi incrementar atividades conjuntas dentro do acordo geral recentemente assinado durante a visita do Governador de Illinois a São Paulo. A visita terminou com um encontro com o acadêmico Julio César Ferreira Campos, aluno da Unicamp e bolsista do programa Ciência sem Fronteiras na UIUC. A Universidade de Illinois é considerada uma das melhores universidades públicas dos Estados Unidos.

Leia mais: Reitor visita Illinois e Yale, parcerias estratégicas nos EUA

 

 

 

 

Reitor da Politécnica do Equador busca apoiopara estruturar curso de pós-graduação

O reitor da Escola Politécnica do Exército do Equador esteve no campus da Unicamp, em Campinas, nesta terça-feira (19). O diretor equatoriano Carlos Rodríguez Arrieta veio solicitar apoio para estruturação de curso de mestrado em engenharia elétrica e colaborações na área de biologia animal. 
Atualmente, 14 estudantes da Escola Politécnica fazem intercâmbio na Unicamp por meio de convênio assinado no final do ano passado. Gonzalo Fernando Olmedo Cifuentes, ex-aluno da Unicamp e atualmente um dos diretores da instituição equatoriana, também visitou a Universidade. 

Leia mais: Reitor da Politécnica do Equador busca apoiopara estruturar curso de pós-graduação

 

 

 

 

 

 

Processos mapeiam o presente e projetam o futuro

 

Um instrumento indispensável a qualquer instituição que queira identificar os seus pontos positivos e negativos é a avaliação. Por meio do diagnóstico das atividades executadas, é possível promover reflexões acerca dos resultados e propor ações voltadas ao aprimoramento dos aspectos tidos como mais frágeis. A Unicamp como um todo, e a graduação em particular, tem se submetido continuamente a processos de avaliação interna e externa, com o objetivo de conhecer melhor o seu presente e preparar de forma mais qualificada o seu futuro.

No âmbito interno, foi instituído no final de 2010 o Programa de Avaliação da Graduação (PAG). Inicialmente, o PAG foi implantado de forma piloto na Faculdade de Tecnologia (FT) e na Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA), ambas instaladas em Limeira (SP). O instrumento foi desenvolvido a partir de um Grupo de Trabalho interdisciplinar criado em junho do ano anterior, como explica o professor José Alves de Freitas Neto, coordenador do Espaço de Apoio ao Ensino e Aprendizagem [EA]2, órgão que responde atualmente pelo processo de avaliação. "Após essa primeira experiência, e a partir das considerações dos envolvidos, estendemos o processo para a Faculdade de Educação Física (FEF), também em caráter piloto, no segundo semestre de 2010. A partir do primeiro semestre de 2011, o PAG foi universalizado para toda a Unicamp", relata.

Leia: Processos mapeiam o presente e projetam o futuro

 

 

 

 

 

Unicamp abre curso do Pacto pela Alfabetização na Idade Certa

 

A Unicamp está realizando de segunda até sexta-feira a primeira etapa de formação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, um programa liderado pelo Ministério da Educação (MEC) que conta com a adesão de quase todos os municípios brasileiros – são mais de 5 mil participantes. A ideia é apoiar os professores alfabetizadores no planejamento das aulas e no uso articulado dos materiais e das referências curriculares e pedagógicas dos eixos contidos nos "materiais didáticos", "literatura", "tecnologias educacionais digitais" e "avaliação". Leia mais: Unicamp abre curso do Pacto pela Alfabetização na Idade Certa

 

 

 

 

 

 

Parceria internacional criará laboratório voltado ao estudo das quinases órfãs do genoma humano como alvo para novos fármacos

Os professores do Instituto de Biologia (IB) Paulo Arruda e Paulo Mazzafera estão firmando uma parceria com o Structureal Genomics Consortium, a Universidade de Oxford e a Universidade de Toronto para estabelecer na Unicamp um Laboratório de Biologia Estrutural e Química voltado ao estudo das quinases órfãs do genoma humano como alvo para novos fármacos. O objetivo é tornar a Universidade uma liderança nessa área no Brasil. O consórcio contará com a colaboração das maiores empresas farmacêuticas do mundo, num modelo de acesso livre.

Leia: Parceria internacional criará laboratório voltado ao estudo das quinases órfãs do genoma humano como alvo para novos fármacos

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Obama cobra resultados de verba pública aplicada em educação superior

Presidente sugere novos critérios de desempenho para a avaliação das universidades

 

Em seu discurso sobre o estado da União, proferido em 12 de fevereiro, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, cobrou das faculdades e universidades um melhor uso dos subsídios públicos, e acenou com a a adoção de novos critérios para a concessão de verbas federais às instituições de educação superior, e de mudanças nos critérios de credenciamento.
"Por meio de isenções fiscais, dotações e empréstimos, fizemos com que as faculdades estivessem ao alcance de milhões de estudantes e de famílias (...) Mas os contribuintes não podem continuar a subsidiar os custos crescentes", disse ele. "As instituições precisam fazer sua parte".

