Olhar de repórter, percepção de poeta
Jornalista Maurício Simionato estreia na poesia com Impermanência
O jornalista e poeta Maurício Simionato lança o livro Impermanência no próximo sábado, 21/7, das 16h às 22h, na fotogaleria Photografie. Na obra, publicada com apoio do Fundo de Investimentos Culturais de Campinas (Ficc), o autor destila poesia tanto das observações cotidianas sobre a rua onde mora quanto das incursões que fez por diversas partes do Brasil, principalmente na Amazônia, onde realizou reportagens como correspondente da Folha de S.Paulo por três anos.
Longe da objetividade que norteia o jornalismo, o autor abre espaço para a subjetividade dos versos. O resultado são poemas concretos, haicais e poesia lírica. O livro, selecionado em concurso público em abril de 2011, é uma coletânea de poesias escritas pelo autor nos últimos anos. Como contrapartida ao Ficc, Maurício doou 50 exemplares para o projeto "Leitura, a melhor viagem", da Emdec, que consiste na disponibilização de livros nos terminais rodoviários de Campinas.
Impermanência, da editora 3S, é o primeiro livro Maurício Simionato, leitor ocasional e apreciador incorrigível de música. Na obra, o autor flerta com o jogo de palavras e os sons e perpassa o político e o filosófico, mas não perde a essência mesma da poesia, que é a sensibilidade. Entre alguns poetas que influenciaram sua obra estão João Cabral de Melo Neto, Manuel Bandeira, Cecília Meireles (a quem dedica um dos poemas), Allen Ginsberg e Paulo Leminski.
O autor
Paulista de Assis, Maurício Simionato tem 39 anos, e há 19 atua como jornalista. Passou por redações de veículos como Folha de S. Paulo (por 12 anos), O Estado de S. Paulo e O Globo. Atualmente, é editor-adjunto do Jornal Destak Campinas e colaborador na região do site UOL de Notícias. Passou também pelos jornais Diário do Povo (1996) e participou da fundação do jornal Todo Dia (1997).
AGENDE-SE
O quê – Festa de Lançamento do livro Impermanência
Quando – Sábado, 21 de julho, às 16h
Onde – Fotogaleria Photografie (Av. Orosimbo Maia, 1268, Cambuí )
Quanto – Entrada franca
Mais informações, entrevistas, imagens em alta com Paula Ribeiro - (19) 9634-4429
Nenhum comentário:
Postar um comentário