Leia:  Obama cobra resultados de verba pública aplicada em educação superior

 

 

 

 

INOVAÇÃO: Abertura de capital tende a reduzir ritmo da inovação nas empresas, diz estudo de Stanford

 

Levantamento em 1.500 companhias americanas também mostra êxodo dos funcionários mais criativos

A abertura de capital de uma empresa, por meio de uma oferta inicial de ações (IPO, na sigla em inglês) tende a sufocar a inovação na companhia, medida de acordo com o número e qualidade das patentes, além de provocar um êxodo de inventores e uma queda na produtividade dos pesquisadores remanescentes, afirma um paper publicado em dezembro de 2012 pela Escola de Administração de Stanford, de autoria do professor-assistente Shai Bernstein.

Leia: INOVAÇÃO: Abertura de capital tende a reduzir ritmo da inovação nas empresas, diz estudo de Stanford

 

 

 

 

Professor emérito da Universidade de Bristol faz palestras na Unicamp

 

O professor emérito da Universidade de Bristol, Peter Barlow, ministrou na tarde desta terça-feira (19) uma palestra no Instituto de Biologia (IB) da Unicamp. O pesquisador, que tem inúmeros estudos nas áreas da Botânica e da Cronobiologia, abordou o tema "Problemas não resolvidos do câmbio vascular: de onde vêm todas as células?". A presença do docente atraiu um bom público à sala de aula do IB, reservada especialmente para o evento.

Mais: Professor emérito da Universidade de Bristol faz palestras na Unicamp

 

 

 

 

 

 

 

Agenda de Eventos

 

 

Inova e Incamp promovem workshop sobre incubação

No dia 25 de fevereiro, a Agência de Inovação Inova Unicamp e a Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Unicamp (Incamp) promovem um workshop sobre como incubar uma empresa de base tecnológica na Unicamp. O evento será realizado às 14h, no auditório da Incamp, e tem como público alvo potenciais candidatos a serem incubados e alunos da graduação e da pós-graduação da Unicamp que queiram empreender.

Saiba mais: Inova e Incamp promovem workshop sobre incubação

 

 

 

Vestibular Unicamp 2013: matrículas e chamadas

Os candidatos aprovados em segunda chamada do Vestibular Unicamp 2013 devem fazer a matrícula no dia 21 de fevereiro, nos respectivos campi, das 9 horas às 12 horas: na Faculdade de Odontologia (FOP), em Piracicaba. Na Faculdade de Tecnologia, em Limeira. Na Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA), em Limeira e os demais cursos, no campus da Unicamp em Campinas. As matrículas dos convocados para os cursos da Famerp (Faculdade pública de Medicina de São José do Rio Preto) poderão ser realizadas em Campinas ou na sede da Famerp, em São José do Rio Preto. Veja o calendário completo de chamadas e matrículas.

Lista da terceira chamada - A lista com os nomes da terceira chamada também será publicada no mesmo dia (21 de fevereiro), até as 24hs. Estão previstas até onze chamadas. As notas e a classificação dos candidatos estão disponíveis para consulta na página da Comvest na internet.

Confirmação de matrícula - No dia 25 de fevereiro, todos os candidatos matriculados em primeira e segunda chamadas, inclusive aqueles que aguardam remanejamento, deverão confirmar matrícula, das 9 às 16 horas, nos respectivos campi. Os alunos ingressantes em cursos ministrados em período noturno poderão confirmar a matrícula das 18 às 21 horas. Deixar de confirmar a matrícula leva à automática e definitiva perda da vaga e cancelamento da matrícula na opção em que estiver matriculado.

 

 

VESTIBULAR
Podcast oferece dicas sobre matrículas

 

 

 

IV Seminário de Educação Brasileira

De 20 a 22 de fevereiro, das 9 às 19h30, a Unicamp sedia o IV Seminário de Educação Brasileira, com o tema "PNE em foco: Políticas de Responsabilização, Regime de Colaboração e Sistema Nacional de Educação". Organizado pelo Cedes - Centro de Estudos Educação & Sociedade, o seminário, que acontece no Centro de Convenções e na Faculdade de Educação, objetiva reunir educadores, governos, pesquisadores nacionais e internacionais, estudantes e entidades da sociedade civil que atuam e militam na área da Educação, nas esferas pública e privada, formal e não formal e que formulam, implementam e/ou avaliam políticas, projetos e práticas educacionais. A programação e outras informações sobre o evento podem ser acessadas na página do Cedes, ou ainda telefone  19-3289-1598, e-mail contato4seb2013@gmail.com.

 

 

 

 

 

Reflexões cênicas contemporâneas

O II Simpósio Internacional Reflexões Cênicas Contemporâneas acontece no dia 21 de fevereiro, no Auditório do Instituto de Artes (IA). Coordenado pelo ator Renato Ferracini (Lume), o evento contará com a participação de pesquisadores das artes do corpo e da cenas com demonstrações técnicas e debates. As Inscrições podem ser feitas minutos antes do início das atividades. A simpósio está inserido na programação do Terra Lume e as apresentações também poderão ser acompanhadas online no link . Mais detalhes pelo e-mail lume@lumeteatro.com.br

 

 

 

 

VI Feira Cultural "Artes em cena - Fecamta 50 anos"

A VI Feira Cultural "Artes em cena - Fecamta 50 anos" acontece no dia 23 de fevereiro, às 14 horas, no CIS Guanabara (Rua Mário Siqueira, 829). Terá como eixo a celebração dos 50 anos da Federação Campineira de Teatro Associativo Fecamta) e tem na programação peças teatrais e esquetes de vários grupos (Grupo Teatral Stramc, Cia teatral Maktub e Grupo Teatral Ecalada, entre outros). Estão previstas ainda as apresentações de capoeira "Mestre Simplicio", oficinas de artesanato, mostra de artistas plásticos e a tradicional banca de troca de livros, entre outros. Informações: 19-3233-7801 ou e-mail odair.marques@reitoria.unicamp.br.

 

 

 

 

TED 2013 terá transmissão na Unicamp

A conferência "TED 2013: The Young. The Wise. The Undiscovered"  terá as sessões do dia 27 de fevereiro transmitidas ao vivo, a partir das 14 horas, no auditório I da AFPU.  O evento acontecerá entre 25 de fevereiro e 1º de março na California, com mais de mil participantes, e os debates pretendem incluir ciência, negócios, artes e temas globais da atualidade. Confira a programação completa da conferência no site do evento. Para mais informações sobre a transmissão na Unicamp entre em contato pelo telefone 3521- 7923 ou e-mail  beth@nics.unicamp.br

 

 

 

Otorrino seleciona voluntários para pesquisa sobre otite

A disciplina de Otorrinolaringologia da Faculdade de Ciências de Médicas (FCM) da Unicamp, sob a coordenação do professor Agrício Crespo, realiza pesquisa multicêntrica sobre medicação em gotas para o tratamento da otite externa. O estudo abrangerá pacientes com idades que variam de 1 a 70 anos e será conduzido pelos médicos Guilherme M. de Carvalho, Alexandre C. Guimarães e Fernando F. Laffitte.

O encaminhamento para o ambulatório de otorrinolaringologia da FCM da Unicamp de pacientes com suspeita de otite externa para participar da pesquisa pode ser via ambulatório ou Pronto Socorro. As explicações, orientações, seguimento e medicações aos pacientes serão avaliadas e conduzidas pela equipe médica responsável. Informações pelo telefone (11) 97534-2634 ou guimachadocarvalho@gmail.com

 

 

 

 

 

Espetáculos do Terra Lume

O olhar estrangeiro em terra alheia e um mergulho nas histórias do poeta simbolista mineiro Alphonsus de Guimaraens (1870-1921) são temas de dois espetáculos que, embora em processo de criação, poderão ser compartilhados com o público na programação do Terra LUME, na sede do LUME Teatro, em Campinas.

Nos dias 22 e 23 (sexta-feira e sábado) próximos, será apresentado Púpik (umbigo, em hebraico) – uma parceria inédita de Naomi Silman, do LUME Teatro, com a atriz israelense, radicada na Inglaterra, Yael Karavan.

Na segunda (25), o primeiro solo da atriz Raquel Scotti Hirson, Alphonsus, que tira do baú da memória, lembranças do seu bisavô ilustre, Alphonsus de Guimaraens.

Serviço

TERRA LUME 2013

22 e 23/02 (sexta e sábado)
21h – Púpik. Com Naomi Silman (LUME) e Yael Karavan (Israel/Inglaterra)

25/02 (segunda)
21h – Alphonsus. Com Raquel Scotti Hirson.

26/02 (terça)
19h – Exibição do documentário Hotxuás, de Letícia Sabatella e Gringo Cardia, com participação especial de Ricardo Puccetti (LUME).

Programação com entrada franca.

Distribuição de senhas 1 hora antes de cada espetáculo. Capacidade: 70 lugares.

Local: LUME Teatro (Rua Carlos Diniz Leitão, 150. Vila Santa Isabel, Distrito de Barão Geraldo. Campinas – SP).

Telefones: (19) 3289-9869// (19) 3289-3135

Dia 27/02 (quarta-feira)

Festa Terra LUME 2013 na Casa São Jorge Bar (Av. Santa Isabel, 655. Barão Geraldo). 

Exibições de vídeos do LUME e show de Ieda Cruz & Dj Digão.

Entrada: R$5,00 (até as 21h) e R$7,00, após

facebook: terra lume // terralume2013.blogspot.com.br//  www.lumeteatro.com.br

 

 

 

 

26.2.2013 - Início das aulas em 2013 Calendários da graduação e da pós-graduação podem ser consultados na página da Diretoria Acadêmica (DAC)

O início do ano letivo em 2013 na Unicamp será no dia 26 de fevereiro, terça-feira. Confira calendários completos da Diretoria Acadêmica (DAC) para a graduação e da pós-graduação. Veja  também a página da Comissão Permanente para os Vestibulares (Comvest) e datas do vestibular 2013 (haverá até 11  chamadas para matrículas, conforme  calendário).

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Imagens da Poesia Erótica de Hilda Hilst

A artista Paula Cabral expõe na Galeria de Arte da Unicamp a partir do dia 20 de fevereiro. Com o título Imagens da Poesia Erótica de Hilda Hilst, a mostra composta de 30 imagens resulta da pesquisa de mestrado desenvolvida na Faculdade de Educação da Universidade, com orientação de Joaquim Brasil Fontes. A exposição reúne construções poético-fotográficas, desenvolvidas a partir da leitura, da fragmentação e da interpretação do livro Do Desejo, da escritora e poeta Hilda Hilst. De acordo com a artista, a produção, autoral, dialoga diretamente com fragmentos da poesia "hilstiana" e com as ideias e as construções sobre o desejo apresentadas pela escritora em seu livro.


Serviço
Exposição "Imagens da Poesia Erótica de Hilda Hilst"
De 20 a 28 de fevereiro
Defesa da dissertação: 25 de fevereiro, às 10 horas
Local: Galeria de Artes da Unicamp

 

 

 

 

 

 

VII Encontro de  alunos PAD/PED

A Pró-Reitoria de Graduação (PRG), a Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PRPG) e o Espaço de Apoio ao Ensino e Aprendizagem (EA)² realizam o VII Encontro de alunos do Programa de Apoio Didático e do Programa de Estágio Docente (PAD/PED),  dia 25 de fevereiro, das 13h30 às 17 horas, no Centro de Convenções da Unicamp. O objetivo é preparar os alunos de graduação e de  pós-graduação para o exercício de atividades no primeiro semestre de 2013. Para os alunos de Limeira e de Piracicaba haverá transporte. Os estudantes que confirmaram a necessidade de utilizar o transporte deverão apresentar o RG para o embarque. O controle de frequência será registrado por meio do cartão de Identidade Estudantil. Programação e outras informações no site http://www.ea2.unicamp.br ou e-mail ea2@reitoria.unicamp.br

 

 

 

 

 

 

 

---------------------------------------------------------------------------------------

 

Atendimento à Imprensa - ASCOM-Unicamp

---------------------------------------------------------------------------------------

Ronei Thezolin

- Jornalista / Assessor de Imprensa - Unicamp

(19) 3521 5111 / 5142 / 5145 / 5135

Facebook: Ronei Thezolin

Twitter: twitter.com/roneithezolin

Skype: thezolin.ronei

ronei@reitoria.unicamp.br

 

---------------------------------------------------------------------------------------

Patrícia Lauretti

- Jornalista / Assessor de Imprensa - Unicamp

(19) 3521-5142 / 5135/ 5145 / 5111

patricia.lauretti@reitoria.unicamp.br

---------------------------------------------------------------------------------------

Gabriela Villen

- Jornalista / Assessor de Imprensa - Unicamp

19-3521 5145 / 5142 / 5135 / 5111

gabriela.villen@reitoria.unicamp.br

 

---------------------------------------------------------------------------------------

Jornal da Unicamp: www.unicamp.br/ju

Siga o Jornal da Unicamp no Twitter: twitter.com/jornaldaunicamp

Agenda de Eventos: twitter.com/AgendaUnicamp

Portal da Unicamp: www.unicamp.br

Vestibular: www.comvest.unicamp.br

Editora da Unicamp: www.editora.unicamp.br

Biblioteca Digital: www.unicamp.br/bc

 

Unicamp - Universidade Estadual de Campinas

Assessoria de Comunicação e Imprensa (Ascom)

Cidade Universitária "Zeferino Vaz"

Barão Geraldo

Campinas - SP

CEP 13083-970

---------------------------------------------------------------------------------------

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares